05/07/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Conhecer algumas danças folclóricas do Sudeste brasileiro; reconhecer a relação entre a cultura da região e suas danças folclóricas; vivenciar algumas dessas danças.
Conceito básico de dança; a aula “Diferentes aspectos culturais da dança” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7165 publicada no portal do professor; identificação das regiões brasileiras; conceito de folclore; a aula "Dança: expressão do SER humano", publicada no portal do professor. (acesso em 19/05/2010)
Espaço: sala de dança, quadra ou pátio grande.
Materiais: cabos de vassoura, aparelho de som, aparelho de DVD, CD’s com diversas músicas
Reunir a turma e fazer uma discussão a respeito das danças mais conhecidas da região Sudeste. Posteriormente, analisar quais dessas seriam representantes do folclore da referida região. O professor deverá utilizar os dados contidos no site abaixo como base (o docente poderá sintetizar o texto e apresentar a turma durante o debate).
http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/ (acesso em 19/05/2010)
Questionar os alunos: Vocês conhecem algum passo das danças citadas anteriormente? Se a resposta for positiva pedir que o aluno demonstre o movimento. Apresentar os vídeos abaixo, de algumas danças típicas do sudeste.
http://www.youtube.com/watch?v=HR3giW-CkfI (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=z8APscqNy2I&feature=related (acesso em 19/05/2010)
(batuque paulista)
http://www.youtube.com/watch?v=pzQsKoamX5M (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=4oC1vcs-mug&feature=related (acesso em 19/05/2010)
(mineiro-pau)
http://www.youtube.com/watch?v=yJkDtSgVZzI&feature=related (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=YbgL4jIWlXI (acesso em 19/05/2010)
(quadrilha)
Dividir a turma em três grupos e pedir que cada um deles pesquise sobre uma das danças apresentadas anteriormente (que serão sorteadas por um integrante de cada grupo).Os alunos deverão apresentar um seminário a respeito da dança sorteada para seu grupo.A apresentação da seminário deverá abordar as seguintes questões:
-Essas danças ainda são bastante vivenciadas? Por quê?
-Essas danças são difundidas na sua região?
-A dança folclórica é identificada como característica essencial da região?
-Atualmente a dança folclórica tem tanta adesão como antigamente?
Dividir a turma em casais e vivenciar, de forma adaptada, o batuque paulista:
Dança de terreiro com dançadores de ambos os sexos, organizados em duas fileiras – uma de homens e outra de mulheres. A coreografia apresenta passos com nomes específicos: “visagens” ou “mica-gens”, “peão parado” ou “corrupio”, “garranchê”, “vênia”, “leva-e-traz” ou “cã-cã”. São executados com os pares soltos que, saindo das fileiras, circulam livremente pelo terreiro. O elemento essencial em toda a coreografia é a umbi-gada, chamada “batida”: os dançadores dão passos laterais arrastados, depois levantam os braços e, batendo palmas acima da cabeça, inclinam o tronco para trás e dão vigorosa batida com os ventres. Os instrumentos musicais são todos de percussão: Tambu, Quinjengue, Matraca e Guaiá ou chocalho.
Extraído de: http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/
Os sites abaixo deverão ser utilizados pelo professor como ilustração de passos característicos, para que assim possa desenvolver melhor a vivência dos alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=HR3giW-CkfI (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=z8APscqNy2I&feature=related (acesso em 19/05/2010)
Vivenciar o mineiro-pau utilizando os cabos de vassoura.
Dança executada por homens, adultos e crianças, cada um levando um ou dois bastões de madeira. Desenvolvida em círculo ou em fileiras que se defrontam, os dançarinos, voltados de frente para o seu par, realizam uma coreografia totalmente marcada pelas batidas dos bastões no chão. Sempre em compasso quaternário, o tempo forte musical é marcado com batida dos bastões no chão. A variedade na forma de bater os restantes três tempos é que dá nomes específicos às partes: “Batida de três”, “Batida de quatro”, “Batida cruzada”, “Batida no alto”, “Batida embaixo” etc. Muitos grupos têm como parte integrante o Boi Pintadinho (RJ) ou o Boi-lé (MG), com seus principais personagens: a Mulinha, o Jaguará, o Boi, os Cabeções.
Extraído de: http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/
Os sites abaixo deverão ser utilizados pelo professor como ilustração de passos característicos, para que assim possa desenvolver melhor a vivência dos alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=pzQsKoamX5M (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=4oC1vcs-mug&feature=related (acesso em 19/05/2010)
Dividir a turma em casais e vivenciar a quadrilha.
Própria dos festejos juninos, a Quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil foi introduzida como dança de salão que, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des Chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc. No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.
Extraído de: http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-sudeste/
http://www.youtube.com/watch?v=yJkDtSgVZzI&feature=related (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=YbgL4jIWlXI (acesso em 19/05/2010)
(quadrilha)
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (acesso em 19/05/2010)
http://www.inepac.rj.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=28 (acesso em 19/05/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrilha_%28dan%C3%A7a%29 (acesso em 19/05/2010)
Com os mesmos grupos da atividade 2, pedir para que cada um deles crie uma coreografia utilizando alguns movimentos da dança sorteada, na referida atividade, para que seja apresentada para a turma.
Três estrelas 2 calificaciones
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27/04/2011
Quatro estrelasGostei mas so que naum de pra eu pegar as danças pois meu navegador atual naum e bom mas achei muito interessante Eu sou aluna e presisava de algumas coisas a mais para o meu trabalho
26/09/2010
Três estrelasbom foi muito legal