Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


COOPERAÇÃO X COMPETIÇÃO: MODOS DE CONVIVÊNCIA

 

28/05/2010

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Dizer o que se entende por cooperação e competição, tendo como referência as experiências vividas.
  2. Relacionar conceitos teóricos relativos à cooperação e competição.
  3. Identificar situações vividas em sala de aula em que prevalecem atitudes ora cooperativas, ora competitivas e momentos em que ambas acontecem ao mesmo tempo.
  4. Desmistificar a idéia de que a competição é sempre ruim e a cooperação é sempre boa.  
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há ncessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

Atualmente, há várias discussões sobre a importância de desenvolver valores como cooperação, solidariedade, respeito mútuo,  uma vez que se evidencia o caráter competitivo e individualista da sociedade em que vivemos.

Assim, o contexto atual traz inúmeros desafios para a educação, pois vivemos cercados por constantes e rápidas mudanças e por pessoas que parecem estar em contínua competição, em que o vencer é o primordial, independentemente da forma e dos meios utilizados para esse fim. Isto contribui para que as pessoas se tornem excessivamente competitivas e intolerantes com o outro. Mas, ao mesmo tempo, várias situações cotidianas exigem das pessoas atitudes de cooperação, flexibilidade, criatividade, autonomia, criticidade, capacidade de tomar decisões coletivamente, dentre outras. Este paradoxo está presente na Sociedade Contemporânea e, consequentemente, interfere no contexto escolar, que precisa constantemente repensar seus fins, seus valores, sua prática educativa, tendo em vista a necessidade de se formar indivíduos mais cooperativos e solidários, a fim de que se estabeleça uma convivência mais saudável e respeitosa  entre as pessoas nos diversos segmentos sociais.  

 1ª ATIVIDADE: Alunos distribuídos em pequenos grupos. Cada grupo deverá discutir e registrar em uma folha o que entende por “cooperação e competição”. Em seguida, cada grupo deverá compartilhar a sua produção com toda a turma.

Após a socialização, cada grupo deverá receber uma folha contendo conceitos de alguns autores sobre cooperação e competição, que deverão ser lidos e discutidos pelos alunos, com a mediação do professor (Professor, conceitos de outros autores que julgar importantes poderão ser apresentados aos alunos).

"Cooperação é uma força unificadora, que agrupa uma variedade de indivíduos com interesses separados numa unidade coletiva"(Orlick ,1989)

“A cooperação se constitui em um processo de interação social e os objetivos são comuns, as ações e os benefícios são compartilhados e não existem perdedores. Já a competição, mesmo vista como um processo de interação social, possui objetivos e ações mutuamente excludentes. Por isso, os benefícios encontram-se voltados apenas para alguns e, ao final, existem ganhadores e perdedores (Brotto, 1999).    

“A principal diferença entre cooperação e competição é que no primeiro todos cooperam e ganham, eliminando-se o medo do fracasso e aumentando-se a auto-estima e a confiança em si mesmo. Ao passo que, no segundo, a valorização e o reforço são deixados ao acaso ou concedidos apenas ao vencedor, o que gera frustração, medo e insegurança” (Orlick, 1989).  

Fontes: http://www.cdof.com.br/escola3.htm   Jogos cooperativos x jogos competitivos “ Uma perspectiva da preferência dos alunos, entre os jogos cooperativos e jogos competitivos.”

http://www.cdof.com.br/recrea9.htm  "Educação para convivência e a cooperação" 

Prosseguindo, o professor solicitará aos alunos que estabeleçam relações entre os significados dados por eles aos termos cooperação e competição e os conceitos dos autores acima citados, analisando as semelhanças e as diferenças entre eles.  

2ª ATIVIDADE: Enigmas lógicos ilustrados

Com os alunos ainda em grupos, o professor apresentará um enigma de cada vez para que cada grupo leia e tente resolvê-lo, conjuntamente, de acordo com o tempo estipulado pelo professor. Pedirá também aos alunos que fiquem atentos ao funcionamento do grupo ao resolver cada enigma (Professor, caso considere mais facilitador para os alunos, você poderá também entregar uma cópia dos enigmas para cada grupo).  

 a)    Engima 1: O comilão misterioso

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/enigma2_resposta.htm 

b) Enigma 2: O incrível roubo no museu

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/enig3_p1.htm 

Após o término da resolução dos enigmas, o professor abrirá espaço para que os grupos compartilhem as respostas dadas a eles, discutindo-as.      

