28/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
-Professor resgate com seus alunos o que eles conhecem de texto instrucional e qual a sua função.
Professor nossa aula esta estruturada em três atividades que se integram. Veja a seguir:
1ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
Professor explique para os alunos que esta atividade além de viabilizar um momento de experimentação e investigação científica, lhes proporcionará condição de elaborar um texto instrucional. Para enriquecer ainda mais sua aula, consulte a nossa aula postada no portal: Discutindo e sistematizando: o ar exerce pressão. Nesta aula também trabalhamos com texto instrucional enquanto forma de registro das experiências realizadas.
-Apresente diferentes gêneros textuais (poesia, propaganda, carta.) e peça para observarem.
-Inicie a aula explorando as características desses gêneros.
-Professor antes de fazer a experiência, apresente o texto instrucional que orienta como fazer a atividade do copo mergulhado na água. -Você pode denominá-la “mudando o ar de lugar”
-Peça que registrem no caderno o texto instrucional a seguir:
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Após o registro, organize a turma para o desenvolvimento da experiência. Esta é uma atividade dinâmica, por isso se prepare, pois vai haver movimento e os alunos ficam agitados. Oriente-os antes de iniciar a atividade. Eles deverão ter o texto instrucional em mãos e o material necessário que consta no texto. Assim, basta seguir as orientações contidas nele.
3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
Avaliação oral e escrita:
-Professor faça uma avaliação oral e escrita, proponha que os alunos verbalizem apresentando suas conclusões, para isso você terá um importante papel, de mediador.
Professor após as discussões proponha que façam um registro por escrito.
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
No sitio http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/972065 você encontra orientações sobre texto instrucional.
-Professor ao avaliar seu aluno verifique se ele consegue identificar as características do gênero textual que trabalhamos “texto instrucional” e se consegue se orientar por meio dele para realizar uma experiência, com isto você estará avaliando se seu aluno lê com compreensão.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!