Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que a capa de revista nos diz?

 

02/06/2010

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar aspectos linguísticos e não linguísticos nas capas de revistas;
  • relacionar as escolhas do produtor da capa com a maneira que ele pretende que o interlocutor leia a revista/matéria da capa;
  • examinar ponto de vista da revista perante a matéria destacada ou situação divulgada;
  • compreender as capas de revista como gêneros textuais;
  • criar capas de revistas “imaginárias” para retratar uma situação específica;
  • noções mais amplas de letramento digital ao criar capa de revistas online ou modificar fotos.  
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  •  utilização do computador (navegar na internet);
  • estrutura de um texto dissertativo para a produção de um ensaio;
  • funcionamento de um debate.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • atividades em duplas;
  • discussões coletivas;
  • debate.

Recursos:

  • tutorial;
  • capas de revistas;
  • data show;
  • conexão com a internet.   

Aula 1

Atividade 1   

Para motivar os estudantes a estudarem o tema, o professor iniciará a aula questionando sobre:

  • o hábito deles em relação à leitura de revistas e jornais;
  • a parte da revista ou jornal que prende mais a atenção;
  • o que chama a atenção na capa das revistas: os textos ou as imagens e o porquê;
  • o conhecimento dos critérios ou pelo menos a suspeição de como são escolhidas as capas de revistas;
  • o tipo de revista que mais gostam e o porquê;
  • se já pensaram em produzir uma capa de revista com base em um assunto muito discutido socialmente.   

Em seguida, o professor mostrará aos alunos a seguinte capa de revista:

Importante: caso a escola ofereça acesso à Internet, é interessante que o professor trabalhe em um laboratório de informática ou ainda que utilize o data show conectado à rede para mostrar o acervo digital da revista Veja onde contém todas as edições integrais e digitalizadas do periódico. Acervo digital disponível em: http://www.veja.com.br/acervodigital/home.aspx   

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/101001/capa.html  

Fonte: Revista VEJA, edição 1721, ano 34 - nº 40 de 10 de outubro de 2001.   

Oralmente, o professor conduzirá os alunos a uma reflexão sobre a capa mostrada, questionando:   

  1. Qual o nome desta revista?
  2. É possível qualificar a revista apenas pelo nome? Ou ainda: a revista, a partir de seu conhecimento de mundo, já te informa alguma coisa antecipadamente?
  3. Que público costuma ler a revista?
  4. Qual a imagem em destaque na capa?
  5. A partir dessa imagem é possível pensar sobre o quê?
  6. Há condições de saber se se trata de um homem ou uma mulher? Por quê?
  7. Qual a razão do encobrimento da pessoa por um tecido?
  8. Onde você imagina que essa pessoa possa estar? O que o levou a essa conclusão?
  9. Qual a predominância de cores dessa capa de revista?  
  10. “Fundamentalismo” sugere alguma coisa a você?  
  11. Além disso, o que os pontos em linguagem escrita apresentados revelam?  
  12. É possível relacionar a imagem com o título “Fé cega e mortal”?
  13. Qual a sua sensação acerca do que vê?   

Depois desse debate inicial acerca da capa da revista, o professor levará a reportagem “O que querem os fundamentalistas” xerocopiada que faz referência à imagem da capa (Revista VEJA, edição 1721, ano 34 - nº 40 de 10 de outubro de 2001, p. 50 a 55). Se tiver conexão à internet, o professor poderá apenas disponibilizar a reportagem por meio do acervo digital da revista Veja:   http://www.veja.com.br/acervodigital/home.aspx  (procurar primeiro pelo ano de 2001 depois procurar pelo mês outubro). Durante a leitura do texto jornalístico, os alunos anotarão o que julgarem importante para a compreensão da capa (isso será útil a eles em momento posterior). Lida a reportagem, os alunos terão melhor oportunidade para refletir acerca dos questionamentos que seguem:    

  1. Vocês acreditam que esta foto da capa da revista Veja ressalta as diferenças entre as pessoas que vivem no Afeganistão e as pessoas que vivem no ocidente? Por quê?  
  2. Agora, vocês são capazes de explicar a palavra "fundamentalismo"? Por que ela foi escrita sobre a faixa preta?  
  3. Muda, depois de lida a reportagem, a relação entre a imagem e o título “Fé cega e mortal”?
  4. Quem foram os "homens das cavernas"? Por que a revista se refere dessa maneira aos homens que vivem no Afeganistão? O que ela sugere usando essa expressão?  
  5. O que são "células"? O que a revista quer dizer ao afirmar que Osama bin Laden tem células em mais de 40 países? O que isso significa em relação à guerra aos terroristas?  
  6. Qual o significado da palavra "fundamentalista"? Quem é "Alá"? O que significa "dominar o mundo"?  
  7. O último tópico da capa chama a atenção para a situação em que vive a mulher em certos países islâmicos. O que sugere as expressões "rotina de submissão e tortura da mulher"?
  8. Conforme análise feita sobre a capa da revista, pode-se dizer que a Veja com relação aos países islâmicos “vende” uma imagem positiva ou negativa?

