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ARTE INDÍGENA

 

02/06/2010

Autor y Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Valorizar os rituais indígenas.

Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena.

Confeccionar máscaras.

Desenvolver a sensibilidade artística.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cultura indígena.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1: Desenho de uma Máscara Indígena  

 A professora iniciará o tema, realizando um levantamento prévio com o grupo sobre o que sabem da arte indígena, levantando questões como:

  • Vocês conhecem algum ritual do povo indígena no qual eles açam uso de máscara?
  •  Por que os indíos as usam ?
  •  De que são feitas (material) ?

Após a conversa, o professor deverá solicitar ao grupo um desenho de uma máscara indígena. As crianças irão imaginar a máscara e depois deverão desenar em papel tipo ofício, e colorir com lápis cera, de cor ou hidrocor. A professora deverá organizar uma exposição com os desenhos para que todos possam apreciar.

Atividade 2:Visita ao Museu 

A professora deverá inicialmente se informar se o  museu de sua cidade  tem no acervo material sobre a cultura indígena,em  especial,  máscaras. Em seguida combinar com o grupo data e hora da visita. Orientar o grupo  quanto: A postura nesse ambiene; o que devem observar em relação as máscaras: Cores, Formatos, Tamanhos ,Texturas, materiais utilizados na confecção das mesmas; levar uma  caderneta e um lápis  para registrarem  suas observações.                           

A professora deverá enviar bilhete aos pais, com informações sobre: data, hora, local, tipo de transporte, solicitando autorização para a participação do aluno a visita ao museu .

Lembre-se de providernciar o crachá como nome dos alunos, levar água,copos descartáveis, saco de lixo, papel higiênico etc.

Atividade 3:CONFECÇÃO de MÁSCARA  INDÍGENA  

A professora deverá combinar e definir com o grupo o tipo de máscara que cada criança confeccionara, em seguida levantar e  listar o material que necessitarão para produção das máscaras.

 Dividir a turma em grupo de acordo com o tipo de máscara de cada um, distribuir o material orientando para o uso da cola , o desperdício de material. Durante todo o processo a professora deverá circular entre os grupos orientado-os, dando sugestões.  Após  o término da produção a professora deverá fazer uma avaliação do processo, na  roda com a turma, para que cada aluno de posse de sua máscara  possa falar da sua produção e fazer as sequintes questões:

Qual o significado de sua máscara? Qual a dificuldade que você encontrou na confecção da máscara?

Atividade 4: MÁSCARA  FACIAL  

A professora deverá conversar com as crianças sobre a pintura do corpo que os indigenas costumam fazer em diferentes situações. Em seguida, propõe a mascara facial, em dupla as crianças deverão combinar com o colega o que gostaria de pintar em seu rosto.Depois eles trocam de papéis, ou seja, quem pintou o colega irá ser pintando depois. Para essa atividade as crianças poderão usar anilina, maizena, goma, talco, maquiagem infantil,  pintura de rosto.

A professora deverá fotografar os rostos e organizar um paínel com as fotos de cada dupla.

Para finalizar a proferssora organizará com as crianças uma exposição das máscaras confecionadas.

Recursos Complementares

Livro:

Arte Indígena - Linguagem Visual .Berta Gleizer Ribeiro, Villa Rica

Site:

IDETI - Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas -http://www.ideti.org.br/ 

 Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/ 

Fundação Nacional do Índio:http://www.funai.gov.br/ 

Avaliação

Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena.

]Confeccionar máscaras.

Desenvolver a sensibilidade artística.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • isabela, Portugal - dijo:
    carlos-rosa@hotmail.com.br

    17/09/2012

    Três estrelas

    e muito bom mesmo


  • Célida Maria, Associação Cultural fabula , Maranhão - dijo:
    cbraga31@gmail.com

    03/05/2012

    Quatro estrelas

    Sugiro que seja utilizado também as tintas índigenas com os alunos, para que aprendam a manipulá-las, além de serem tintas naturais, o jenipapo é rico em ferro... O urucum pode ser passado no rosto, sai com água; A tinta de jenipapo é feita com ele verde: ralar, tirar o sumo (sem colocar água), deixar um pouco de repouso para oxidar, a tinta fica azulada. Depois use-o.


  • wilsara, ESTAGIO DO POLO UEG , Goiás - dijo:
    wilsaraalves@hotmail.com

    08/06/2011

    Cinco estrelas

    adorei as sugestão de aulas. PARABENS


Sem classificação.
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