18/06/2010
Cristina Weitzel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Esta aula tem o objetivo de desenvolver estratégias de leitura de metáforas, observando o contexto de utilização desse recurso linguístico.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Noções de linguagem literal e figurada.
A) Professor, apresente aos alunos as expressões abaixo.
B) Pergunte se conhecem tais expressões e o significado delas. Explore o sentido literal e figurado das palavras com perguntas como: “amarrar a cara” é realmente pegar uma corda e enrolar no rosto? / É possível uma pessoa ter realmente um coração feito de pedra?
Peça que os alunos anotem no caderno as expressões e o significado das que eles souberem.
C) Após dar tempo para fazerem, solicite que leiam em voz alta os significados que atribuíram para cada expressão e vá anotando no quadro algumas sugestões que os alunos passarem.
D) Esclareça que tais expressões foram construídas com base em certas relações de semelhança entre os termos usados. Por exemplo:
E) Explique aos alunos que essas expressões foram construídas através de metáforas. Passe para eles o conceito de metáfora.
Metáfora é a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora. |
F) Professor, é importante ressaltar a diferença entre comparação metafórica e metáfora. Apresente aos alunos as duas frases abaixo:
Peça que indiquem oralmente as diferenças entre as duas frases. (Em 1 aparece a característica forte e o conectivo como que não aparecem em 2. Explique que a frase 1 foi construída através de uma comparação metafórica e a frase 2 através de uma metáfora. Esclareça que na comparação, um elemento A é comparado a um elemento B através de um conectivo comparativo (como, assim como, que nem, qual, feito etc.). Já na metáfora, o conectivo comparativo não aparece.
G) Entregue aos alunos uma cópia do texto abaixo.
Fonte: http://www.thebest.blog.br/2008/10/28/tipos-de-namorados-na-era-digital/
H) Informe que o texto foi construído através de metáforas e peça que cada aluno leia um tópico em voz alta para a turma.
I) Após a leitura, pergunte se eles gostaram do texto, se concordam com as características atribuídas a cada tipo de namorado e se acham que as metáforas foram bem construídas.
J) Esclareça que para entender uma metáfora é preciso compartilhar certos conhecimentos, pois senão, a mensagem pode não ser entendida.
Apresente aos alunos o quadrinho abaixo:
Ressalte que para ser entendida pelo namorado, a personagem teve que criar uma metáfora com elementos que, certamente, fazem parte da vida do namorado (motor de um carro, óleo, mecânica).
K) Divida a turma em grupos (a sugestão é que sejam grupos de três ou quatro alunos) e peça que criem um texto semelhante ao que leram “Tipos de Namorados”, porém, com outros temas. Você pode propor os temas ou deixar que eles escolham. Sugestões de tema: Tipos de Mãe , Tipos de Filhos, Tipos de Alunos, Tipos de Homens, Tipos de Mulheres, Tipos de Provas.
Professor, seria interessante que você pedisse para entregarem o texto em outra aula, para terem tempo de elaborar melhor. Após a entrega e correção dos textos, peça aos grupos autores para lerem os textos para a turma. Você pode também pedir que façam a reescrita dos textos com as correções apontadas por você e expô-los em espaços comuns da escola para os demais alunos lerem.
L) Entregue aos alunos uma cópia do poema e dos exercícios abaixo.
INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA
A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida...
( Mário Quintana. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo.)
Glossário:
Salamandra: tipo de anfíbio que, segundo uma lenda antiga, pode atravessar o fogo sem se queimar.
Toro: tronco de árvore cortada
Exercícios:
1.Na primeira estrofe do poema, Mário Quintana usa uma metáfora para definir a vida.
a)Qual é essa metáfora?
a)O que há de semelhante entre os termos comparados que podem ter levado o poeta a criar tal metáfora?
2.O termo “salamandras mágicas” também é metafórico. A seu ver, a quem se refere esse termo? Justifique sua resposta.
3.Proponha outra metáfora para conceituar a vida e explique como criou essa metáfora.
M) Leia em voz alta o poema para os alunos. Informe-os que a linguagem metafórica é bastante utilizada nos poemas, nas músicas e nas propagandas.
Peça que façam os exercícios propostos. Dê tempo para que façam e corrija-os solicitando aos alunos que falem suas respostas.
Na questão 4, você pode propor uma discussão sobre as metáforas criadas. Pergunte se os alunos concordam com as metáforas criadas pelos colegas e peça que elejam a melhor metáfora.
Recomendamos consultar os links abaixo:
Peça aos alunos que coletem expressões metafóricas “atuais”, usadas por adolescentes, e criem um banco de dados.
Numa outra aula, faça com os alunos uma lista dessas expressões.
Em seguinda, peça aos alunos que entrevistem pais, avós ou vizinhos e parentes mais velhos para saberem se eles entendem as expressões.
O objetivo é perceber como a linguagem metafórica está ligada ao contexto e ao conhecimento prévio dos interagentes.
No final, peça aos alunos que exponham para a turma a reação das pessoas entrevistadas sobre as expressões apresentadas.
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/09/2015
Cinco estrelasBem esclarecedora, objetiva e com uma linguagem atual.
06/06/2014
Quatro estrelasAula criativa, com boas ideias!
24/04/2013
Quatro estrelasbom
09/10/2012
Cinco estrelasCriativo, envolvente.Gostei muito!
25/09/2012
Cinco estrelasMuito boa! Textos excelentes. Bem explicada.
18/06/2012
Cinco estrelasEu achei a aula muito boa ajudou muito ! Obrigada
06/05/2012
Cinco estrelasBem elaborado. E X C E L E N T E. Muito obrigada por esse conteúdo.
26/05/2011
Cinco estrelasExcelente, contribuiu muito.
13/09/2010
Quatro estrelasTexto sucinto, porém muito informativo. Aula muito bem elaborada.