Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os gêneros carta, e-mail e torpedo na comunicação diária.

 

09/06/2010

Autor y Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Cristina Weitzel

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os referidos gêneros - suas características e particularidades.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1   

A) Inicie a aula com breve bate-papo com os alunos. Proponha as seguintes questões:   

  • Vamos supor que seu melhor amigo teve que mudar de cidade. Mas vocês irão manter contato. Além da conversa telefônica, de que outro modo vocês poderão se comunicar? (Espera-se que os alunos respondam: por meio de cartas, ou e-mail ou mensagem de celular – torpedo).
  •  Vocês têm o costume de escrever cartas? E e-mail? Costumam enviar torpedos, ou seja, mensagens de celular?
  • Qual desses meios de comunicação você usa com mais frequência? Por quê?
  • Na sua opinião, há alguma diferença entre carta e e-mail? Qual?
  • E o torpedo? Ele é diferente destes dois outros meios de comunicação? Por quê?
  • Em sua opinião, qual é meio de comunicação mais rápido: carta, e-mail ou torpedo?

B) Discuta essas questões, oralmente, ouvindo o que todos os alunos têm a falar sobre o assunto.

Etapa 2   

A) Inicie a aula entregando aos alunos uma cópia das imagens abaixo.   

IMAGEM 1 - Torpedo de celular

http://rmtonline.globo.com/banco_imagens_novo/noticias/%7B4DE92AB5-B374-4C6D-BBD3-A24AD1983F39%7D_Enem_cancelado_celular_600.jpg  

Acesso em 11/05/2010.

IMAGEM 2: "Carta de um amigo".

http://www.saude.saojoaodelrei.mg.gov.br/?Pagina=h  

(Acesso em 12/05/2010).

IMAGEM 3: "Basic Email Mode"

http://www.rhytha.com/software_products/zimbra_communications.php  

(Acesso em 11/05/2010).

B) Peça aos alunos para observarem atentamente cada imagem.   

C) Entregue a eles uma cópia dos exercícios abaixo:

Exercícios

1) Após a observação das imagens 1, 2 e 3, responda:

a) A imagem 1 representa que gênero textual? E a imagem 2? E a 3?

b) Qual dessas imagens representa, na sua opinião, o meio de comunicação mais rápido? Por quê?

c) Qual dessas imagens representa, na sua opinião, o meio de comunicação mais demorado? Por quê?

2) Levante hipóteses: quais seriam as características dos gêneros apresentados:

a) na imagem 1?

b) na imagem 2?

c) na imagem 3?   

3) Qual é o suporte (tecnológico ou não) dos gêneros apresentados nas imagens:

a) 1?

b) 2?

c) 3?

4) Observe as imagens 1 e 2.

a) Quando foi enviado o torpedo apresentado na imagem 1?

b) E a carta apresentada na imagem 2? Quando ela foi escrita?   

5) Observe agora a imagem 3.

a) O que seria “caixa de entrada”?

b) Como sabemos que há um novo e-mail para nós?

c) Que elementos do gênero e-mail são identificados já na caixa de entrada?   

6) Na sua opinião, esses gêneros são formais ou informais? Justifique.

7) Observe: estamos trabalhando com uma carta pessoal. No caso de uma carta à gerência de um banco, por exemplo, como seria a linguagem? Poderia ser informal como no caso da carta pessoal?   

8) Qual (ou quais) dos gêneros apresentados nas imagens anteriores pode ser classificado como gêneros instantâneos, ou seja, qual (ou quais) desses gêneros é recebido logo que enviado?

9) Esses gêneros necessitam da presença do interlocutor no momento em que são produzidos? Por quê?   

10) Observe a imagem 2. Quais são os elementos essenciais de uma carta?   

11) Ainda sobre a imagem 2, responda:

a) Quem é o remetente desta carta?

b) A quem ela se destina?

c) De onde ela foi escrita?

d) Qual é a sua finalidade?

e) Que frase revela a saudação inicial da carta?

f) Que frase revela a despedida?

D) Dê um tempo para que os alunos realizem as atividades.

Etapa 3   

A) Inicie a aula com a correção dos exercícios da etapa anterior.   

B) Discuta cada questão com atenção, como em um debate, ouvindo o que cada aluno tem a dizer.   

C) Em seguida, após a correção, peça aos alunos que levantem algumas hipóteses:

- Como podemos definir o gênero carta pessoal?

- Como podemos definir o gênero e-mail?

- Como podemos definir o gênero torpedo?

- Quais seriam as características estruturais e linguísticas de cada um?

D) Anote as sugestões dos alunos no quadro.

Etapa 4   

A) Após a discussão realizada na etapa anterior, elabore, agora formalmente, uma definição para os gêneros em questão.   

B) Sugerimos:

- a leitura dos textos disponíveis nas seguintes páginas:

- CARTA: http://www.brasilescola.com/redacao/carta-pessoal.htm (Acesso em 12/05/2010).

- E-MAIL: http://www.artigosbrasil.net/art/varios/1873/email-definicao.html%22 (Acesso em 14/05/2010)

- TORPEDO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torpedo_sms (Acesso em 14/05/2010)  

Recursos Complementares
Avaliação

A) Para avaliação dessa aula, sugerimos que os alunos se dividam em 3 grupos: o grupo 1 ficará responsável por produzir uma carta; o grupo 2, um e-mail e o grupo 3, um torpedo. Cada grupo irá receber das mãos do professor qual o gênero escolhido para eles, de tal modo que nenhum outro aluno saiba qual o gênero dos outros grupos.

B) Cada grupo deverá escolher um assunto conhecido por todos os outros alunos da turma. Em seguida, elaborar um texto enquadrado no gênero escolhido para o grupo.

C) Após a elaboração escrita dos gêneros em questão, a ser realizada em sala de aula, os alunos deverão apresentá-los, como em uma encenação, para alunos de uma outra turma.

D) Os alunos da turma escolhida deverão descobrir qual o gênero em questão.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.