Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


EXPERIMENTANDO E APRENDENDO: COMO PROVAR QUE O AR OCUPA LUGAR NO ESPAÇO.

 

28/05/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Comprovar por meio da realização de atividades, que o ar ocupa lugar no espaço.

- Desenvolver a habilidade de observação.

- Aguçar a curiosidade e o espírito investigativo.

- Propiciar conhecimento científico importante, para inserção ao meio.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor resgate com seus alunos os conhecimentos prévios que eles têm sobre o ar. O que eles sabem sobre o tema, quais são suas hipóteses.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.

Professor retome com os alunos a discussão sobre o ar, consulte as aulas sobre este tema, postadas no Portal:

Aula 1- Vivenciando e aprendendo: as propriedades do ar.

Aula 2- Discutindo e sistematizando: o ar exerce pressão.

Aula 3- Produção de texto a partir de vivências científicas: O ar é importante em nossa vida.

 Nestas aulas você encontrará subsídios para enriquecer o seu trabalho.  

 Explore a visão dos alunos sobre a possibilidade do ar ocupar espaço.

Como podemos guardar o ar?

 Convide os alunos para fazerem um “passeio virtual” .

Dinâmica: passeio virtual

-Professor esta é uma dinâmica para motivar os alunos e introduzir a atividade com balões

  • Solicite que fiquem assentados, com os dois pés no chão e as mãos nas coxas.
  • Sente-se em uma cadeira em frente aos alunos e combine que deverão responder as suas perguntas e comandos, fazendo tudo que você fizer...
  • Então todos prontos?
  • Então vamos lá!
  • Bata os pés no chão fazendo barulho como se fosse movimento de passos.
  • Comece devagar! (depois pergunte):
  • Vamos mais rápido?
  • Então vamos! Acelere os movimentos de bater nas coxas como se tivesse apressado.
  • Vamos virar para direita.
  • Agora devagar vamos subir um morro, cuidado para não escorregarem.
  • Uiiii! Quase caí! (Crie um movimento tombando o corpo. Verifique se estão te acompanhando nos movimentos).
  • Tudo bem? Então vamos. Ufa! Estou cansada e vocês?
  • Vamos descer o morro cuidado.
  •  Vamos assentar e deslizar no morro? “ziiiiiiiiii” (crie um som que dê a impressão que está deslizando) estique os pés.
  • Pare bruscamente, e coloque a mão sobre os olhos, olhe para cima, e diga:
  • Nooosssa!  Que lindo! Estou vendo balões! Como são coloridos! Vocês estão vendo
  • Vamos correr para alcançá-los! (bata rapidamente nas coxas).
  • Conseguimos, pegue o seu balão antes que voe. (alongue os braços, como se estivesse alcançando o balão).
  • Acho que a turma da escola está preocupada, mas para não incomodá-la vamos chegar devagarzinho sem fazer ruído. (bata lentamente e reduza o barulho do som dos passos.)
  • Ufa! Conseguimos!
  • Agora se sentem e vamos continuar a aula.

Terminando a aula virtual, discuta sobre o que fizeram, por onde passaram, qual foi a sensação que tiveram e o que trouxeram.  

2ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.

-Produção de texto:

 Solicite que descrevam o passeio virtual, a sensação que tiveram e também avaliem se gostaram ou não do passeio. Sugestão do título:  

Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06     

3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.   

-Professor resgate a atividade anterior e diga que você encontrou os balões que eles trouxeram do passeio virtual, mas que esvaziaram. Dê um balão para cada aluno e peça que assopre. Pergunte o que tem dentro dele e peça que o esvazie e questione:

  • E agora, como ficou?
  • Para onde foi o ar?

-Pegue uma garrafa pet transparente cheia de água, encaixe em seu bico, um balão cheio de ar.

-Antes de colocar o balão, questione-os sobre o que tem dentro dele.

-Solicite a ajuda de um aluno e lentamente, apoie o fundo do balão.

-Erga um pouco a garrafa e faça a transferência da água da garrafa para o balão.

-Se preferir, divida a turma em grupos, dê um balão e uma garrafa pet com água para cada grupo e vá orientando para que façam junto com você, pois o máximo que poderá acontecer é os alunos se molharem. Não deixe nenhum material escolar sobre a mesa ou se preferir vá para a cantina ou outro espaço que não tenha problema de molhar. Ao término da transposição do líquido para o balão questione:

 __Para onde foi o ar do balão? Peça que segurem firme o balão, junto ao gargalo da garrafa, para não se soltar e derramar a água.  Levante lentamente o balão com água, apoiando-o na boca e no fundo, e transfira a água para a garrafa novamente.

__E agora, onde está o ar que estava na garrafa? Questione-os se o ar ocupa ou não, lugar no espaço. Solicite que façam um relatório registrando: o que fizeram o que observaram e a conclusão que tiveram.  

  Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06

Avaliando e socializando o trabalho

-Professor solicite que os alunos representem a aula sob a forma de desenho.

Peça para nomearem os desenhos e exponha-os na sala de aula ou em murais dispostos em diferentes espaços da escola, devidamente identificados com: nome da turma/professor e atividade desenvolvida.

Recursos Complementares
Avaliação

-Professor verifique se os alunos compreenderam por meio da realização das atividades, que o ar ocupa lugar no espaço.

 -Ao avaliar os registros verifique se fizeram uma boa observação, pois ao relatar eles revelarão passo a passo o que observaram, assim você poderá perceber se compreenderam ou não o que foi trabalhado.

- Trabalhar com experimentações é fundamental para estimular o espírito investigativo, por isso observe se eles compreenderam as etapas do processo (levantamento de hipóteses, problematização, pesquisa, conclusão e socialização). Assim estaremos formando alunos pesquisadores.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.