Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Poesia e futebol: gol de letra.

 

18/06/2010

Autor y Coautor(es)
wendell de freitas amaral
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar textos poéticos que tratam do tema futebol;
  • conceituar metáfora e imagem poética como recurso semântico;
  • reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas;
  • construir imagens poéticas adequadas ao tema/contexto e aos efeitos de sentido pretendidos.
Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

Para a primeira aula, não é necessário que o professor se preocupe com a conceituação ou apesentação de textos teóricos sobre poesia ou futebol. Esta aula será um debate, ou melhor, uma coleta de informações que se dará entre os alunos para que saibam até que ponto conhecem a cultura do futebol: origem, manifestações sociais, clubes e seleções, edições de copas do mundo, principais atletas e expressões comuns entre os boleiros. O professor será o mediador e poderá pedir que se dividam em pequenos grupos (3 alunos ou duplas) e que cada um desses grupos pesquise determinado aspecto referente ao esporte, entre aqueles que tenham sido os mais lembrados durante a aula (o professor anota as observações dos alunos e pede para que cada grupo pesquise sobre um tópico diferente).

Essa pesquisa pode ser feita em jornais e revistas especializadas, enciclopédias, livros, e em sites da internet. Abaixo algumas dicas de sites sobre o assunto:

                                                                                                                                                                                                                                          

http://www.suapesquisa.com/futebol/ 

http://www.futebolnarede.com/espec/hist.php 

http://www.jogos.antigos.nom.br/fbotao.asp 

http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html 

http://www.cbf.com.br/php/home.php?e=0         

                                                                                                                                                                                       

2ª aula

Na segunda aula, os grupos apresentam o resultado de suas pesquisas. Nesse momento eles poderão expor dados e imagens referentes à origem do esporte, clubes mais antigos e famosos, jogadores importantes etc. Essa exposição deverá ser oral, enriquecida com cartazes, vídeos, hinos de clubes etc.

A partir daí o professor poderá fazer a ligação entre o futebol, a poesia e a música. O professor estimula também os alunos a demonstrar o que sabem sobre essa relação, muito provavelmente conhecem textos ou músicas relacionadas ao futebol. Para alguns pode parecer incomum essa ligação, mas logo verão que ela é muito recorrente não só na literatura como na arte musical.

O primeiro texto sugerido é a canção de Chico Buarque, cujo titulo é "O futebol":                                                                                                                                  

                                                                                                                                                                                                                                                    

O Futebol (Chico Buarque)   

Para estufar esse filó

Como eu sonhei

Se eu fosse o Rei

Para tirar efeito igual

Ao jogador

Qual

Compositor

Para aplicar uma firula exata

Que pintor

Para emplacar em que pinacoteca, nega

Pintura mais fundamental

Que um chute a gol

Com precisão

De flecha e folha seca

Parafusar algum joão

Na lateral

Não

Quando é fatal

Para avisar a finta enfim

Quando não é

Sim

No contrapé

Para avançar na vaga geometria

O corredor

Na paralela do impossível, minha nega

No sentimento diagonal

Do homem-gol

Rasgando o chão

E costurando a linha

Parábola do homem comum

Roçando o céu

Um

Senhor chapéu

Para delírio das gerais

No coliseu

Mas

Que rei sou eu

Para anular a natural catimba

Do cantor

Paralisando esta canção capenga, nega

Para captar o visual

De um chute a gol

E a emoção

Da idéia quando ginga

(Para Mané para Didi para Mané Mané para Didi para Mané para Didi

para Pagão para Pelé e Canhoteiro)

Letra disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=ofutebol_89.htm                                                                                                                                                                                                                                                                                      

                                    

Após a atividade de leitura e escuta, o professor abre novamente o espaço de debate para que os alunos exponham seus pontos de vista sobre a letra de Chico Buarque.

