17/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Para esta aula as crianças precisam saber que a colméia é a casa da abelha, geralmente feita com mel.
ATIVIDADE: Conhecendo a vida das abelhas na colméia
1º Momento: Motivar as crianças para estudar sobre as colméias
Como sugestão, o professor inicia a aula assistindo junto com as crianças a um filme que mostra como é organizada uma colméia, como por exemplo, o filme “Bee Movie”. Nele Barry B. Benson é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeita em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina, Vanessa. Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.
O professor deverá explicar para as crianças o conteúdo do filme antes de sua exibição. Durante o filme é importante que sejam dadas pausas nas cenas em que aparecem as abelhas na colméia para que as crianças observem e discutam as funções que cada abelha exerce na colméia.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_oqGCHtMq6hM/R_rDXK_H4RI/AAAAAAAAAPI/MeQYw7qlxJs/s320/bee+movie.jpg
Trailer dublado: http://www.youtube.com/watch?v=puXINdXQgRo
2º Momento: Após assistirem ao filme, o professor deve promover uma discussão sobre a forma de moradia das abelhas, as funções que cada abelha exerce dentro e fora da colméia, como os homens utilizam os produtos fabricados pelas abelhas. O professor deverá incluir na discussão questões relacionadas ao filme, como também, realizar questionamentos como:
Nesse momento o professor registra os saberes das crianças e assume o papel de escriba registrando as ideias das crianças em forma de texto coletivo.
3º Momento: Leitura de imagens.
O professor deverá trazer imagens das abelhas na colméia e solicitar que as crianças descrevam o que observam. Em seguida, cada criança irá representar por meio do desenho e da escrita o que elas observaram nas imagens e lhes chamaram mais atenção.
Fonte: http://maisagronegocio.com/wp-content/uploads/2010/08/apicultura-abelhas.gif
4º Momento: Usando o jogo simbólico para expressar os novos conhecimentos
As crianças, no cotidiano, usam a improvisação para brincar e se aventurar no jogo simbólico. Desse modo, a improvisação entra como recurso para se discutir as ações e funções exercidas pelas abelhas dentro e fora da colméia.
O professor irá propor que as crianças representem através da dramatização alguns conhecimentos adquiridos em relação às abelhas. Antes da realização da atividade é importante que o professor discuta o conteúdo que entra na dramatização (as funções exercidas pelas abelhas na colméia). Nesse momento as crianças devem discutir como o corpo deve fazer para se expressar, sem que haja fala ou sons, recordando situações vivenciadas pelas abelhas ao assistirem o filme "Bee Movie".
Site sobre abelhas:
http://www.brasilescola.com/animais/abelha.htm
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10690/open/file/livro.swf?sequence=7
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19959
Avaliar se as crianças conseguiram:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!