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Polímeros Naturais e Sintéticos

 

31/01/2011

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar polímeros;
  • Identificar as principais características dos polímeros;
  • Conceituar monômeros;
  • Identificar as principais aplicações dos polímeros;
  • Produzir um polímero através de um experimento.
Duração das atividades
Três aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Funções orgânicas;
  • Reações orgânicas.
Estratégias e recursos da aula

Professor, leve para a sala de aula aproximadamente dez fraldas descartáveis e as informações presentes na embalagem. Providencie também os materiais necessários para a execução dos experimentos propostos no desenvolvimento da aula. O poliacrilato de sódio pode ser encontrado em floriculturas, é mais conhecido como cristal d’água. Além disso, leve para a sala de aula materiais para a confecção de cartazes.

Aula 1:

Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, inicie a aula mostrando para os alunos a fralda descartável. Informe que a fralda descartável será o objeto de estudo da aula. Entregue as fraldas para os alunos, e peça para que eles observem e descrevam como ocorre a absorção de líquidos na fralda descartável, para isso eles poderão derramar água sobre as fraldas. Selecione três ou quatro alunos para falarem as suas observações aos demais.
Professor, o objetivo é fazer com que os alunos percebam as características de absorção de líquidos das fraldas descartáveis.
Em seguida pegue uma das fraldas descartáveis, desfaça essa fralda para que os alunos identifiquem cada uma das suas partes. Cada grupo deverá desfazer a sua fralda e descrever cada uma das suas partes.  Peça  para que os alunos identifiquem a parte da fralda responsável pela absorção de líquidos, no caso o Poliacrilato de sódio (flocgel): polímero sintético, super absorvente, utilizado na forma de pequenos cristais. Explique para os alunos que existem outros polímeros na fralda descartável e que serão identificados posteriormente.

Informe aos alunos que eles farão um experimento para identificar o poder de absorção do poliacrilato de sódio. Para isso, entregue para cada um dos grupos materiais descritos abaixo:

Obs.: caso o professor não tenha o material suficiente para todos os grupos, poderá realizar o experimento como demonstração.
 

Figura 1 – Reação do poliacrilato de sódio com a água

Fonte: http://www.cientificosaficionados.com/experimentos/NIEVE1.JPG

http://www.cientificosaficionados.com/experimentos/nieve%20artificial.htm. Acessados em 05 de maio de 2010 

Materiais:

  • Poliacrilato de sódio;
  • Poliacrilato de sódio retirado da fralda;
  • Água;Uma espátula ou colher;
  • Dois béqueres de 1 litro ou qualquer recipiente transparente.

 

Procedimentos:

Pegue o poliacrilato de sódio que foi retirado da fralda e coloque no béquer, adicione um pouco de água e observe.

Em seguida peque outro béquer adicione aproximadamente uma colher de sopa de poliacrilato de sódio. Após isso, adicione água, aproximadamente duas vezes o volume de poliacrilato de sódio. Vire o recipiente sobre a mesa e observe o que acontece.

Faça o experimento mais algumas vezes, agora com a ajuda dos alunos.

Obs.: evite o contato direto com o poliacrilato de sódio, pois ele é um produto químico.

Informe aos alunos que eles terão que observar o experimento, peça para que eles observem com muita atenção e façam anotações se necessário.

Após o experimento os alunos deverão responder as questões a seguir, utilizando as observações e anotações feitas ao longo do experimento.

1 – O que aconteceu com a água nos dois casos?

2 – Explique por que o poliacrilato presente na fralda absorveu uma menor quantidade de água.

Essas questões servirão para sistematizar as idéias do experimento.

Após essa atividade, pergunte aos alunos qual a função do poliacrilato de sódio nas fraldas descartáveis? Os alunos responderão que o poliacrilato de sódio possui a função de absorver líquidos. Entregue novamente a fralda e as informações presentes no rótulo das embalagens para os grupos. Peça para que identifiquem os outros polímeros que se encontram nas fraldas. Caso os alunos tenham dificuldades nessa atividade, mostre para eles a figura abaixo, essa figura poderá ser projetada na própria sala de aula com o auxílio de um data show.