O professor, então, com o auxílio de enciclopédias ou do laboratório de informática, propõe aos alunos o preenchimento da seguinte tabela para que fiquem claras algumas alusões e comparações trabalhadas pelo autor do texto:

OBS.: (para as três atividades abaixo envolvendo as tabelas, a sugestão é que os alunos façam duplas de meninos e meninas - dado que elas culturalmente se interessam menos por futebol - para que haja interação e enriquecemento dos conhecimentos de ambos)

REFERÊNCIAS A JOGADORES FAMOSOS

QUEM FOI?

Rei (Pelé)

Mané

Didi

Pagão

Canhoteiro

                                                                                                                                                                                                                                                    

3ª aula

Após o conhecimento das biografias e carreiras futebolísticas dos atletas citados na canção, a segunda tabela destina-se a interpretação das variadas expressões metafóricas referentes à linguagem futebolística presente no texto:

EXPRESSÕES METAFÓRICAS

INTERPRETAÇÃO

Para estufar esse filó

Com precisão/ De flecha e folha seca

Parafusar algum joão

No sentimento diagonal

Do homem-gol

Rasgando o chão

E costurando a linha

Parábola do homem comum/ Roçando o céu

Senhor chapéu

E a emoção/ Da idéia quando ginga

                                                                                                                                                                                                                                                    

Para a atividade de interpretação, o professor poderá, antes, conceituar metáfora e linguagem figurada, se não for do conhecimento dos alunos. Porém, mesmo que não dominem o conceito de metáfora, os exemplos corriqueiros presentes não só na linguagem do futebol como na cotidiana, facilitam a compreensão e sua interpretação de acordo com o contexto. Apenas as expressões "folha seca" (chute batizado por Didi) e "parafusar algum joão" (como dizia Garrincha sobre a imobilidade de seus marcadores), inicialmente, poderão não ser claras para alguns alunos, mas com a pesquisa feita para o preenchimento da primeira tabela é provável que não tenham dificuldades para compreender as metáforas.

                                                                                                                                                                                                                                                    

4ª aula

Para esta aula será utilizado um outro texto, agora um poema de João Cabral de Melo Neto, intitulado "O futebol brasileiro evocado da Europa":

                                                                                                                                                                                                                                                    

O futebol brasileiro evocado da Europa (João Cabral de Melo Neto)   

A bola não é a inimiga

como o touro, numa corrida;

e, embora seja um utensílio

caseiro e que se usa sem risco,

não é o utensílio impessoal,

sempre manso, de gesto usual:

é um utensílio semivivo,

de reações próprias como bicho

e que, como bicho, é mister

(mais que bicho, como mulher)

usar com malícia e atenção

dando aos pés astúcias de mão.

MELO NETO, João Cabral de. Novas seletas. Organização de Luiz Raul Machado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, p. 36.

                                                                                                                                                                                                                                                     

Após a leitura do poema, o professor propõe aos alunos que tentem explicar a comparação que o poeta faz entre a bola e o touro, ou seja, entre o jogo de futebol e a corrida de touros, culturalmente, manifestações populares que simbolizam o Brasil e a Espanha.

Com o auxílio de enciclopédias ou da internet os alunos poderão pesquisar dados da vida de João Cabral de Melo Neto, que como Chico Buarque era apaixonado por futebol, e perceber que sua ligação com a Espanha não é mera coincidência, pois o autor viveu em algumas cidades daquele país e em outras da Europa como funcionário do Itamaraty. Em sua obra é comum referâncias a essa vivência na Espanha.

A partir da pesquisa sobre João Cabral, o professor sugere aos alunos uma outra atividade, agora relatando as imagens que são usadas na comparação entre a bola (futebol) e o touro (corrida), que simbolizam a cultura de cada país, e as metáforas usadas para caracterizar o contato humano com a bola e o touro.

bola - futebol - Brasil

touro - corrida - Espanha

Recursos Complementares
Avaliação

Para a avaliação, o professor se baseará na compreensão dos alunos sobre os textos, no preenchimento correto das tabelas e dos conhecimentos demonstrados sobre o futebol e sua relação com a poesia e a música, assunto dos debates propostos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.