28/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
- Comprovar por meio da realização de atividades, que o ar ocupa lugar no espaço.
- Desenvolver a habilidade de observação.
- Aguçar a curiosidade e o espírito investigativo.
- Propiciar conhecimento científico importante, para inserção ao meio.
Professor resgate com seus alunos os conhecimentos prévios que eles têm sobre o ar. O que eles sabem sobre o tema, quais são suas hipóteses.
1ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
Professor retome com os alunos a discussão sobre o ar, consulte as aulas sobre este tema, postadas no Portal:
Aula 1- Vivenciando e aprendendo: as propriedades do ar.
Aula 2- Discutindo e sistematizando: o ar exerce pressão.
Aula 3- Produção de texto a partir de vivências científicas: O ar é importante em nossa vida.
Nestas aulas você encontrará subsídios para enriquecer o seu trabalho.
Explore a visão dos alunos sobre a possibilidade do ar ocupar espaço.
Como podemos guardar o ar?
Convide os alunos para fazerem um “passeio virtual” .
Dinâmica: passeio virtual
-Professor esta é uma dinâmica para motivar os alunos e introduzir a atividade com balões
Terminando a aula virtual, discuta sobre o que fizeram, por onde passaram, qual foi a sensação que tiveram e o que trouxeram.
2ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
-Produção de texto:
Solicite que descrevam o passeio virtual, a sensação que tiveram e também avaliem se gostaram ou não do passeio. Sugestão do título:
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
-Professor resgate a atividade anterior e diga que você encontrou os balões que eles trouxeram do passeio virtual, mas que esvaziaram. Dê um balão para cada aluno e peça que assopre. Pergunte o que tem dentro dele e peça que o esvazie e questione:
-Pegue uma garrafa pet transparente cheia de água, encaixe em seu bico, um balão cheio de ar.
-Antes de colocar o balão, questione-os sobre o que tem dentro dele.
-Solicite a ajuda de um aluno e lentamente, apoie o fundo do balão.
-Erga um pouco a garrafa e faça a transferência da água da garrafa para o balão.
-Se preferir, divida a turma em grupos, dê um balão e uma garrafa pet com água para cada grupo e vá orientando para que façam junto com você, pois o máximo que poderá acontecer é os alunos se molharem. Não deixe nenhum material escolar sobre a mesa ou se preferir vá para a cantina ou outro espaço que não tenha problema de molhar. Ao término da transposição do líquido para o balão questione:
__Para onde foi o ar do balão? Peça que segurem firme o balão, junto ao gargalo da garrafa, para não se soltar e derramar a água. Levante lentamente o balão com água, apoiando-o na boca e no fundo, e transfira a água para a garrafa novamente.
__E agora, onde está o ar que estava na garrafa? Questione-os se o ar ocupa ou não, lugar no espaço. Solicite que façam um relatório registrando: o que fizeram o que observaram e a conclusão que tiveram.
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Avaliando e socializando o trabalho
-Professor solicite que os alunos representem a aula sob a forma de desenho.
Peça para nomearem os desenhos e exponha-os na sala de aula ou em murais dispostos em diferentes espaços da escola, devidamente identificados com: nome da turma/professor e atividade desenvolvida.
-Professor verifique se os alunos compreenderam por meio da realização das atividades, que o ar ocupa lugar no espaço.
-Ao avaliar os registros verifique se fizeram uma boa observação, pois ao relatar eles revelarão passo a passo o que observaram, assim você poderá perceber se compreenderam ou não o que foi trabalhado.
- Trabalhar com experimentações é fundamental para estimular o espírito investigativo, por isso observe se eles compreenderam as etapas do processo (levantamento de hipóteses, problematização, pesquisa, conclusão e socialização). Assim estaremos formando alunos pesquisadores.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!