Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escrevendo letras e palavras com o corpo

 

11/06/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender:  

  • desenhar letras do alfabeto utilizando o próprio corpo;
  • demonstrar agilidade ao utilizar localização espacial em diferentes espaços físicos para construção de palavras;
  • reconhecer a importância das relações interpessoais e integração do grupo;
  • registrar, no caderno, as letras e palavras escritas com o corpo;
  • analisar a relevância ou não da atividade proposta; organizar informações coletadas.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno saiba o alfabeto da Língua Portuguesa e também consiga utilizar letras maiúsculas e minúsculas. É importante que consigam conviver em grupo respeitando uns aos outros. Assim, retome os conteúdos citados.

Estratégias e recursos da aula

  1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

Professor para recordar e/ou ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o alfabeto da Língua Portuguesa leve-os até o Laboratório de Informática e acesse os sítios sugeridos a seguir. Neles você encontrará músicas, símbolos, caligrafia e outras atividades para recordar o alfabeto http://www.youtube.com/watch?v=TFaF4OU3EPk e http://www.youtube.com/watch?v=k6oxpyygUJ8&feature=related.

 Você poderá utilizar também um software- Abc-blocks que oferece um alfabeto móvel, o mesmo poderá ser acessado no sitio http://classe.geness.ufsc.br/index.php/Abc-blocks 

Já o aplicativo KLettres permitirá que o aluno memorize as letras e reconheça-as no teclado, o mesmo está disponibilizado no sitio http://classe.geness.ufsc.br/index.php/KLettres        

Ao final da atividade faça uma avaliação oral, pergunte o que os alunos acharam, se querem fazer algum comentário apontando as dificuldades e as facilidades encontradas.  

Variações

Professor caso sua escola não disponha de computadores elabore outras atividades. Você poderá fazer um jogo da memória: 26 cartões com as letras maiúsculas e 26 cartões com as letras minúsculas. Ou ainda recortar letras de jornais, revistas ou panfletos de propaganda para confecção de mural, em um lado cola a letra maiúscula e do outro lado a letra minúscula correspondente. 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

 Professor retome com os alunos a sequência das letras do alfabeto da Língua Portuguesa. Em seguida faça uma fotocópia de um alfabeto para que os alunos possam ler e colorir. Veja uma sugestão retirada do sitio http://portuguesembadajoz.files.wordpress.com/2008/07/alfabeto-1.jpg 

Quando os alunos estiverem fazendo a leitura peça que observem atentamente a forma como são escritas as letras.

Ao terminarem de ler e colorir o desenho leve para sala palitos de picolé, ou corte vários pedaços de cordão e/ou lã - aproximadamente dez centímetros. A quantidade deverá ser suficiente para que cada aluno possa escrever as letras do alfabeto. Você deverá solicitar que observando as letras apresentadas na atividade anterior façam as mesmas em suas carteiras utilizando os materiais disponíveis.

Se preferir poderá utilizar massa de modelar ou argila para que os alunos possam escrever as letras. Com esta atividade a criança é estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, dentre outras.

Veja algumas receitas para massa de modelar:  

Receita 1 

Ingredientes: 1 xícara farinha de trigo, ½ xícara sal, ½ xícara água, ¼ xícara vinagre,¼ xícara guache.

Modo de preparo: pegue tudo e misture em uma tigela. Jogue primeiro a farinha de trigo e o sal. Depois, a água e o vinagre e, por último, a tinta guache. Misture bem, e enrole a massa com a mão até que fique bem lisinha. Se preferir, divida a receita ao meio e use duas cores de tinta guache, uma para cada porção de massa. Não se esqueça de que ao dividir a receita ao meio, a quantidade de tinta também deve ser proporcional.

 Receita 2

Ingredientes: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de sal, água para fazer a massa.

Modo de preparo: misture a xícara de sal com a de farinha de trigo em uma bacia grande. Em seguida vá colocando água bem devagar e mexa sem parar, até que a massa fique bem juntinha, homogênea e não grude mais na mão.  

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

 Após a realização das atividades sugeridas anteriormente, leve os alunos até um espaço amplo, poderá ser a própria sala de aula, desde que as carteiras estejam afastadas. Você pedirá aos alunos que escrevam com o próprio corpo letras do alfabeto da Língua Portuguesa. Esta etapa deverá ser feita individualmente, nela os alunos poderão escrever, por exemplo, as letras B, C, I, P, T, V, X. Veja algumas imagens da atividade realizada com alunos do 1º ano – do Ensino Fundamental de 9 anos.

Figura 1-  Letra “A”   Figura 2- Letra “L”  Figura 3- Letra “P”

Atividade realizada em 2010 com alunos da 1º ano “D” do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)-  Atividade realizada pelas professoras  Dayana de Fátima Alves e  Eliana Aparecida Carleto - Fonte: Acervo da autora

Ao terminar esta etapa, ainda utilizando o próprio corpo, peça que os alunos se reúnam em duplas, trios ou mais elementos para escreverem novas letras e se possível palavras. Veja algumas imagens da atividade realizada com alunos do 1º ano – do Ensino Fundamental de 9 anos.

Figura 1- Letra "X "    Figura2- Letra "T"   Figura 3- Inicio da palavra "Lata"

Atividade realizada em 2010 com alunos da 1º ano “D” do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)-  Atividade realizada pelas professoras  Dayana de Fátima Alves e  Eliana Aparecida Carleto - Fonte: Acervo da autora

Professor avalie a turma durante a realização da atividade. Observe possíveis dificuldades de coordenação motora e interação social. Ao finalizar a atividade peça que os alunos relatem o que descobriram, o que foi fácil e/ou difícil de realizar, se gostaram ou não de realizá-la. Não se esqueça de pedir que justifiquem suas respostas e também de estimular aqueles que não têm o hábito de emitir opiniões.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos 

Registro da atividade

Professor elabore com os alunos um texto sobre a atividade realizada anteriormente. Essa produção escrita será feita coletivamente, isto é, os alunos vão contando enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntos, fazem a revisão do texto e, finalmente, copiam a versão final.

Se preferir você poderá digitar o texto e depois dar uma fotocópia para os alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.

Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.

Recursos Complementares

Sugerimos a seguinte referência bibliográfica: FÉLIX, Mônica. O ratinho e o alfabeto. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

E o sitio http://www.angela-lago.com.br/ABCD.html que tem vários jogos com as letras do alfabeto da Língua Portuguesa. 

Avaliação

Professor os momentos de avaliação realizadas em todas as atividades foram desenvolvidos com o intuito de observar as dificuldades e facilidades dos alunos ao longo do processo e as estratégias de intervenção necessárias para promoção da aprendizagem dos mesmos. Ressaltamos que as avaliações de diagnóstico e monitoramento foram contempladas durante a realização das diferentes propostas. A avaliação diagnóstica teve como objetivo o conhecimento de cada aluno e também do perfil da turma, no que se refere a seus desempenhos no processo de ensino e aprendizagem e a identificação de seus progressos, suas dificuldades, facilidades em relação às metas esperadas. Por sua vez, monitorar o processo de alfabetização significou acompanhar e intervir na aprendizagem, para (re) orientar o ensino e resgatar o sucesso dos alunos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.