09/06/2010
Cristina Weitzel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Identificar os referidos gêneros - suas características e particularidades.
Habilidades básicas de leitura e escrita
Etapa 1
A) Inicie a aula com breve bate-papo com os alunos. Proponha as seguintes questões:
B) Discuta essas questões, oralmente, ouvindo o que todos os alunos têm a falar sobre o assunto.
Etapa 2
A) Inicie a aula entregando aos alunos uma cópia das imagens abaixo.
IMAGEM 1 - Torpedo de celular
Acesso em 11/05/2010.
IMAGEM 2: "Carta de um amigo".
http://www.saude.saojoaodelrei.mg.gov.br/?Pagina=h
(Acesso em 12/05/2010).
IMAGEM 3: "Basic Email Mode"
http://www.rhytha.com/software_products/zimbra_communications.php
(Acesso em 11/05/2010).
B) Peça aos alunos para observarem atentamente cada imagem.
C) Entregue a eles uma cópia dos exercícios abaixo:
Exercícios
1) Após a observação das imagens 1, 2 e 3, responda:
a) A imagem 1 representa que gênero textual? E a imagem 2? E a 3?
b) Qual dessas imagens representa, na sua opinião, o meio de comunicação mais rápido? Por quê?
c) Qual dessas imagens representa, na sua opinião, o meio de comunicação mais demorado? Por quê?
2) Levante hipóteses: quais seriam as características dos gêneros apresentados:
a) na imagem 1?
b) na imagem 2?
c) na imagem 3?
3) Qual é o suporte (tecnológico ou não) dos gêneros apresentados nas imagens:
a) 1?
b) 2?
c) 3?
4) Observe as imagens 1 e 2.
a) Quando foi enviado o torpedo apresentado na imagem 1?
b) E a carta apresentada na imagem 2? Quando ela foi escrita?
5) Observe agora a imagem 3.
a) O que seria “caixa de entrada”?
b) Como sabemos que há um novo e-mail para nós?
c) Que elementos do gênero e-mail são identificados já na caixa de entrada?
6) Na sua opinião, esses gêneros são formais ou informais? Justifique.
7) Observe: estamos trabalhando com uma carta pessoal. No caso de uma carta à gerência de um banco, por exemplo, como seria a linguagem? Poderia ser informal como no caso da carta pessoal?
8) Qual (ou quais) dos gêneros apresentados nas imagens anteriores pode ser classificado como gêneros instantâneos, ou seja, qual (ou quais) desses gêneros é recebido logo que enviado?
9) Esses gêneros necessitam da presença do interlocutor no momento em que são produzidos? Por quê?
10) Observe a imagem 2. Quais são os elementos essenciais de uma carta?
11) Ainda sobre a imagem 2, responda:
a) Quem é o remetente desta carta?
b) A quem ela se destina?
c) De onde ela foi escrita?
d) Qual é a sua finalidade?
e) Que frase revela a saudação inicial da carta?
f) Que frase revela a despedida?
D) Dê um tempo para que os alunos realizem as atividades.
Etapa 3
A) Inicie a aula com a correção dos exercícios da etapa anterior.
B) Discuta cada questão com atenção, como em um debate, ouvindo o que cada aluno tem a dizer.
C) Em seguida, após a correção, peça aos alunos que levantem algumas hipóteses:
- Como podemos definir o gênero carta pessoal?
- Como podemos definir o gênero e-mail?
- Como podemos definir o gênero torpedo?
- Quais seriam as características estruturais e linguísticas de cada um?
D) Anote as sugestões dos alunos no quadro.
Etapa 4
A) Após a discussão realizada na etapa anterior, elabore, agora formalmente, uma definição para os gêneros em questão.
B) Sugerimos:
- a leitura dos textos disponíveis nas seguintes páginas:
- CARTA: http://www.brasilescola.com/redacao/carta-pessoal.htm (Acesso em 12/05/2010).
- E-MAIL: http://www.artigosbrasil.net/art/varios/1873/email-definicao.html%22 (Acesso em 14/05/2010)
- TORPEDO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torpedo_sms (Acesso em 14/05/2010)
http://www.colegioweb.com.br/vestibular/como-fazer-uma-carta
(Acesso em 18/05/2010).
http://www.portuguesfacil.net/como-escrever-um-bom-e-mail-em-6-passos
(Acesso em 18/05/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Servi%C3%A7o_de_mensagens_curtas
(Acesso em 18/05/2010).
A) Para avaliação dessa aula, sugerimos que os alunos se dividam em 3 grupos: o grupo 1 ficará responsável por produzir uma carta; o grupo 2, um e-mail e o grupo 3, um torpedo. Cada grupo irá receber das mãos do professor qual o gênero escolhido para eles, de tal modo que nenhum outro aluno saiba qual o gênero dos outros grupos.
B) Cada grupo deverá escolher um assunto conhecido por todos os outros alunos da turma. Em seguida, elaborar um texto enquadrado no gênero escolhido para o grupo.
C) Após a elaboração escrita dos gêneros em questão, a ser realizada em sala de aula, os alunos deverão apresentá-los, como em uma encenação, para alunos de uma outra turma.
D) Os alunos da turma escolhida deverão descobrir qual o gênero em questão.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!