Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
o Conhecer a produção poética de alguns artistas que apresentam em suas obras brincadeiras e folguedos;
o Recuperar cantigas de rodas e brincadeiras, por meio de pesquisa com pessoas idosas;
o Tecer um paralelo entre as brincadeiras do passado e as da contemporaneidade;
o Trabalhar, por meio da assemblagem, a reelaboração de uma das obras estudadas, inserindo nesta elementos das brincadeiras contemporâneas.
Duração das atividades
4 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sobre Assemblagem:
O termo assemblagem é incorporado às artes em 1953, cunhado por Jean Dubuffet (1901 - 1985) para fazer referência a trabalhos que, segundo ele, "vão além das colagens". O princípio que orienta a feitura de assemblagens é a "estética da acumulação": todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte. O trabalho artístico visa romper definitivamente as fronteiras entre arte e vida cotidiana; ruptura já ensaiada pelo dadaísmo, sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp (1887 - 1968) e pelas obras Merz (1919), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). A idéia forte que ancora as assemblagens diz respeito à concepção de que os objetos díspares reunidos na obra, ainda que produzam um novo conjunto, não perdem o sentido original. Menos que síntese, trata-se de justaposição de elementos, em que é possível identificar cada peça no interior do conjunto mais amplo. A referência de Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico, que se incorpora à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881 - 1973) e Georges Braque (1882 - 1963). Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal, papéis de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc. -, a colagem liberta o artista de certas limitações da superfície. A pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que pode dificultar o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura. Em 1961, a exposição The art of Assemblage, realizada no Museum of Modern Art - MoMA de Nova York, reúne não apenas obras de Dubuffet, mas também as combine paintings de Robert Rauschenberg (1925 - 2008) e a junk sculpture, e isso leva a pensar que a assemblagem como procedimento passe a ser utilizada nas décadas de 1950 e 1960, na Europa e nos Estados Unidos, por artistas muito diferentes entre si. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=325> Acesso em: 29/08/2009.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Selecionar algumas imagens de trabalhos de artistas que representem brincadeiras de crianças;
Projetar para os alunos as imagens ou colá-las nas paredes da sala de aula;
Conversar com os alunos sobre as brincadeiras que eles têm costume de fazer com os amigos e colegas, na escola, em casa, nos clubes, nas praças ou nas ruas;
Comparar as brincadeiras apresentadas nas imagens com as brincadeiras atuais;
Ajudar os alunos a elaborarem um questionário a ser feito com seus familiares de idade mais avançada, com o intuito de descobrir as cantigas e as brincadeiras exixtentes no tempos que estes eram crianças;
Segue exemplo de questionário:
- Onde brincavam?
- Como eram os brinquedos de sua época, de quê eram feitos?
- Como os garotos e as garotas se encontravam para brincar?
- Quais as cantigas de sua época de criança?
Solicitar aos alunos que registrem, por escrito, estas entrevistas e tragam-nas na próxima aula para serem socializadas.
Aula 2
Socializar as pesquisas realizadas pelos alunos;
Pedir os alunos que expliquem e brinquem de algumas brincadeiras relatadas pelos entrevistados;
Comparar as bincadeiras do ontem com as do hoje (era virtual).
Aula 3
Escolher uma das imagens apresentadas na primeira aula reproduzindo-a em xerox, tamanho A4;
solicitar que os alunos interfiram nesta imagem com desenhos e colagens, que remetem brincadeiras de seu tempo;
Usar lápis de cor, recortes de revistas e outros elementos, configurando uma assemblagem.
Aula 4
Expor os trabalhos na sala de aula e discutir com os alunos sobre o resultado final;
Levar CDS com cantigas de roda e demais cantigas infantis, para que os alunos possam cantar e dançar ao ouví-las;
Encerrar a atividade , solicitando aos alunos que façam uma avaliação individual de suas percepções sobre o assunto enfocado e trabalhado nas aulas.
A avaliação, neste trabalho, será realizada ao final das atividades, quando serão observadas as percepções dos alunos quanto à diferença entre as brincadeiras nos diferentes tempos, seus envolvimentos nas discussões e suas participações nos folguedos, bem como através do resultado plástico da assemblagem construída e a interferência dos alunos em sua elaboração.
Como sempre os professores da ESEBA - UFU - fazendo coisas legais. Conteúdos da EF sempre dados diferentes por eles. Parabéns Bete e demais professores.