06/07/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Reconhecer as danças folclóricas mais difundidas no Sul do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.
Conceito básico de dança; a aula “diferentes aspectos culturais da dança” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7165 publicada no portal do professor; identificação das regiões brasileiras; conceito de folclore; a aula "Dança: expressão do SER humano" publicada no portal do professor. (acesso em 19/05/2010)
Espaço: sala de dança, quadra ou pátio grande.
Materiais: cabos de vassoura, pedaços de mangueira, aparelho de som, aparelho de DVD, CD’s com diversas músicas.
Reunir a turma e fazer uma discussão a respeito das danças mais conhecidas da região Sul. Posteriormente, analisar quais dessas seriam representantes do folclore da referida região. O professor deverá utilizar os dados contidos no site abaixo como base.
http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-brasileiras-sul/ (acesso em 19/05/2010)
Questionar os alunos: Vocês conhecem algum passo das danças citadas anteriormente? Se a resposta for positiva pedir para o aluno que demonstre o movimento. Em seguida, apresentar os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=n6KapX1hgHg
(fandango) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=UDf9KRuNAFA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=tFY3xpkW31o&feature=related
(balainha) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=5USUGJ66XnQ
http://www.youtube.com/watch?v=KTNU7_dbvVQ
(vilão) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=5TRYTuGBnGg
http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU&feature=related
(pau-de-fitas) (acesso em 19/05/2010)
Dividir a turma em quatro grupos e pedir que cada um deles pesquise sobre uma das danças apresentadas anteriormente (que serão sorteadas por um integrante de cada grupo).Os alunos deverão apresentar um seminário a respeito da dança sorteada para seu grupo.A apresentação da seminário deverá abordar as seguintes questões:
-Essas danças ainda são bastante vivenciadas? Por quê?
-Essas danças são difundidas na sua região?
-A dança folclórica é identificada como característica essencial da região?
- Atualmente a dança folclórica tem tanta adesão como antigamente?
Vivenciar algumas danças folclóricas da região Sul.
Os sites abaixo deverão ser utilizados pelo professor como ilustração de passos característicos das danças citadas, para que assim possa desenvolver melhor a vivência dos alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=n6KapX1hgHg
(fandango) (acesso em 19/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=UDf9KRuNAFA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=tFY3xpkW31o&feature=related
(balainha) (acesso em 19/05/2010)
Fazer balainhas com pedaços de mangueira com cerca de 1 metro. Pode-se colar, com cola quente, flores artificiais na mangueira para enfeitar a balainha (ver os vídeos acima como ilustração da balainha).
http://www.youtube.com/watch?v=5USUGJ66XnQ
http://www.youtube.com/watch?v=KTNU7_dbvVQ
(vilão) (acesso em 19/05/2010)
Usar os cabos de vassoura para o vilão.
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (acesso em 19/05/2010)
Pesquisar danças da região Sul que não foram vivenciadas em aula, apresentando alguns movimentos. Relacioná-las, também, com a cultura do local de origem dessas danças, tomando como base o que foi apresentado no seminário da atividade 2.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/07/2013
Quatro estrelasGostei dessa aula, acho que falta o trabalho com as danças nas escolas, o que é uma pena..