02/06/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Para motivar os estudantes a estudarem o tema, o professor iniciará a aula questionando sobre:
Em seguida, o professor mostrará aos alunos a seguinte capa de revista:
Importante: caso a escola ofereça acesso à Internet, é interessante que o professor trabalhe em um laboratório de informática ou ainda que utilize o data show conectado à rede para mostrar o acervo digital da revista Veja onde contém todas as edições integrais e digitalizadas do periódico. Acervo digital disponível em: http://www.veja.com.br/acervodigital/home.aspx
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/101001/capa.html
Fonte: Revista VEJA, edição 1721, ano 34 - nº 40 de 10 de outubro de 2001.
Oralmente, o professor conduzirá os alunos a uma reflexão sobre a capa mostrada, questionando:
Depois desse debate inicial acerca da capa da revista, o professor levará a reportagem “O que querem os fundamentalistas” xerocopiada que faz referência à imagem da capa (Revista VEJA, edição 1721, ano 34 - nº 40 de 10 de outubro de 2001, p. 50 a 55). Se tiver conexão à internet, o professor poderá apenas disponibilizar a reportagem por meio do acervo digital da revista Veja: http://www.veja.com.br/acervodigital/home.aspx (procurar primeiro pelo ano de 2001 depois procurar pelo mês outubro). Durante a leitura do texto jornalístico, os alunos anotarão o que julgarem importante para a compreensão da capa (isso será útil a eles em momento posterior). Lida a reportagem, os alunos terão melhor oportunidade para refletir acerca dos questionamentos que seguem:
Perguntas baseadas no questionário disponível em:
Atividade 2
Depois da análise oral da primeira capa de revista, o professor demandará dos alunos uma produção de texto com base nos aspectos verbais e não verbais discutidos. A proposta é que o aluno trabalhe em duplas e faça um pequeno ensaio explicativo da capa. Neste ensaio, os alunos deverão explciar como a linguagem verbal e não verbal se relaciona para a produção de sentidos. Neste momento, tanto as informações anotadas pelos alunos durante a leitura da reportagem quanto a discussão coletiva sobre as perguntas do professor (atividade 1) o auxiliarão na produção do ensaio.
Importante: esta atividade configura-se como uma avaliação na medida em que o professor, por meio da leitura do ensaio, conseguirá medir o quanto a discussão foi produtiva ou não.
Aula 2
Atividade 1
Neste primeiro momento desta aula, depois do ensaio pronto, os alunos trocarão as produções e numa roda de conversa apresentarão a opinião acerca do texto do(s) colega(s): o que faltou? O que ficou bom? O que poderia ter falado de forma mais contundente? Etc.
Importante: esta atividade contribui para os alunos exercitarem e desenvolverem sua capacidade argumentativa e avaliativa. O professor deve interferir o menos possível e provocar a discussão quando esta não acontecer ou ainda acalmar os ânimos quando houver algum comentário pejorativo ou ainda que suscite discussão desnecessária.
Atividade 2
O foco desta atividade será entender a capa de revista como um gênero. Para isso, o professor deverá levar para a sala de aula exemplares de revistas (periódicos) diversos. Os alunos terão de formar 5 grupos e a cada grupo serão dadas, em média, 10 revistas diferentes. Seguem algumas sugestões de revistas para cada grupo:
Importante: caso o professor não consiga muitos exemplares diferentes, basta que ele projete a capa das revistas por meio do data show, sem, necessariamente, a internet ou ainda leve os alunos para o laboratório de informática e faça-os pesquisar na rede pelos sites das capas de revistas postados.
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/051005/imagens/capa380.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v479/elane123/News/revista_2004_contigo.jpg
http://img.timeinc.net/time/magazine/archive/covers/2006/1101060410_400.jpg
http://www.viuisso.com.br/wp-content/uploads/2009/03/015897600.jpg
http://www.lovingbags.com/denise/capa_vogue_grande.jpg
http://media.photobucket.com/image/capas%20de%20revistas/tati_mantovani/capaCOLEOMOSQUECRIAMN57.jpg
http://farm3.static.flickr.com/2251/2318149325_fe31ef8dfb_o.jpg
http://gabisalves.blogspot.com/2010/05/miley-cyrus-saiu-na-capa-da-revista.html
http://historia.abril.com.br/revista/
http://i31.tinypic.com/2i6z1uc.jpg
Depois de uma primeira visualização das capas, os alunos atentarão agora para aspectos temáticos, estruturais e estilísticos. O professor distribuirá para cada grupo um tutorial de modo que os alunos sigam as instruções para posterior apresentação do gênero capa de revista e efeitos de sentido decorrentes dessa análise.
