Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O curriculum vitae também é um texto.

 

18/05/2010

Autor y Coautor(es)
Érika Kelmer Mathias
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer e identificar os principais elementos constituintes do gênero curriculum vitae; perceber a função textual dos elementos identificados; perceber a função social do gênero; produzir no gênero estudado.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A) Iniciar a aula dividindo a turma em 4 grupos.

B) Em seguida, pedir a eles que escolham dois representantes de cada grupo: um será o empregador e o outro, uma pessoa que procura emprego.

C) Peça aos alunos que imaginem, para os empregados, diferentes áreas de procura: um tem experiência em comércio, o outro é pedreiro, o terceiro é advogado e o quarto é empregada doméstica.

D) Solicite aos alunos que criem um pequeno diálogo entre empregador e empregado para uma breve encenação em sala de aula.

E) Levante hipóteses: que possíveis perguntas poderão aparecer, por parte do empregador, durante esse diálogo? (*Professor, aqui você poderá chamar a atenção dos alunos para qestões voltadas para a experiência profissional, formação, cursos já feitos, estudos etc.

F) Dê um tempo para que os alunos realizem essa tarefa e, após a discussão em grupos, pedir que encenem a situação para a turma.

G) Após a encenação, questionar:

- Quando estamos à procura de emprego, o que costumamos deixar nos lugares onde há vagas disponíveis?

- O que informamos em um curriculum vitae?

- Como é a estrutura desse texto? Como ele se organiza?

Atividade 2   

A) Dirigir-se com os alunos até a sala de Informática.

B) Pedir aos alunos que acessem o seguinte SITE na Internet:

http://www.catho.com.br/ (Acesso em 08/05/2010).

C) Solicitar aos alunos que observem a página inicial do SITE e que, em seguida, respondam, a que se destina o SITE http://www.catho.com.br/

D) Logo após, pedir que, observem a seção “currículos”. Pergunte: como são divididos os currículos? Que tipos de currículos temos nessa seção?   

E) Depois disso, pedir que os alunos cliquem em “currículos de estagiários”. Observar. O que abre ao clicarmos nesse espaço?   

F) Solicitar aos alunos que escolham uma área e que cliquem para verificar os currículos disponíveis. Pedir a alguns alunos para ler o currículo que abriram.   

G) Discutir oralmente:

- Que informações estão contidas nesses currículos?

- Qual a diferença entre esses currículos e os currículos tradicionais?

- Qual seria a função do site http://www.catho.com.br/

- O que é necessário para ter o currículo exposto nesse site?

- Essa forma de exposição do currículo é ágil? Por quê?

- Quem pode visualizar o currículo das pessoas cadastradas no site?

- Que tipos de currículos são cadastrados no site http://www.catho.com.br/

Atividade 3   

A) Na sala de Informática, pedir aos alunos que acessem o site

http://lattes.cnpq.br/ (acesso em 08/05/2010).    

B) Pedir aos alunos que cliquem em “buscar currículos”. Nessa seção, procurar o currículo de algum professor de sua escola (Professor: é importante que, antes de realizar essa atividade, você já saiba de algum docente da escola que tenha seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes para facilitar o trabalho com os alunos.).   

C) Questionar: ao buscar o currículo de um determinado professor, o que encontramos? Que informações estão contidas no currículo Lattes? Com que finalidade as pessoas elaboram um currículo Lattes? A que público ou área se destina os cadastros na Plataforma Lattes? O que há de diferente entre o currículo Lattes e o currículo Tradicional? No que diz respeito aos objetivos, em que aspectos se diferenciam o site http://lattes.cnpq.br/ e o site http://www.catho.com.br/  ? 

Atividade 4   

A) Entregar aos alunos uma cópia dos exercícios abaixo:

1)     Elabore uma definição para “curriculum vitae”.

2)    Qual seria a finalidade comunicativa desse gênero?

3)    Quais seriam os elementos constituintes do curriculum vitae?

4)    Com base na análise dos currículos trabalhados nas atividades anteriores, podemos afirmar que diferentes áreas requerem diferentes tipos de currículo? Dê exemplos. Qual seria a importância desse gênero textual na sociedade?

B) Dar um tempo para que os alunos realizem as atividades e, em seguida, corrigi-las.   

C) Após a correção dos exercícios, entregar aos alunos uma cópia do texto abaixo:

O que é "Curriculum Vitae"?

"Curriculum Vitae" é um documento escrito no qual constam os principais dados pessoais de um indivíduo, o resumo de sua vida escolar e sua experiência profissional. Essa expressão vem do latim e significa, literalmente, “resumo da vida”. Esse documento, que descreve o resumo da vida de um indivíduo, também pode ser chamado de currículo ou simplesmente indicado pelas suas iniciais CV.

http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?pagina=1&idarea=39&idmodelo=6909  

(Acesso em 08/05/2010).

Recursos Complementares

- Recomendamos a visualização do vídeo disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=glofSn7xLDw  

(Acesso em 17/05/2010).

Avaliação

A) Pedir aos alunos que se organizem em cinco grupos.

B) Em seguida, sugerir uma série de profissões e pedir que esses alunos escolham uma dentre as que foram apresentadas.

C) Logo após a escolha, pedir aos alunos para elaborar um curriculum para um emprego.

D) Depois dessa elaboração, sigerir que os alunos apresentem o curriculum elaborado para os demais alunos.

* PROFESSOR, após essa atividade, você poderá interferir chamando a atenção sobre as características do gênero curriculum, retomando o que foi estudado nas etapas anteriores e verificando se os alunos alcançaram o objetivo proposto pela aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Claudia Campos, EMEF Bibiano de Almeida , Rio Grande do Sul - dijo:
    profeclaudia@terra.com.br

    06/04/2015

    Cinco estrelas

    Gosto muito de coisas "aplicáveis", fáceis de serem colocadas em prática e que atingem o objetivo a que se propõem. Esta aula é assim.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.