02/06/2010
Maria da conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Valorizar os rituais indígenas.
Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena.
Confeccionar máscaras.
Desenvolver a sensibilidade artística.
Cultura indígena.
Atividade 1: Desenho de uma Máscara Indígena
A professora iniciará o tema, realizando um levantamento prévio com o grupo sobre o que sabem da arte indígena, levantando questões como:
Após a conversa, o professor deverá solicitar ao grupo um desenho de uma máscara indígena. As crianças irão imaginar a máscara e depois deverão desenar em papel tipo ofício, e colorir com lápis cera, de cor ou hidrocor. A professora deverá organizar uma exposição com os desenhos para que todos possam apreciar.
Atividade 2:Visita ao Museu
A professora deverá inicialmente se informar se o museu de sua cidade tem no acervo material sobre a cultura indígena,em especial, máscaras. Em seguida combinar com o grupo data e hora da visita. Orientar o grupo quanto: A postura nesse ambiene; o que devem observar em relação as máscaras: Cores, Formatos, Tamanhos ,Texturas, materiais utilizados na confecção das mesmas; levar uma caderneta e um lápis para registrarem suas observações.
A professora deverá enviar bilhete aos pais, com informações sobre: data, hora, local, tipo de transporte, solicitando autorização para a participação do aluno a visita ao museu .
Lembre-se de providernciar o crachá como nome dos alunos, levar água,copos descartáveis, saco de lixo, papel higiênico etc.
Atividade 3:CONFECÇÃO de MÁSCARA INDÍGENA
A professora deverá combinar e definir com o grupo o tipo de máscara que cada criança confeccionara, em seguida levantar e listar o material que necessitarão para produção das máscaras.
Dividir a turma em grupo de acordo com o tipo de máscara de cada um, distribuir o material orientando para o uso da cola , o desperdício de material. Durante todo o processo a professora deverá circular entre os grupos orientado-os, dando sugestões. Após o término da produção a professora deverá fazer uma avaliação do processo, na roda com a turma, para que cada aluno de posse de sua máscara possa falar da sua produção e fazer as sequintes questões:
Qual o significado de sua máscara? Qual a dificuldade que você encontrou na confecção da máscara?
Atividade 4: MÁSCARA FACIAL
A professora deverá conversar com as crianças sobre a pintura do corpo que os indigenas costumam fazer em diferentes situações. Em seguida, propõe a mascara facial, em dupla as crianças deverão combinar com o colega o que gostaria de pintar em seu rosto.Depois eles trocam de papéis, ou seja, quem pintou o colega irá ser pintando depois. Para essa atividade as crianças poderão usar anilina, maizena, goma, talco, maquiagem infantil, pintura de rosto.
A professora deverá fotografar os rostos e organizar um paínel com as fotos de cada dupla.
Para finalizar a proferssora organizará com as crianças uma exposição das máscaras confecionadas.
Livro:
Arte Indígena - Linguagem Visual .Berta Gleizer Ribeiro, Villa Rica
Site:
IDETI - Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas -http://www.ideti.org.br/
Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/
Fundação Nacional do Índio:http://www.funai.gov.br/
Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena.
]Confeccionar máscaras.
Desenvolver a sensibilidade artística.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/09/2012
Três estrelase muito bom mesmo
03/05/2012
Quatro estrelasSugiro que seja utilizado também as tintas índigenas com os alunos, para que aprendam a manipulá-las, além de serem tintas naturais, o jenipapo é rico em ferro... O urucum pode ser passado no rosto, sai com água; A tinta de jenipapo é feita com ele verde: ralar, tirar o sumo (sem colocar água), deixar um pouco de repouso para oxidar, a tinta fica azulada. Depois use-o.
08/06/2011
Cinco estrelasadorei as sugestão de aulas. PARABENS