TUTORIAL
Este tutorial é composto por perguntas que ajudarão vocês a pensar sobre as capas de revistas como um gênero discursivo que contém basicamente uma estrutura composicional, um tema e um estilo próprios. Depois de refletirem sobre os questionamentos, vocês terão de escolher uma revista e apresentar a capa dela com base na reflexão propiciada por este tutorial.
Atividade 3
Chegou o momento da apresentação da capa de revista como gênero. Para isso, cada grupo apresentará uma capa de revista e explorará seus aspectos linguístico-discursivos, conforme orientações dadas no tutorial.
Aula 3
Atividade
Nesta aula, o professor deverá organizar com os alunos um debate. O objetivo é que eles se organizem em dois grandes grupos para analisar e defender um posicionamento da revista com relação à sua capa. Algumas sugestões de capas de revista que permitem posicionamentos diversos ou suscitam leituras díspares:
http://www.fiocruz.br/ccs/media/rev_aids5.jpg
http://www.curiosando.com.br/imagens/2009/9set/capas-6.jpg
http://veja.abril.com.br/140410/capa.html
http://veja.abril.com.br/280410/capa.html
(Nesta capa, em especial, o professor poderá problematizar o desenho colocado no canto superior direito de Dilma e José Serra, ambos candidatos á presidência do Brasil – quais os efeitos provocados pela imagem?)
Para a realização do debate é importante que o professor consiga dividir a turma em dois grupos, nos quais um dos grupos defende uma leitura diversa do outro em relação à mesma capa de revista. O professor exibirá em data show a capa de revista e dará um tempo aproximadamente de 20 minutos para que os alunos apresentem uma leitura possível dessa capa e listem argumentos para defendê-la com base no estudo do gênero (claro que o professor deve prestar atenção nas leituras dos grupos, no momento da preparação do debate, para que ela possa ser validada e para que não seja a mesma). Depois disso, o professor dará o tempo de 30 minutos para o debate acontecer. Estipulará junto aos alunos regras para a condução da discussão que poderão ser: cada grupo tem o tempo de 5 minutos para apresentar a leitura da capa; 2 minutos para 3 posicionamentos diferentes de cada grupo; 2 minutos para réplicas e 1 minuto para a tréplica.
Aula 4
Atividade
Esta aula é destinada à produção de capas de revista. Para isso, na aula anterior, o professor já terá solicitado aos alunos levar para a escola fotos pessoais digitalizadas e armazenadas em pen drives ou afins. O aluno terá a opção de criar sua capa utilizando o Paint, por exemplo, ou com ajuda de programas disponibilizados na web, como:
http://www.flickr.com/groups/facasuarevista/
http://www.semfrescura.net/capas/
http://www.fototelas.com.pt/capa_revista.htm
http://oblog.virgula.uol.com.br/omedi/2009/03/crie-sua-propria-capa-de-revista/
O professor deverá solicitar dos alunos que acessem os links abaixo para pesquisarem sobre fotos interessantes:
http://www.flickr.com/explore/interesting/7days/
ou montar suas fotos:
http://www.photoshopcreative.com.br/pesquisa/?pesquisa=Capa%20de%20Revista&pagina=1&mdl=1
Importante: O professor decidirá pelo tema da capa a gosto do aluno ou poderá sugestionar temas atuais para a criação da capa (neste último caso, o professor pode trabalhar interdisciplinarmente com outras áreas do conhecimento). Depois de prontas, as capas deverão ser impressas e expostas no mural da escola, mesmo se elas forem disponibilizadas digitalmente por meio de algum site ou blog.
Para ajudar o professor a dinamizar a análise de capas de revista:
http://blogdoparaiso.blogspot.com/2008/04/anlise-conparativa-das-capas-das.html
http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem16/COLE_2086.pdf
http://www.filologia.org.br/ixfelin/trabalhos/resumos/analise_semiotica_verbal_texto_de_capa.htm
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000442696
http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/rbcc/article/viewDownloadInterstitial/4811/4524
http://www.pucsp.br/isfc/proceedings/Artigos%20pdf/23id_pinheiro_m_489a513.pdf
http://www.fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST48/Lilian_Santana_Silva_48.pdf
Os alunos serão avaliados conforme proposta de atividade nas aulas:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/09/2010
Quatro estrelasUma maneira muito prática de trabalhar o gênero capa de revista, oralidade, e gênero opinião.