Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Entre a rua, o circo e o esporte: múltiplas possibilidades do pular corda.

 

17/06/2010

Autor y Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As diferentes utilizações do elemento corda, na Ginástica Rítmica, no Circo e nas brincadeiras de rua.

A habilidade do saltar em diferentes contextos   

Criar uma seqüência de movimentos inspirados na Ginástica Rítmica   

Construir um número de circo utilizando o elemento corda.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: Reconhecimento

Duração: aproximadamente 20 min   

Em um laboratório de informática o professor deverá iniciar uma conversa com seus alunos a respeito das múltiplas possibilidades do pular corda. O professor deverá esclarecer que nas próximas aulas eles irão conhecer e vivenciar a corda em três contextos muito distintos: na rua (Jogos e brincadeiras), no esporte (Ginástica Rítmica) e no Circo. Feito isso, ele passa para seus alunos os vídeos abaixo:   

Crianças pulando corda: http://www.youtube.com/watch?v=N_W2CGgzetE&feature=related acesso em maio de 2010    

Apresentação de Ginástica Rítmica com o elemento corda http://www.youtube.com/watch?v=4xxLFYsTv-Y acesso em maio de 2010    

Cena com corda do espetáculo Dralion do Cirque du soleil http://www.youtube.com/watch?v=bTUmZaCuYNA&feature=related acesso em maio de 2010     

Ele deverá perguntar se eles conseguem identificar os ambientes em que a corda esta sendo utilizada. Qual parece ser mais divertido? Onde os movimentos parecem ser mais difíceis de serem executados? Existe alguma diferença entre o número de participantes em cada lugar? Qual é mais bonito de se ver? Esta tocando algo? Qual a diferença entre as músicas? As cordas utilizadas são diferentes?  

Os alunos então deverão ser dividido em três grupos e cada um deverá pesquisar sobre uma dos temas a seguir:

  • A corda na Ginástica Rítmica,
  • a corda nas brincadeiras de rua
  • a corda no circo

Feita a pesquisa, cada grupo deverá socializar com seus colegas o que conseguiram encontrar a respeito de cada tema. Essa socialização deverá ser feita da forma escolhida pelo grupo, o professor deve enfatizar a importância da prática e da experiência nas apresentações que podem acontecer em outro espaço que não o laboratório de informática.

Atividade II: A corda na Ginástica Rítmica

Duração: aproximadamente – 50 min   

O professor deverá apresentar para seus alunos a Ginástica Rítmica, modalidade criada pouco tempo após a Ginástica Artística e possui algumas características semelhantes e outras bem específicas:

“A ginástica Rítmica (...) aposta mais na elegância e na beleza do que no esforço e na resistência. A outra diferença importante entre a Ginástica Desportiva e a Ginástica Artística baseia-se na forma de utilização dos equipamentos, que são complementos dos movimentos na primeira e suporte para as acrobacias na segunda. Neste sentido, a pontuação na Ginástica Rítmica baseia-se não só na execução correta dos movimentos, mas também na graciosidade...” (http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica.html acesso em maio de 2010)  

Um dos aparelhos, utilizado em competições é a corda. O professor deve esclarecer para seus alunos que na competição os atletas precisam cumprir movimentações específicas ou então sua seqüência estará incompleta resultando em perdas de pontos. Feito isso, ele apresenta para os estudantes a tabela fictícia abaixo que simula os movimentos obrigatórios de uma prova de GR.

Movimentações obrigatórias

Nº. de vezes

Saltos por dentro da corda

5 ou mais

Enrolar e desenrolar da corda

1 ou mais

Equilíbrio

1 ou mais

Lançamento e recuperação da corda

1 ou mais

O professor deverá entregar para seus alunos cordas de aproximadamente 2m de comprimento e pedir que eles experimentem movimentações e seqüências a partir das “movimentações obrigatórias”. Os alunos agora deverão criar uma seqüência que contemple todas as movimentações obrigatórias, bem como o número repetições necessárias. Feito isso, eles deverão registrar (desenhos, esquemas e escrita) a seqüência desenvolvida.

Atividade III: A corda no Circo

Duração: aproximadamente – 60 min   

Em uma sala com recursos audiovisuais o professor deverá apresentar para seus alunos o vídeo abaixo do espetáculo Quidam do Cirque de Soleil.  

http://www.youtube.com/watch?v=jYUck8tJJ74&feature=related acesso em maio de 2010 -  

O professor deverá pedir que seus alunos se dividam em grupos de 8 pessoas e cada grupo deverá criar, a partir dos vídeos e das experiências anteriores, um número circense de corda. O número pode ser bem curto (2 a 5 min), e flexível se adequando as vontades e capacidades dos alunos. É importante ressaltar que todos do grupo devem participar da cena. Para complementar a apresentação o professor pode preencher o ambiente com músicas diferentes, que de alguma forma remetam ao universo do circo. Como sugestões aconselho o CD do Barbatuques que pode ser escutado em : http://www.radio.uol.com.br/#/busca/artista/Barbatuques acesso em junho de 2010.    

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_yNBoP45j0OA/SZmzdoJ9ZJI/AAAAAAAAATc/bKfPFWfd7lc/s400/Barbatuques1d.jpg acesso em maio de 2010.              

E a trilha sonora do filme “O fabuloso destino de Amelie Poulain”, algumas das músicas podem ser escutadas nos sites abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=emqO2dTIwOU&feature=related acesso em junho de 2010. 

http://www.youtube.com/watch?v=GWrxs2RDNRU&feature=related acesso em junho de 2010. 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_8AAEUYer_50/Sya4V_DFdlI/AAAAAAAAABo/868N4XCmpv0/s320/Pedido-Trilha-do-Filme-O-Fabuloso-Destino-de-Amelie-Poulain.jpg acesso em maio de 2010.  

Atividade iV: Apresentação e apreciação.

Duração: aproximadamente 20 min.                       

Depois de montado o número, cada grupo irá apresentar seu trabalho para o restante da sala. O professor deverá perguntar se eles querem se apresentar com música e, caso a resposta seja afirmativa, se eles escolhem alguma em especial (dentro das que foram executadas durante o processo) para acompanhar sua apresentação.

Recursos Complementares

Abaixo Links com mais informações sobre Ginástica Rítmica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_r%C3%ADtmica acesso em maio de 2010  

http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica.html acesso em maio de 2010. 

Avaliação

Duração: aproximadamente – 20 min  

Com a turma em roda, o professor deve conversar com seus alunos a respeito das experiências da aula. Quais as diferenças eles percebem entre as três modalidades, agora que puderam vivenciar um pouco de cada uma delas? Quais foram as mais prazerosas? Por quê? Quais foram mais difíceis? Mais tensas? Quais as diferenças entre construir algo individual e algo em grupo?   

Uma forma interessante de registro é tirar fotos do processo e depois pedir que os alunos montem painéis com as fotos, os registros construídos para a seqüência de Ginástica Rítmica e algumas observações ou impressões dos alunos a respeito dos momentos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.