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A dança folclórica na região Sudeste

 

05/07/2010

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer algumas danças folclóricas do Sudeste brasileiro; reconhecer a relação entre a cultura da região e suas danças folclóricas; vivenciar algumas dessas danças.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito básico de dança; a aula “Diferentes aspectos culturais da dança” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7165 publicada no portal do professor; identificação das regiões brasileiras; conceito de folclore; a aula "Dança: expressão do SER humano", publicada no portal do professor.  (acesso em 19/05/2010)

Estratégias e recursos da aula

Espaço: sala de dança, quadra ou pátio grande.

Materiais: cabos de vassoura, aparelho de som, aparelho de DVD, CD’s com diversas músicas

Atividade 1

Reunir a turma e fazer uma discussão a respeito das danças mais conhecidas da região Sudeste. Posteriormente, analisar quais dessas seriam representantes do folclore da referida região. O professor deverá utilizar os dados contidos no site abaixo como base (o docente poderá sintetizar o texto e apresentar a turma durante o debate).

http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/  (acesso em 19/05/2010)

Atividade 2

Questionar os alunos: Vocês conhecem algum passo das danças citadas anteriormente? Se a resposta for positiva pedir que o aluno demonstre o movimento. Apresentar os vídeos abaixo, de algumas danças típicas do sudeste.

http://www.youtube.com/watch?v=HR3giW-CkfI   (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=z8APscqNy2I&feature=related  (acesso em 19/05/2010)

(batuque paulista)

http://www.youtube.com/watch?v=pzQsKoamX5M  (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=4oC1vcs-mug&feature=related  (acesso em 19/05/2010)

(mineiro-pau)

http://www.youtube.com/watch?v=yJkDtSgVZzI&feature=related  (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=YbgL4jIWlXI  (acesso em 19/05/2010)

(quadrilha)   

Dividir a turma em três grupos e pedir que cada um deles pesquise sobre uma das danças apresentadas anteriormente (que serão sorteadas por um integrante de cada grupo).Os alunos deverão apresentar um seminário a respeito da dança sorteada para seu grupo.A apresentação da seminário deverá abordar as seguintes questões:

-Essas danças ainda são bastante vivenciadas? Por quê?

-Essas danças são difundidas na sua região?

-A dança folclórica é identificada como característica essencial da região?

-Atualmente a dança folclórica tem tanta adesão como antigamente?

Atividade 3

Dividir a turma em casais e vivenciar, de forma adaptada, o batuque paulista:

Dança de terreiro com dançadores de ambos os sexos, organizados em duas fileiras – uma de homens e outra de mulheres. A coreografia apresenta passos com nomes específicos: “visagens” ou “mica-gens”, “peão parado” ou “corrupio”, “garranchê”, “vênia”, “leva-e-traz” ou “cã-cã”. São executados com os pares soltos que, saindo das fileiras, circulam livremente pelo terreiro. O elemento essencial em toda a coreografia é a umbi-gada, chamada “batida”: os dançadores dão passos laterais arrastados, depois levantam os braços e, batendo palmas acima da cabeça, inclinam o tronco para trás e dão vigorosa batida com os ventres. Os instrumentos musicais são todos de percussão: Tambu, Quinjengue, Matraca e Guaiá ou chocalho.

Extraído de: http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/

Os sites abaixo deverão ser utilizados pelo professor como ilustração de passos característicos, para que assim possa desenvolver melhor a vivência dos alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=HR3giW-CkfI   (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=z8APscqNy2I&feature=related  (acesso em 19/05/2010)

Atividade 4

Vivenciar o mineiro-pau utilizando os cabos de vassoura.

Dança executada por homens, adultos e crianças, cada um levando um ou dois bastões de madeira. Desenvolvida em círculo ou em fileiras que se defrontam, os dançarinos, voltados de frente para o seu par, realizam uma coreografia totalmente marcada pelas batidas dos bastões no chão. Sempre em compasso quaternário, o tempo forte musical é marcado com batida dos bastões no chão. A variedade na forma de bater os restantes três tempos é que dá nomes específicos às partes: “Batida de três”, “Batida de quatro”, “Batida cruzada”, “Batida no alto”, “Batida embaixo” etc. Muitos grupos têm como parte integrante o Boi Pintadinho (RJ) ou o Boi-lé (MG), com seus principais personagens: a Mulinha, o Jaguará, o Boi, os Cabeções.

Extraído de: http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/

Os sites abaixo deverão ser utilizados pelo professor como ilustração de passos característicos, para que assim possa desenvolver melhor a vivência dos alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=pzQsKoamX5M  (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=4oC1vcs-mug&feature=related   (acesso em 19/05/2010)

Atividade 5

Dividir a turma em casais e vivenciar a quadrilha.

Própria dos festejos juninos, a Quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil foi introduzida como dança de salão que, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des Chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc. No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

Extraído de: http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/

http://www.youtube.com/watch?v=yJkDtSgVZzI&feature=related  (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=YbgL4jIWlXI  (acesso em 19/05/2010)

(quadrilha)

Recursos Complementares
Avaliação

Com os mesmos grupos da atividade 2, pedir para que cada um deles crie uma coreografia utilizando alguns movimentos da dança sorteada, na referida atividade, para que seja apresentada para a turma.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • Vic, Angelina Madureira , São Paulo - dijo:
    vitoria_mamaezinha@hotmail.com

    27/04/2011

    Quatro estrelas

    Gostei mas so que naum de pra eu pegar as danças pois meu navegador atual naum e bom mas achei muito interessante Eu sou aluna e presisava de algumas coisas a mais para o meu trabalho


  • denise, Estados Unidos - dijo:
    denisedsf@hotmail.com

    26/09/2010

    Três estrelas

    bom foi muito legal


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