Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A vida das abelhas na colméia

 

17/02/2011

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber o modo de vida das abelhas, destacando a organização, distribuição das atividades e atribuições de cada membro da colméia
Duração das atividades
A atividade será dividida em quatro momentos com duração de 15 a 20 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula as crianças precisam saber que a colméia é a casa da abelha, geralmente feita com mel.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE: Conhecendo a vida das abelhas na colméia

1º Momento: Motivar as crianças para estudar sobre as colméias

Como sugestão, o professor  inicia a aula assistindo junto com as crianças a um filme que mostra como é organizada uma colméia, como por exemplo, o filme “Bee Movie”. Nele Barry B. Benson é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeita em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina, Vanessa. Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.

O professor deverá explicar para as crianças o conteúdo do filme antes de sua exibição. Durante o filme é importante que sejam dadas pausas nas cenas em que aparecem as abelhas na colméia para que as crianças observem e discutam as funções que cada abelha exerce na colméia.

 

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_oqGCHtMq6hM/R_rDXK_H4RI/AAAAAAAAAPI/MeQYw7qlxJs/s320/bee+movie.jpg

Trailer dublado: http://www.youtube.com/watch?v=puXINdXQgRo

2º Momento: Após assistirem ao filme, o professor deve promover uma discussão sobre a forma de moradia das abelhas, as funções que cada abelha exerce dentro e fora da colméia, como os homens utilizam os produtos fabricados pelas abelhas. O professor deverá incluir na discussão questões relacionadas ao filme, como também, realizar questionamentos como:

  • Como vivem as abelhas?
  • Onde elas moram?
  • Elas trabalham? Fazendo que funções?

 

Nesse momento o professor registra os saberes das crianças e assume o papel de escriba registrando as ideias das crianças em forma de texto coletivo.

 

3º Momento: Leitura de imagens.

O professor deverá trazer imagens das abelhas na colméia e solicitar que as crianças descrevam o que observam. Em seguida, cada criança irá representar por meio do desenho e da escrita o que elas observaram nas imagens e lhes chamaram mais atenção.

 

Fonte: http://maisagronegocio.com/wp-content/uploads/2010/08/apicultura-abelhas.gif

4º Momento: Usando o jogo simbólico para expressar os novos conhecimentos

As crianças, no cotidiano, usam a improvisação para brincar e se aventurar no jogo simbólico. Desse modo, a improvisação entra como recurso para se discutir as ações e funções exercidas pelas abelhas dentro e fora da colméia.

O professor irá propor que as crianças representem através da dramatização alguns conhecimentos adquiridos em relação às abelhas. Antes da realização da atividade é importante que o professor discuta o conteúdo que entra na dramatização (as funções exercidas pelas abelhas na colméia). Nesse momento as crianças devem discutir como o corpo deve fazer para se expressar, sem que haja fala ou sons, recordando situações vivenciadas pelas abelhas ao assistirem o filme "Bee Movie".

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Expressar suas ideias;
  • compreender o filme, expressando-se através da linguagem oral, da escrita e do desenho;
  • participar da dramatização utilizando os recursos de representação para improvisar a forma como as abelhas estão organizadas na colméia
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.