Perguntas baseadas no questionário disponível em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.lago.com.br/vitoria_regia/img_vitoria/portugues/img_port/capa_veja.JPG&imgrefurl=http://www.lago.com.br/vitoria_regia/portugues/pr_pag.htm&usg=__MKqowefP3lWrkNTv9QPI3A_1Tbc=&h=801&w=596&sz=81&hl=pt-BR&start=5&um=1&itbs=1&tbnid=LuvXSFzW-JFc5M:&tbnh=143&tbnw=106&prev=/images%3Fq%3Dcapas%2Bde%2Brevista%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1R2SUNC_pt-BRBR375%26tbs%3Disch:1 

Atividade 2   

Depois da análise oral da primeira capa de revista, o professor demandará dos alunos uma produção de texto com base nos aspectos verbais e não verbais discutidos. A proposta é que o aluno trabalhe em duplas e faça um pequeno ensaio explicativo da capa. Neste ensaio, os alunos deverão explciar como a linguagem verbal e não verbal se relaciona para a produção de sentidos. Neste momento, tanto as informações anotadas pelos alunos durante a leitura da reportagem quanto a discussão coletiva sobre as perguntas do professor (atividade 1) o auxiliarão na produção do ensaio.

Importante: esta atividade configura-se como uma avaliação na medida em que o professor, por meio da leitura do ensaio, conseguirá medir o quanto a discussão foi produtiva ou não.   

Aula 2

Atividade 1   

Neste primeiro momento desta aula, depois do ensaio pronto, os alunos trocarão as produções e numa roda de conversa apresentarão a opinião acerca do texto do(s) colega(s): o que faltou? O que ficou bom? O que poderia ter falado de forma mais contundente? Etc.

Importante: esta atividade contribui para os alunos exercitarem e desenvolverem sua capacidade argumentativa e avaliativa. O professor deve interferir o menos possível e provocar a discussão quando esta não acontecer ou ainda acalmar os ânimos quando houver algum comentário pejorativo ou ainda que suscite discussão desnecessária.     

Atividade 2  

 O foco desta atividade será entender a capa de revista como um gênero. Para isso, o professor deverá levar para a sala de aula exemplares de revistas (periódicos) diversos. Os alunos terão de formar 5 grupos e a cada grupo serão dadas, em média, 10 revistas diferentes. Seguem algumas sugestões de revistas para cada grupo:

Importante: caso o professor não consiga muitos exemplares diferentes, basta que ele projete a capa das revistas por meio do data show, sem, necessariamente, a internet ou ainda leve os alunos para o laboratório de informática e faça-os pesquisar na rede pelos sites das capas de revistas postados.

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/051005/imagens/capa380.jpg 

http://img.photobucket.com/albums/v479/elane123/News/revista_2004_contigo.jpg 

  http://img.timeinc.net/time/magazine/archive/covers/2006/1101060410_400.jpg 

http://www.viuisso.com.br/wp-content/uploads/2009/03/015897600.jpg 

http://www.lovingbags.com/denise/capa_vogue_grande.jpg 

http://media.photobucket.com/image/capas%20de%20revistas/tati_mantovani/capaCOLEOMOSQUECRIAMN57.jpg 

http://farm3.static.flickr.com/2251/2318149325_fe31ef8dfb_o.jpg 

http://gabisalves.blogspot.com/2010/05/miley-cyrus-saiu-na-capa-da-revista.html 

http://historia.abril.com.br/revista/ 

http://i31.tinypic.com/2i6z1uc.jpg 

Depois de uma primeira visualização das capas, os alunos atentarão agora para aspectos temáticos, estruturais e estilísticos. O professor distribuirá para cada grupo um tutorial de modo que os alunos sigam as instruções para posterior apresentação do gênero capa de revista e efeitos de sentido decorrentes dessa análise.   

TUTORIAL

Este tutorial é composto por perguntas que ajudarão vocês a pensar sobre as capas de revistas como um gênero discursivo que contém basicamente uma estrutura composicional, um tema e um estilo próprios. Depois de refletirem sobre os questionamentos, vocês terão de escolher uma revista e apresentar a capa dela com base na reflexão propiciada por este tutorial.   