Figura 2 – Descrição dos polímeros existentes nas fraldas descartáveis

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/img/plano-de-aula/ensino-medio/2007_plano09.jpg. Acessado em 05 de maio de 2010 

Autor: Ilustração Pingado

Em seguida, explique aos alunos que na fralda descartável encontramos vários exemplos de polímeros. Após isso, leve os alunos para o laboratório de informática, mantenha os alunos nos mesmos grupos.

Caso não possua um laboratório de informática a sua disposição, leve os alunos para a biblioteca da escola. Conduza a pesquisa de acordo com a Aula 02.

Aula 2:

No laboratório de informática, peça para que os alunos pesquisem na internet pelo termo polímero, essa pesquisa deverá ser feita em grupo, cada grupo deverá fazer anotações. Para direcionar os alunos indique os sites abaixo:

Professor, se necessário indique outros sites de sua preferência. Essa pesquisa será para que os alunos tenham o primeiro contato com o significado do termo polímero e com algumas características encontradas nos polímeros.

Com essa pesquisa os alunos deverão responder as seguintes perguntas:

1 – O que significa o termo polímero?

2 – O que são polímeros naturais e polímeros sintéticos? Cite exemplos.

3 – Quais os polímeros encontrados na fralda descartável?

4 – Cite exemplos de polímeros que são usados em produtos que podem ser encontrados na sua casa.

As respostas deverão ser recolhidas pelo professor para compor a avaliação. Após a pesquisa, peça para que um dos grupos explique o que são polímeros. Se necessário, complemente as informações do grupo explicando que Polímeros é uma palavra originária do grego que significa: poli (muitos) e meros (partes). São macromoléculas formadas por moléculas pequenas (monômeros) que se ligam por meio de uma reação denominada polimerização.  

Utilize a pesquisa dos alunos para explicar o conteúdo sobre polímeros.

Após a explicação, peça para que os alunos abram a figura a seguir:

Figura 3 – Simbologia utilizada para a identificação de embalagens poliméricas, Norma NBR 13.230 ABNT

Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/qn/v28n1/23041f2.gif. Acessado em 05 de maio de 2010 

Informe aos alunos que essa figura indica o símbolo referente ao polímero que compõe a embalagem, ou produto. Ele também indica que esse material pode ser reciclado. Pergunte para a turma se eles conhecem algum dos polímeros indicados na figura. É provável que os alunos indiquem PET e o PVC, pois deverão fazer referência à garrafa PET a ao cano PVC, produtos que são facilmente encontrados nas residências.

Em seguida, forneça números aos grupos, de modo que cada grupo deverá pesquisar sobre um dos polímeros apresentados na figura. Caso o número de grupos seja maior do que sete, dois grupos poderão pesquisar o mesmo assunto. Para direcionar os alunos eles poderão pesquisar nos seguintes sites:

http://cetea.ital.org.br/cetea/informativo/v9n4/v9n4_artigo4.pdf

http://www.gorni.eng.br/pet.html

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/relato/peadx.pdf

Lembrando que se estiver na biblioteca, os alunos poderão continuar pesquisando nos livros.

Nessa pesquisa os alunos deverão indicar as características, as formas de obtenção e os processos de reciclagem do polímero em questão. Recolha a pesquisa para compor a avaliação. Como uma forma de integrar as pesquisas, cada grupo deverá criar uma forma de apresentar as informações colhidas para os demais alunos. Proponha algumas formas de apresentação: cartazes, desenhos, apresentação oral e outras. 

Aula 3:

Informe aos alunos que agora que eles conhecem um pouco mais sobre os polímeros, eles produzirão um polímero utilizando o leite. Para isso, leve os alunos para o laboratório de Química. Providencie o material necessário para o experimento em quantidade suficiente para cada grupo.

Materiais:

  • Panela;
  • Fogão;
  • Proveta ou copo de medida;
  • Filtro;
  • Funil;
  • Leite;
  • Vinagre (ácido acético).

O roteiro experimental está disponível no recurso abaixo:

Produção de um plástico

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21067

 

 

 

Professor, para a execução deste experimento, mantenha a turma nos mesmos grupos das duas primeiras aulas. No laboratório de Química fale sobre as normas de segurança e como os alunos devem de portar no laboratório.Professor, você poderá trabalhar em conjunto com o professor de Biologia da sua escola, integrando os conceitos sobre polímeros e a importância para os seres vivos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Produção de um plástico Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das três aulas. Avalie as atividades feitas por eles e que foram entregues para o professor.

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