08/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte, expressão e conhecimento |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Caro(a) professor(a), esta série de aulas é destinada a discutir por meio de experiências práticas a serem desenvolvidas em sala de aula, os conceitos de música identificados nos sensos comuns cotidianos. Sugerimos para aprofundamento da noção de 'sensos comuns' a leitura do artigo do professor Luís Carlos Lopes (vide link 1 em Recursos Complementares).
Ao mapear ‘preconceitos’ sonoros, buscamos transpor a visão de música limitada à noção de ‘gosto estético’ para uma perspectiva crítica do fenômeno sonoro, que é anterior às categorizações e aos gêneros musicais historicamente estabelecidos. É essencial que antes da aula o professor possa aprofundar a reflexão sobre os seus próprios conceitos do que considera música ou não. Neste processo pessoal recomendamos experimentar outros olhares sobre padrões históricos e de sensos comuns para absorver e compreender também as manifestações musicais difundidas nas mais diversas mídias presentes no cotidiano de seus alunos.
Como base teórica de apoio, sugerimos a leitura do texto do livro “O ouvido pensante” de R.Murray Schafer (vide link 2 em Recursos Complementares), especialmente as páginas 25 a 36 e 119 a 124. Este material constitui uma rica fonte de insights para desdobramentos posteriores em sala de aula.
Exiba o vídeo do grupo britânico Stomp, parte do DVD “Out Loud”, que significa “em voz alta”:
Stomp - Out Loud - http://www.youtube.com/watch?v=ik8jICj8juc&NR=1.
O Stomp é um grupo caracterizado por criar coreografias fundindo dança, música e performance a partir de situações cotidianas diversas. O vídeo se dá no contexto de um jogo de basquete de rua e do funcionamento de uma cozinha. Nestas situações há música? Qual é a diferença entre estes sons no cotidiano e o que foi realizado pelo grupo Stomp?
Peça que os alunos se dividam em grupos de 4 a 6 pessoas, e inicie a atividade perguntando: é possível elaborar uma composição musical com os sons e objetos encontrados na sala de aula? Podem ser utilizados quaisquer objetos presentes no ambiente: cadeiras, mesas, porta, quadro, lápis, cadernos, canetas, além dos sons corporais. Proponha aos alunos que façam uma pesquisa inicial dos sons presentes na sala. Recomendamos que sejam exploradas formas de extrair sons diferentes do mesmo material, por exemplo: som do ranger da porta abrindo, som da porta fechando e som da maçaneta. No caso de um caderno, podemos ter o som das folhas, o som da capa se fechando, o som de uma caneta raspando a espiral. Em cada objeto e situação podemos identificar vários sons diferentes. Oriente os alunos a listarem os sons encontrados organizando-os por tipos: graves, agudos, contínuos, curtos, fracos, fortes, rápidos, lentos etc.
Curiosidade:
Conheça também a proposta do grupo peruano Kimbafa (vide os links 3 e 4 em Recursos Complementares).
A partir da pesquisa realizada pelos alunos, estimule que selecionem, entre os sons listados, os que utilizarão para uma composição musical. É o momento em que estes sons serão organizados com intencionalidade musical pelos grupos. Estabeleça um tempo para que possam discutir formas de trabalhar este material considerando que devam: experimentar as soluções propostas por cada membro do grupo, tomar decisões em conjunto sobre que ideias utilizar, definir papéis, ou seja, quem tocará o que e de que forma, e ensaiar a composição.
Peça aos grupos que apresentem as suas composições, e, em seguida, estabeleça uma discussão final com a turma sobre os conceitos de música levantados anteriormente e as novas concepções agora possíveis após a experiência. Desta maneira, os alunos irão identificar na prática uma importante noção para um conceito crítico de música: a intencionalidade na organização de sons. Instigue os grupos a autoavaliarem seus trabalhos e a contribuirem com sugestões após cada apresentação. Acrescente seus comentários. Estimule os alunos a perceberem a possibilidade de diferentes visões sobre o mesmo assunto.
Link 1 - Artigo: A espiral da opinião comum: a televisão aberta do Brasil, argumentos e culturas - Luís Carlos Lopes
http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=3071
Link 2 - O ouvido pensante - R.Murray Schafer
Link 3 - Kimbafa
http://www.dalealplay.com/informaciondecontenido.php?con=149483
http://www.youtube.com/watch?v=X98DFTQIRVU
Link 4 - Site do grupo peruano Kimbafa
Ao final da atividade os alunos devem ser capazes de ampliar seus conceitos de música. Avalie:
1. Como foi a participação dos alunos no debate? Os alunos se envolveram na discussão com argumentações adequadas ao assunto? Contribuíram para o enriquecimento do debate?
2. A pesquisa sonora dos objetos sonoros da sala de aula foi bem aproveitada?
3. As composições musicais tinham uma estrutura que demonstrava intencionalidade na organização dos sons?
4. Os alunos conseguiram discutir em conjunto a composição e tomar decisões em grupo?
5. Ensaiaram e apresentaram com desenvoltura as composições?
Cinco estrelas 1 calificaciones
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13/06/2013
Cinco estrelasOlá, gostei muito desta aula. Certamente utilizarei em minhas aulas de artes. Amo música e pretendo trabalhar por esse lado explorar mais este campo, visto que em minha escola há projetos de aula de vários instrumentos musicais.Então vamos explorar. Lucinéia