Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A dança folclórica na região Sul

 

06/07/2010

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as danças folclóricas mais difundidas no Sul do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito básico de dança; a aula “diferentes aspectos culturais da dança” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7165  publicada no portal do professor; identificação das regiões brasileiras; conceito de folclore; a aula "Dança: expressão do SER humano" publicada no portal do professor.  (acesso em 19/05/2010)

Estratégias e recursos da aula

Espaço: sala de dança, quadra ou pátio grande.

Materiais: cabos de vassoura, pedaços de mangueira, aparelho de som, aparelho de DVD, CD’s com diversas músicas.

Atividade 1

Reunir a turma e fazer uma discussão a respeito das danças mais conhecidas da região Sul. Posteriormente, analisar quais dessas seriam representantes do folclore da referida região. O professor deverá utilizar os dados contidos no site abaixo como base.

http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-brasileiras-sul/  (acesso em 19/05/2010)

Atividade 2

Questionar os alunos: Vocês conhecem algum passo das danças citadas anteriormente? Se a resposta for positiva pedir para o aluno que demonstre o movimento. Em seguida, apresentar os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=n6KapX1hgHg  

http://www.youtube.com/watch?v=2rXhoOp0udg&feature=PlayList&p=77A8406A93CA27F6&playnext_from=PL&playnext=1&index=16  

(fandango) (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=UDf9KRuNAFA&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=tFY3xpkW31o&feature=related  

(balainha) (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=5USUGJ66XnQ  

http://www.youtube.com/watch?v=KTNU7_dbvVQ  

(vilão) (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=5TRYTuGBnGg  

http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU&feature=related  

(pau-de-fitas) (acesso em 19/05/2010)

Dividir a turma em quatro grupos e pedir que cada um deles pesquise sobre uma das danças apresentadas anteriormente (que serão sorteadas por um integrante de cada grupo).Os alunos deverão apresentar um seminário a respeito da dança sorteada para seu grupo.A apresentação da seminário deverá abordar as seguintes questões:

-Essas danças ainda são bastante vivenciadas? Por quê?

-Essas danças são difundidas na sua região?

-A dança folclórica é identificada como característica essencial da região?

- Atualmente a dança folclórica tem tanta adesão como antigamente?

Atividade 3

Vivenciar algumas danças folclóricas da região Sul.

Os sites abaixo deverão ser utilizados pelo professor como ilustração de passos característicos das danças citadas, para que assim possa desenvolver melhor a vivência dos alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=n6KapX1hgHg

http://www.youtube.com/watch?v=2rXhoOp0udg&feature=PlayList&p=77A8406A93CA27F6&playnext_from=PL&playnext=1&index=16

(fandango) (acesso em 19/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=UDf9KRuNAFA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=tFY3xpkW31o&feature=related

(balainha) (acesso em 19/05/2010)

Fazer balainhas com pedaços de mangueira com cerca de 1 metro. Pode-se colar, com cola quente, flores artificiais na mangueira para enfeitar a balainha (ver os vídeos acima como ilustração da balainha).

http://www.youtube.com/watch?v=5USUGJ66XnQ

http://www.youtube.com/watch?v=KTNU7_dbvVQ

(vilão) (acesso em 19/05/2010)

Usar os cabos de vassoura para o vilão.

Recursos Complementares
Avaliação

Pesquisar danças da região Sul que não foram vivenciadas em aula, apresentando alguns movimentos. Relacioná-las, também, com a cultura do local de origem dessas danças, tomando como base o que foi apresentado no seminário da atividade 2.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.