17/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
As diferentes utilizações do elemento corda, na Ginástica Rítmica, no Circo e nas brincadeiras de rua.
A habilidade do saltar em diferentes contextos
Criar uma seqüência de movimentos inspirados na Ginástica Rítmica
Construir um número de circo utilizando o elemento corda.
Não são necessários
Duração: aproximadamente 20 min
Em um laboratório de informática o professor deverá iniciar uma conversa com seus alunos a respeito das múltiplas possibilidades do pular corda. O professor deverá esclarecer que nas próximas aulas eles irão conhecer e vivenciar a corda em três contextos muito distintos: na rua (Jogos e brincadeiras), no esporte (Ginástica Rítmica) e no Circo. Feito isso, ele passa para seus alunos os vídeos abaixo:
Crianças pulando corda: http://www.youtube.com/watch?v=N_W2CGgzetE&feature=related acesso em maio de 2010
Apresentação de Ginástica Rítmica com o elemento corda http://www.youtube.com/watch?v=4xxLFYsTv-Y acesso em maio de 2010
Cena com corda do espetáculo Dralion do Cirque du soleil http://www.youtube.com/watch?v=bTUmZaCuYNA&feature=related acesso em maio de 2010
Ele deverá perguntar se eles conseguem identificar os ambientes em que a corda esta sendo utilizada. Qual parece ser mais divertido? Onde os movimentos parecem ser mais difíceis de serem executados? Existe alguma diferença entre o número de participantes em cada lugar? Qual é mais bonito de se ver? Esta tocando algo? Qual a diferença entre as músicas? As cordas utilizadas são diferentes?
Os alunos então deverão ser dividido em três grupos e cada um deverá pesquisar sobre uma dos temas a seguir:
Feita a pesquisa, cada grupo deverá socializar com seus colegas o que conseguiram encontrar a respeito de cada tema. Essa socialização deverá ser feita da forma escolhida pelo grupo, o professor deve enfatizar a importância da prática e da experiência nas apresentações que podem acontecer em outro espaço que não o laboratório de informática.
Duração: aproximadamente – 50 min
O professor deverá apresentar para seus alunos a Ginástica Rítmica, modalidade criada pouco tempo após a Ginástica Artística e possui algumas características semelhantes e outras bem específicas:
“A ginástica Rítmica (...) aposta mais na elegância e na beleza do que no esforço e na resistência. A outra diferença importante entre a Ginástica Desportiva e a Ginástica Artística baseia-se na forma de utilização dos equipamentos, que são complementos dos movimentos na primeira e suporte para as acrobacias na segunda. Neste sentido, a pontuação na Ginástica Rítmica baseia-se não só na execução correta dos movimentos, mas também na graciosidade...” (http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica.html acesso em maio de 2010)
Um dos aparelhos, utilizado em competições é a corda. O professor deve esclarecer para seus alunos que na competição os atletas precisam cumprir movimentações específicas ou então sua seqüência estará incompleta resultando em perdas de pontos. Feito isso, ele apresenta para os estudantes a tabela fictícia abaixo que simula os movimentos obrigatórios de uma prova de GR.
Movimentações obrigatórias |
Nº. de vezes |
Saltos por dentro da corda |
5 ou mais |
Enrolar e desenrolar da corda |
1 ou mais |
Equilíbrio |
1 ou mais |
Lançamento e recuperação da corda |
1 ou mais |
O professor deverá entregar para seus alunos cordas de aproximadamente 2m de comprimento e pedir que eles experimentem movimentações e seqüências a partir das “movimentações obrigatórias”. Os alunos agora deverão criar uma seqüência que contemple todas as movimentações obrigatórias, bem como o número repetições necessárias. Feito isso, eles deverão registrar (desenhos, esquemas e escrita) a seqüência desenvolvida.
Duração: aproximadamente – 60 min
Em uma sala com recursos audiovisuais o professor deverá apresentar para seus alunos o vídeo abaixo do espetáculo Quidam do Cirque de Soleil.
http://www.youtube.com/watch?v=jYUck8tJJ74&feature=related acesso em maio de 2010 -
O professor deverá pedir que seus alunos se dividam em grupos de 8 pessoas e cada grupo deverá criar, a partir dos vídeos e das experiências anteriores, um número circense de corda. O número pode ser bem curto (2 a 5 min), e flexível se adequando as vontades e capacidades dos alunos. É importante ressaltar que todos do grupo devem participar da cena. Para complementar a apresentação o professor pode preencher o ambiente com músicas diferentes, que de alguma forma remetam ao universo do circo. Como sugestões aconselho o CD do Barbatuques que pode ser escutado em : http://www.radio.uol.com.br/#/busca/artista/Barbatuques acesso em junho de 2010.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_yNBoP45j0OA/SZmzdoJ9ZJI/AAAAAAAAATc/bKfPFWfd7lc/s400/Barbatuques1d.jpg acesso em maio de 2010.
E a trilha sonora do filme “O fabuloso destino de Amelie Poulain”, algumas das músicas podem ser escutadas nos sites abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=emqO2dTIwOU&feature=related acesso em junho de 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=GWrxs2RDNRU&feature=related acesso em junho de 2010.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_8AAEUYer_50/Sya4V_DFdlI/AAAAAAAAABo/868N4XCmpv0/s320/Pedido-Trilha-do-Filme-O-Fabuloso-Destino-de-Amelie-Poulain.jpg acesso em maio de 2010.
Duração: aproximadamente 20 min.
Depois de montado o número, cada grupo irá apresentar seu trabalho para o restante da sala. O professor deverá perguntar se eles querem se apresentar com música e, caso a resposta seja afirmativa, se eles escolhem alguma em especial (dentro das que foram executadas durante o processo) para acompanhar sua apresentação.
Abaixo Links com mais informações sobre Ginástica Rítmica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_r%C3%ADtmica acesso em maio de 2010
http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica.html acesso em maio de 2010.
Duração: aproximadamente – 20 min
Com a turma em roda, o professor deve conversar com seus alunos a respeito das experiências da aula. Quais as diferenças eles percebem entre as três modalidades, agora que puderam vivenciar um pouco de cada uma delas? Quais foram as mais prazerosas? Por quê? Quais foram mais difíceis? Mais tensas? Quais as diferenças entre construir algo individual e algo em grupo?
Uma forma interessante de registro é tirar fotos do processo e depois pedir que os alunos montem painéis com as fotos, os registros construídos para a seqüência de Ginástica Rítmica e algumas observações ou impressões dos alunos a respeito dos momentos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!