12/07/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Objetivos:
· Construir pequenas lixeiras de garrafas “pet”, onde serão depositadas palavras que representam lixo reciclável.
· Usar a leitura e a escrita em atividades lúdicas que propiciem momentos de reflexão sobre os problemas ambientais.
· Despertar a consciência para a proteção do planeta Terra, através da atitude simbólica de colocar os diferentes lixos recicláveis nos seus devidos recipientes.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
ATIVIDADES
As atividades aqui descritas poderão ser desenvolvidas de maneira interdisciplinar pelas professoras de Língua Portuguesa e de Artes.
1a etapa: aula de Língua Portuguesa
Conversa inicial motivadora sobre o lixo produzido no Brasil: trabalhando a oralidade
a) A professora sentará seus alunos em um grande círculo para promover uma discussão sobre o assunto: lixo e a natureza. Ela distribuirá para eles a seguinte gravura:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/14600/imagens/dsc02644.jpg
Então, pedirá às crianças que descrevam o que estão observando e orientará a discussão com perguntas que exijam uma reflexão sobre o assunto:
· O que vocês estão vendo nesta gravura é somente uma fantasia ou acontece também na realidade?
· Vocês acham que o lixo é realmente um problema para o mundo? Por quê ?
· Os personagens da gravura estão colaborando com o meio ambiente? De que maneira?
· Nós também podemos colaborar com o meio ambiente? Como?
· Dentro da nossa casa, que atitudes nós podemos adotar para beneficiar o meio ambiente?
· Com relação ao lixo de nossas casas, o que podemos fazer para diminuí-lo na natureza?
· Muitas pessoas tiram o dinheiro para sobreviver do lixo. Explique isso para todos nós.
2ª etapa
Mais informações sobre o destino do lixo: aula de Língua Portuguesa
a) A professora distribuirá aos alunos o seguinte texto expositivo:
OS TRÊS ERRES: REDUZIR - REUTILIZAR - RECICLAR
Para diminuirmos o lixo que produzimos e que poderá, até, encobrir o planeta Terra nós, os seres humanos, deveremos tomar providências urgentes. Essas providências podem ser resumidas por três palavras:
REDUZIR - REUTILIZAR - RECICLAR.
Vamos agora entender o que significa cada uma dessas palavras:
REDUZIR : significa diminuir o lixo que nós produzimos.
REUTILIZAR : significa usar duas ou mais vezes os objetos ou materiais antes de jogá-los para o lixo.
RECICLAR : significa transformar o lixo que pode ser reaproveitado em outros objetos.
A separação do lixo deve começar já dentro de nossas casas. Se nós não tivermos condições de separar o lixo reciclável em metais, papéis e plásticos, nós podemos separá-los em duas categorias apenas: o lixo reciclável e o lixo comum. Isso facilitará muito a vida dos catadores de lixo reciclável e permitirá que muito mais lixo seja reciclado!
METAIS AÇO: |
EMBALAGENS PLÁSTICAS DE: |
PAPÉIS |
LIXO COMUM: ( Não recicláveis ) |
* Pregos |
refrigerantes, limpeza, margarina, bandejas de alimentos. |
* caixas de embalagens |
Cristais. Clipes Grampos Papel de bala. |
* Fios |
* Canos |
* Cadernos * Livros |
* Etiqueta adesiva |
* Arames |
* Copos de café |
* Jornais |
* Fotos |
* Latas de conserva |
* Tubos * Pastas |
* Revistas |
* Papel plastificado |
* Latas de óleo |
* Sacos plásticos |
* Blocos |
* Acrílico |
* Sucatas em geral |
* Copos descartáveis |
* Papel colorido |
* Espelhos |
ALUMÍNIO |
* Garrafas de óleo |
* Papel pardo |
* Plástico de biscoito |
* Papel alumínio |
* Sacos de leite |
* Papel branco |
* Papel carbono |
* Latas de bebidas |
* Cabos de ferramentas |
* Envelopes, cartôes, xerox |
* Papel de bala. |
b) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto e a professora fará uma pequena exploração oral do mesmo, para ver se houve uma compreensão real do assunto.
3ª etapa: Aula de Artes
Construindo pequenas lixeiras de garrafas pet
a) A professora solicitará, antecipadamente, aos alunos que tragam para a sala de aula uma garrafa pet.
b) No dia combinado, os alunos formarão grupos e criarão pequenas lixeiras com as garrafas. Se for muito complicado pintar as garrafas das cores das lixeiras, as crianças poderão apenas identificá-las com papel colorido, escrevendo em fichas coloridas a utilização de cada uma:
Verde para vidros. Amarelo para metais. Vermelho para plásticos. Branco para o lixo comum não reciclável.
As crianças terão oportunidade de enfeitar bem suas lixeiras para que fiquem bonitas e sugestivas.
4ª etapa: Aula de Língua Portuguesa
Jogo da reciclagem
a) As crianças se sentarão em grupos de quatro elementos, mantendo os mesmos alunos dos grupos da aula de Artes.
b) Sobre as mesas ficarão as quatro lixeiras: verde, vermelha, amarela e branca.
c) A professora distribuirá uma cartela com 32 fichinhas para cada equipe.
pregos |
livros |
sacos plásticos |
fotos |
latas de óleo |
envelopes |
sacos de leite |
clipes |
arames |
jornais |
espelhos |
copos descartáveis |
xerox |
potes plásticos |
papel colorido |
papel de bala bala |
copos de café |
papelão |
latas de refrigerante |
cadernos |
etiqueta adesiva |
papel alumínio |
pote de margarina |
papel plastificado |
Garrafas de óleo |
Bandejas de alimentos |
Garrafas pet |
Caixas de embalagem |
revistas |
grampos |
fios |
cristais |
d) Os alunos recortarão as fichinhas com os nomes dos diferentes lixos e cada um ficará com oito fichinhas.
e) Os alunos irão consultando o texto expositivo citado na 2ª etapa - (item a) e colocando cada lixo na lixeira adequada. Quando tiverem dúvidas, receberão a orientação da professora. Vencerá a equipe que terminar primeiro o depósito do lixo nas devidas lixeiras, após todas serem conferidas pela professora.
Nome | Tipo |
---|---|
Reciclagem | Animação/simulação |
Revista Semeando: Edição anual - Ano1 - Ano 2006 - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/MG
Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais
AVALIAÇÃO
No decorrer das aulas, os alunos receberão as orientações necessárias de sua professora que, por sua vez, terá oportunidade de observá-los e de perceber se atingiram os objetivos propostos:
* Envolveram-se com entusiasmo nas atividades.
* Participaram de maneira cooperativa dos grupos.
* Construíram as lixeiras com capricho.
* Demonstraram competência para buscarem informações no texto expositivo.
* Aprenderam a identificar o lixo reciclável.
* Entenderam a importância da reciclagem do lixo.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/06/2015
Cinco estrelasgostei muito, parabéns pela o excelente trabalho, muito obrigado.
25/07/2013
Cinco estrelasSão aulas muita criativas e interessantes
28/07/2010
Cinco estrelasGostei muito da proposta, super criativa, faz uma abordagem lúdica e interdisciplinar sobre o tema envolvendo os alunos e facilitando a compreensão e o conhecimento. Só quero sinalizar que o link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11396/Reciclagem.swf?sequence=1 traz informação errada em relação a cor referente ao lixo plástico. É apresentada a lixeira amarela quando na verdade amarelo é a cor para descarte de metais. O correto seria vermelho para descarte de plásticos