Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Futebol: Paixão Nacional

 

04/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Mental

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a história do futebol brasileiro

- Reconhecer futebolistas de renome no Brasil

Duração das atividades
4 aulas-hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessário.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

undefined

WORDPRESS.COM Disponível em: http://newsfut.files.wordpress.com/2009/05/futebol-brasil1.jpg acessada em: 24/11/2009.

Todos tem um time de coração, pelo qual esperam ansiosos ao próximo jogo para torcerem e vibrarem devido as jogadas realizados pelos jogadores; independente do resultado do jogo se o time realmente é do coração os torcedores nunca deixarão de torcer por ele.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

OLX.COM.BR Disponível em: http://images03.olx.com.br/ui/2/65/86/18845986_1.jpg acessada em 24/11/2009.

Você trocaria seu time preferido por um outro qualquer?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

undefined

ECONOMIAFINANCAS.COM Disponível em: http://economiafinancas.com/wp-content/uploads/2008/01/futebol.jpg acessada em: 24/11/2009.

Podemos dizer que o futebol é um dos esportes mais populares do mundo.

O futebol tornou-se popular pelo seu jeito simples de ser. Basta uma bola , pessoas com vontade de jogar e traves, para que em qualquer espaço crianças, jovens e adultos possam se divertir com o futebol.

 

Brasil Futebol Clube [Visões do esporte]

 ROTEIRO DE DISCUSSÃO

-Quem inventou o futebol?

- O que é futebol arte?

- Você já viu um gol de letra ou de bicicleta?

- Por quê o futebol pode ser considerada uma paixão nacional?

- Será que o futebol pode ser considerado melhor que outros esportes? Por quê?

- O que seria do brasileiro semo futebol? Ou melhor o que seria do futebol sem o brasileiro?

Atividade

Nesse momento leve os alunos ao laboratório de informática para que realizem pesquisa sobre as regras do futebol da atualidade, quem organiza e cuida para que as regras sejam seguidas corretamente (confederação, federação) e o que é preciso para que aconteça um jogo de futebol (recursos humano e material).

Levar os alunos a refletirem sobre a história do futebol no Brasil através de questionamentos levantados por eles.

Após realização desta atividade  montar com os alunos regras para um campeonato interno de "futebol".

Quem trouxe o futebol para o Brasil?

undefined

ZIP.NET Disponível em: http://ilustrazart.zip.net/images/rtz_millerOK.jpg acessada em: 24/11/2009.

Charles Miller viajou para a Inglaterra aos 9 anos de idade para estudar. Lá conheceu o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe em sua bagagem a primeira bola de futebol e um livro de regras. Podemos dizer que Charles Miller foi o pai do futebol no Brasil.

Hoje o Brasil é o maior formador e expo rtador de futebolistas para o mundo principalmente Europa e Ásia.

CATARSE

Hoje o Brasil é quem abastece os gramados da Europa e Ásia, inúmeros jogadores com formação aqui no Brasil são exportados para lá, só nos clubes europeus há 551 atlatas brasileiros.

O futebol, no Brasil, é o principal espórte do país.

O futebol tornou-se uma paixão para os brasileiros, que freqüentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol".

PRÁTICA SOCIAL FINAL

1. Após pesquisa realizada pelos alunos, com ajuda do professor de Educação Física montar uma competição de futebol entre as turmas, observando que os próprio alunos serão responsáveis por elaborar as regras utilizadas neste campeonato interno

Não esquecendo que este deve oportunizar a participação tanto masculina como feminina.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brasil Futebol Clube [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

- No desenvolver das atividades de maneira contínua dando ênfase ao todo tanto na realização das atividades teóricas principalmente a elaboração das regras pelos alunos quanto na atividade prática (o campeonato em si).

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.