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Brincadeiras e Folguedos em obras de arte

 

20/05/2010

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

o   Conhecer a produção poética de alguns artistas que apresentam em suas obras brincadeiras e folguedos;

 o   Recuperar cantigas de rodas e brincadeiras, por meio de pesquisa com pessoas idosas;

o   Tecer um paralelo entre as brincadeiras do passado e as da contemporaneidade;

o   Trabalhar, por meio da assemblagem, a reelaboração de uma das obras estudadas, inserindo nesta elementos das brincadeiras contemporâneas.

Duração das atividades
4 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sobre Assemblagem:

  • O termo assemblagem é incorporado às artes em 1953, cunhado por Jean Dubuffet (1901 - 1985) para fazer referência a trabalhos que, segundo ele, "vão além das colagens". O princípio que orienta a feitura de assemblagens é a "estética da acumulação": todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte. O trabalho artístico visa romper definitivamente  as fronteiras entre arte e vida cotidiana; ruptura já ensaiada pelo dadaísmo, sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp (1887 - 1968) e pelas obras Merz (1919), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). A idéia forte que ancora as assemblagens diz respeito à concepção de que os objetos díspares reunidos na obra, ainda que produzam um novo conjunto, não perdem o  sentido original. Menos que síntese, trata-se de justaposição de elementos, em que é possível identificar cada peça no interior do conjunto mais amplo. A referência de Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico, que se incorpora à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881 - 1973) e Georges Braque (1882 - 1963). Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal, papéis de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc. -, a colagem liberta o artista de certas limitações da superfície. A pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que pode dificultar o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura. Em 1961, a exposição The art of Assemblage, realizada no Museum of Modern Art - MoMA de Nova York, reúne não apenas obras de Dubuffet, mas também as combine paintings de Robert Rauschenberg (1925 - 2008) e a junk sculpture, e isso leva a pensar que a assemblagem como procedimento passe a ser utilizada nas décadas de 1950 e 1960, na Europa e nos Estados Unidos, por artistas muito diferentes entre si. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=325> Acesso em: 29/08/2009.    
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Selecionar algumas imagens de trabalhos de artistas que representem brincadeiras de crianças;
  • Seguem alguns exemplos:   

Crianças brincando com bolinha de gude em um trabalho de Brueghell disponível em: muriquinhos.blogspot.com/2009_04_01_archive.html  

Portinari – Moleques pulando cela - Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_lRzn-BN72fw/SdYjiwQPpEI/AAAAAAAAAek/R17fZgxewyg/s1600-h/Portinari+Moleques+pulando+cela+1958.jpg Licídio Lopes:  

Futebol – Portinari. Disponível em :   http://2.bp.blogspot.com/_trwDiiomHPM/SfjozKdr4OI/AAAAAAAAABI/6f5YCDrxv4g/s1600-h/futebol.jpg ; 

  • Projetar para os alunos as imagens ou colá-las nas paredes da sala de aula;
  • Conversar com os alunos sobre as brincadeiras que eles têm costume de fazer com os amigos e colegas, na escola, em casa, nos clubes, nas praças ou nas ruas;
  • Comparar as brincadeiras apresentadas nas imagens com as brincadeiras atuais;
  • Ajudar os alunos a elaborarem um questionário a ser feito com seus familiares de idade mais avançada, com o intuito de descobrir as cantigas e as brincadeiras exixtentes no tempos que estes eram crianças;
  • Segue exemplo de questionário:
  1. - Onde brincavam?
  2. - Como eram os brinquedos de sua época, de quê eram feitos?
  3. - Como os garotos e as garotas se encontravam para brincar?
  4. - Quais as cantigas de sua época de criança?

  • Solicitar aos alunos que registrem, por escrito, estas entrevistas e tragam-nas na próxima aula para serem socializadas.

 Aula 2

  • Socializar as pesquisas realizadas pelos alunos;
  • Pedir os alunos que expliquem e brinquem de algumas brincadeiras relatadas pelos entrevistados;
  • Comparar as bincadeiras do ontem com as do hoje (era virtual).

 Aula 3

  • Escolher uma das imagens apresentadas na primeira aula reproduzindo-a em xerox, tamanho A4;
  • solicitar que os alunos interfiram nesta imagem com desenhos e colagens, que remetem brincadeiras de seu tempo;
  • Usar lápis de cor, recortes de revistas e outros elementos, configurando uma assemblagem.

 Aula 4

  • Expor os trabalhos na sala de aula e discutir com os alunos sobre o resultado final;
  • Levar CDS com cantigas de roda e demais cantigas infantis, para que os alunos possam cantar e dançar ao ouví-las;
  • Encerrar a atividade , solicitando aos alunos que façam uma avaliação individual de suas percepções sobre o assunto enfocado e trabalhado nas aulas.    
Recursos Complementares

Cantigas de roda. Disponível em: cantigasquefezpartedaminhainfncia.blogspot.com/  

Avaliação
  • A avaliação, neste trabalho, será realizada ao final das atividades, quando serão observadas as percepções dos alunos quanto à diferença entre as brincadeiras nos diferentes tempos, seus envolvimentos nas discussões e suas participações nos folguedos, bem como através do resultado plástico da assemblagem construída e a interferência dos alunos em sua elaboração.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

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Opiniones

  • neide gomes, seed , Paraná - dijo:
    niedicioffi@gmail.com

    18/08/2015

    Quatro estrelas

    gostei da ideia de levar obras com tais brincadeiras,pois eu sempre trabalhei com elas mas isolado


  • Roberta , UFMS , Mato Grosso do Sul - dijo:
    bethadiamond.desire@gmail.com

    19/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente! Obrigada pela aula, vai ser muito útil para eu explorar algumas idéias também!!!


  • Dalva, ESTÁCIO - BH , Minas Gerais - dijo:
    dalvanjos@hotmail.com

    14/02/2014

    Cinco estrelas

    Como sempre os professores da ESEBA - UFU - fazendo coisas legais. Conteúdos da EF sempre dados diferentes por eles. Parabéns Bete e demais professores.


  • Ana, IEEL , Paraná - dijo:
    anapizzo03@gmail.com.br

    03/12/2013

    Cinco estrelas

    Conteúdo pertinente, claro e objetivo.


  • sandra aparecida da silva, uniasselvi , Mato Grosso - dijo:
    sandra-apar@hotmail.com

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    concordo acho ótimo só as crianças aprendem a criar usar suas idéias e comunicação e expressão


  • Jurema Soares , EMEI Judith Cabral , São Paulo - dijo:
    juremacursino@hotmail.com

    22/06/2010

    Quatro estrelas

    Gostei, pois não conhecia a técnica e vou utilizála com meus alunos


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