Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Atletismo para Portadores de Necessidades Especiais - Provas de Corrida

 

30/06/2010

Autor y Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e praticar as provas de corridas disputadas nas paraolimpíadas.

Debater com os alunos a importância da prática de esportes por PPNE.

Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta atividade não precisa de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

http://www.china2008.inf.br/tag/brasil/?pid=513

Nesta aula, apresentaremos algumas atividades ligadas ao atletismo e às competições disputadas nas Paraolimpíadas, que servirão de "pano de fundo" para um debate com os alunos, sobre as possibilidades de inclusão das Pessoas Portadores de Necessidades Especiais (PPNE) na sociedade.

O esporte é um bem Cultural de grande relevância, na sociedade moderna; por isso, é importante que as Pessoas Portadoras de Necesidades Especiais também tenham acesso a ele, assim como aos outros elementos culturais. Os alunos terão oportunidade, ao praticar as atividades propostas nesta aula, de vivenciar as dificuldades encontradas pelas  Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, entendendo como eles conseguem superar suas dificuldades e tornar a pratica esportiva uma realidade.

http://inteirativa.blogspot.com/2008_09_01_archive.html

A proposta desta aula é trabalhar a corrida para portadores de deficiência visual. Nesta prova disputada nas Paraolimpíadas, o atleta portador de deficiência visual corre  ao  lado de outro corredor, que é chamado de "guia". Os dois estão unidos por uma corda pequena presa em suas mãos. A função do guia é auxiliar o corredor deficiente visual, no momento da corrida, mantendo-o no trajeto correto e diminuindo a chance de acidentes, durante a prova.

Primeira Atividade: Divida a turma em duplas e distribua pedaços de barbante para cada dupla. Peça que os dois alunos da dupla amarrem o barbante, na altura do punho, mantendo assim o contato permanente entre os dois. Um dos alunos deve realizar esta atividade de olhos fechados, o outo permanecerá com os olhos abertos e fará a função do guia da dupla.

A atividade a realizar será o "Pique-Pega no Escuro". Uma dupla iniciará a atividade como pegadora e deverá correr atrás das outras duplas até conseguir pegar uma delas. Os alunos pegos passam a ser os novos pegadores. Esta atividade estimulará a relação de confiança e solidariedade entre os companheiros de dupla, já que ao se deslocar de olhos fechados, o aluno terá que confiar nas informações passadas pelo seu colega de dupla. O aluno que participa da atividade de olhos abertos precisa estar atento e orientar constantemente o seu colega "deficiente visual". Ao final da atividade, o professor deve conversar com os alunos sobre as dificuldades encontradas ao deslocarem-se de olhos fechados, ao confiarem nas orientações do colega, para se movimentarem e se localizarem no espaço, sem risco de acidente.

Dica:  No primeiro momento desta atividade, peça que os alunos se movimentem pela quadra, de forma lenta, até que as duplas consigam ter um mínimo de entrosamento, para realizarem a atividade com segurança.

Segunda Atividade: A atividade a se realizar será o "Pique-Caçador". Em cada canto da quadra (formado pela junção entre a linha de fundo e a linha lateral), o professor deve desenhar um quadrado, que funcionará como área de segurança. Dentro desse espaço, os alunos não podem ser pegos. Escolha duas duplas, para realizarem a função de caçadores, os outros alunos devem ser divididos em quatro grupos e cada um desses grupos ocupará uma das áreas de segurança. Numere essas áreas de segurança de 1 a 4. Durante a atividade, ao sinal do professor, os grupos devem mudar de local. É nesse momento que as duplas de caçadores devem pegar os alunos fugitivos. Essa atividade também é "introdutória" para o aprendizado da corrida para deficientes visuais; por isso, um dos alunos da dupla deve permanecer de olhos fechados, no momento da corrida, permitindo que o seu colega atue como guia e o direcione, durante o deslocamento.Os alunos devem continuar unidos por um pedaço de barbante.

http://www.caras.com.br/edicoes/776/textos/lucas-prado-bate-recorde-em-novo-podio-do-brasil/

Dica:  Os alunos que apresentarem maior dificuldade nessa atividade podem trocar de dupla, procurando formar uma nova dupla com alunos que estão tendo menos dificuldade. Dessa maneira, os próprios alunos poderão auxiliar os seus colegas, visando uma participação mais efetiva deles nas aividades. O profesor deve orientar e, se necessário, intervir neste processo de formação de novas duplas.

Terceira Atividade: A atividade a realizar será a "Corrida para Deficiente Visual". A quadra será a pista de corrida e os alunos devem continuar em duplas, unidos por um pedaço de barbante preso na altura do punho. Posicione um cone próximo a cada um dos cantos da quadra (vértice formado pelo encontro da linha lateral com a linha de fundo), divida os alunos em três grupos, que chamaremos de "baterias". As duplas que compõem cada uma das "baterias" disputarão uma corrida, em volta da quadra. Os vencedores de cada "bateria" realizarão a disputa final. Nesta atividade, os alunos deverão por em prática tudo o que aprenderam nas atividade passadas: confiar no aluno "guia", correr de olhos fechados, percorrendo trajetos em linha reta e trajetos com curvas, correr em diferentes ritmos e se localizar no espaço com os olhos fechados.

Dica:  Oriente os alunos a usarem outros sentidos, principalmente o da audição, para suprir a ausência da visão. Peça a eles que identifiquem sons vindos da quadra (corrida dos colegas, a conversa dos colegas, as orientações do aluno "guia"), para através deles se orientarem no espaço.

Dica: Os alunos que estão como "guia" não devem puxar o seu parceiro de dupla, durante a corrida, os dois devem correr juntos. Na sua turma, provavelmente, nem todos os alunos conseguirão correr com a mesma velocidade, uns são mais rápidos, outros mais lentos, mas isso não pode se tornar uma barreira, para a realização da atividade em conjunto, mostre aos alunos a importância de respeitar as diferenças e buscar soluções que sejam benéficas para o coletivo.

Recursos Complementares
Avaliação

Promova um debate com os alunos abordando as seguintes questões:

A aula de educação física serviu para uma melhor compreensão sua das dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras de deficiência visual?

Qual a maior dificuldade em deslocar-se de olhos fechados?

Você seria capaz de deslocar-se pela escola de olhos fechados? Porque?

As atividades desenvolvidas nesta aula ajudaram você a confiar mais nos seus colegas de turma? Porque?

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.