Na sequência, o professor lançará questões tais como: Houve diferenças entre os colegas na forma de resolver a tarefa proposta? Essas diferenças atrapalharam ou colaboraram para o trabalho do grupo? Conseguiram respeitar os diferentes ritmos dos colegas ao resolver os enigmas? Negociaram idéias quanto à resolução dos enigmas? Levaram em conta as idéias, as opiniões uns dos outros? Alguém se sentiu excluído ou se isolou do grupo? Houve um momento em que os membros do grupo começaram realmente a cooperar? Quais as atitudes dos participantes do grupo que vocês consideram como cooperativas? E quais as que consideram competitivas? Nesta atividade predominou atitudes cooperativas ou competitivas? Vocês afirmariam que houve momentos de cooperação e de competição entre os grupos nesta mesma atividade? Por quê? (Professor, se alguns grupos não conseguirem solucionar os enigmas, é importante refletir com os alunos os motivos, as atitudes que podem ter dificultado a resolução dos mesmos pelo grupo).  

 Em seguida, coletivamente, os alunos deverão identificar e analisar situações vividas em sala de aula em que prevaleceram atitudes ora cooperativas, ora competitivas e momentos em que ambas aconteceram ao mesmo tempo.

3ª ATIVIDADE: Para enriquecer e problematizar as discussões, o professor deverá perguntar: Podemos dizer que cooperar é sempre bom? E competir é sempre ruim? Quais as situações que vocês se lembram em que cooperar não foi tão bom e que competir não foi ruim? O que vocês podem ganhar quando perdem? O que vocês podem perder quando ganham?   

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor solicitará que leiam as duas afirmações abaixo, relativas à competição e que se posicionem em relação a elas, ou seja, se concordam ou discordam do autor, justificando a sua colocação (Professor, você poderá entregar a cada aluno uma folha contendo as afirmações apresentadas):  

 “Quando saudável, a competição pode permitir que uma pessoa chegue a um desempenho que dificilmente conseguiria alcançar sem a contraposição de outra. Assim, a presença do outro em situações de comparação e disputa pode levar a um significativo aprimoramento cognitivo, afetivo, motor e social” (Schultz).  

 “A competição é prejudicial quando há a tentativa de trapacear, quando há um gasto excessivo de energia para ganhar ou, ainda, quando representa a diminuição do adversário” (Schultz).   

Fonte: http://www.tiochoquito.com.br/textos_e_artigos_jogoscooperativos.asp   (Professor, para ampliar as discussões relativas a estas questões, você poderá ler o texto disponível neste sítio).   

4ª ATIVIDADE: O professor deverá levar os alunos para o Laboratório de Informática da escola. Em duplas, deverão pesquisar na internet jogos/brincadeiras cooperativos. Em seguida, toda a turma, com a mediação do professor, deverá selecionar e organizar uma lista com os jogos preferidos, contendo os objetivos, as regras, o desenvolvimento de cada jogo.

Professor e alunos poderão socializar este trabalho com alunos de outras salas, durante um período de tempo determinado pelo grupo, realizando alguns jogos e brincadeiras no momento do recreio ou em outras situações previamente planejadas por eles. Poderão contar com a colaboração dos professores da área de Educação Física e de outras áreas de conhecimento da escola para a realização destes momentos (Professor, como forma de contribuir com esta pesquisa, você poderá sugerir alguns sítios aos alunos, onde encontrarão sugestões de jogos, brincadeiras, dinâmicas, enigmas:

http://sitededicas.uol.com.br/enigma.htm  

http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm ). 

Recursos Complementares

Professor, como complemento para a aula, você poderá realizar a leitura do seguinte texto:

 "Cooperação e competição na atualidade" disponível no sítio    http://www.bomdespachomg.com.br/texart13.htm 

 Referências bibliográficas: 

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Santos (SP): Projeto Cooperação, 1999.

ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.                                                                                                                                                                               

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: expressar o que  entendem por cooperação e competição, tendo como referência as experiências vividas; relacionar os significados atribuídos por eles aos termos cooperação e competição com os conceitos de alguns autores; identificar situações vividas em sala de aula em que prevaleceram atitudes ora cooperativas, ora competitivas e momentos em que ambas aconteceram ao mesmo tempo; desmistificar a  idéia de que a competição é sempre ruim e a cooperação é sempre boa; pesquisar, selecionar e organizar jogos cooperativos.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.