  1. Todas as capas de revistas possuem nome?
  2. Como esse nome aparece?
  3. Qual o tipo de letra escolhida para o nome?
  4. E qual a relação desse tipo com os demais tipos de letras escolhidos na revista (se tiver)?
  5. Todas as capas de revistas apresentam imagem?
  6. Como essa imagem é apresentada?
  7. Em primeiro ou segundo plano? E quais os efeitos de sentido provocados?
  8. Existe mais de uma imagem? Como é a disposição dela(s) na página?
  9. O que essa disposição te indica?
  10. E as cores utilizadas? Existe alguma relação com o assunto?
  11. Como é a disposição gráfica do desenho e das letras?
  12. Todas as revistas apresentam um assunto específico na capa ou apresentam tudo que a edição contém?
  13. Sempre aparece o texto verbal? Qual o espaço para esse texto?
  14. Normalmente é apresentada a editora na capa? Se sim, qual o espaço reservada a ela?
  15. Existe preço na capa?
  16. O que mais lhe chamou a atenção? Por quê?   

Atividade 3   

Chegou o momento da apresentação da capa de revista como gênero. Para isso, cada grupo apresentará uma capa de revista e explorará seus aspectos linguístico-discursivos, conforme orientações dadas no tutorial.     

Aula 3

Atividade   

Nesta aula, o professor deverá organizar com os alunos um debate. O objetivo é que eles se organizem em dois grandes grupos para analisar e defender um posicionamento da revista com relação à sua capa. Algumas sugestões de capas de revista que permitem posicionamentos diversos ou suscitam leituras díspares:

http://www.fiocruz.br/ccs/media/rev_aids5.jpg 

http://www.curiosando.com.br/imagens/2009/9set/capas-6.jpg 

http://veja.abril.com.br/140410/capa.html 

http://1.bp.blogspot.com/_9gsA5K9sS94/R-AVJWbVEjI/AAAAAAAAAmk/e37tE7nT_Rk/s400/Capa+da+Revista+Veja-1.jpg 

http://veja.abril.com.br/280410/capa.html 

(Nesta capa, em especial, o professor poderá problematizar o desenho colocado no canto superior direito de Dilma e José Serra, ambos candidatos á presidência do Brasil – quais os efeitos provocados pela imagem?)   

Para a realização do debate é importante que o professor consiga dividir a turma em dois grupos, nos quais um dos grupos defende uma leitura diversa do outro em relação à mesma capa de revista. O professor exibirá em data show a capa de revista e dará um tempo aproximadamente de 20 minutos para que os alunos apresentem uma leitura possível dessa capa e listem argumentos para defendê-la com base no estudo do gênero (claro que o professor deve prestar atenção nas leituras dos grupos, no momento da preparação do debate, para que ela possa ser validada e para que não seja a mesma). Depois disso, o professor dará o tempo de 30 minutos para o debate acontecer. Estipulará junto aos alunos regras para a condução da discussão que poderão ser: cada grupo tem o tempo de 5 minutos para apresentar a leitura da capa; 2 minutos para 3 posicionamentos diferentes de cada grupo; 2 minutos para réplicas e 1 minuto para a tréplica.   

Aula 4

Atividade   

Esta aula é destinada à produção de capas de revista. Para isso, na aula anterior, o professor já terá solicitado aos alunos levar para a escola fotos pessoais digitalizadas e armazenadas em pen drives ou afins. O aluno terá a opção de criar sua capa utilizando o Paint, por exemplo, ou com ajuda de programas disponibilizados na web, como:

http://www.flickr.com/groups/facasuarevista/

http://www.semfrescura.net/capas/  

http://www.fototelas.com.pt/capa_revista.htm  

http://oblog.virgula.uol.com.br/omedi/2009/03/crie-sua-propria-capa-de-revista/  

http://www.magmypic.com/    

O professor deverá solicitar dos alunos que acessem os links abaixo para pesquisarem sobre fotos interessantes:

http://www.flickr.com/explore/interesting/7days/ 

ou montar suas fotos:

http://www.fotomontagens.net/  

http://www.photoshopcreative.com.br/pesquisa/?pesquisa=Capa%20de%20Revista&pagina=1&mdl=1     

Importante: O professor decidirá pelo tema da capa a gosto do aluno ou poderá sugestionar temas atuais para a criação da capa (neste último caso, o professor pode trabalhar interdisciplinarmente com outras áreas do conhecimento). Depois de prontas, as capas deverão ser impressas e expostas no mural da escola, mesmo se elas forem disponibilizadas digitalmente por meio de algum site ou blog.  

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados conforme proposta de atividade nas aulas:

  • participação nas discussões orais sobre capa de revista;
  • produção do ensaio sobre análise oral da constituição das capas de revista;
  • avaliação do ensaio dos colegas;
  • apresentação da capa de revista (como gênero);
  • participação produtiva no debate e defesa de uma leitura possível de uma capa;
  • produção de uma capa de revista.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sueli Beker, Escola pública , Paraná - dijo:
    suelibeker@hotmail.com

    16/09/2010

    Quatro estrelas

    Uma maneira muito prática de trabalhar o gênero capa de revista, oralidade, e gênero opinião.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.