Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A notícia de jornal e suas características textuais

 

26/06/2010

Autor y Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
  • Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
  •  Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.
  • Pedir esclarecimentos sobre assuntos tratados ou atividades propostas.
  • Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).
  • Utilizar títulos, ilustrações e outros elementos gráficos como chaves de leitura para prever conteúdos de notícias
  • Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.
Duração das atividades
- 03 horas/ aula ou 03 encontros
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula não exige que os alunos tenham algum conhecimento prévio de outros conceitos ou assuntos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa

- trabalhos em grupos

-trabalhos em duplas

 - debate   

1ª atividade:

1) Para iniciar a aula, o professor apresenta o título:  PÃO FRANCÊS TEM DE SER VENDIDO POR QUILO A PARTIR DE SEXTA e questiona:

A partir desse título, qual vai ser,  provavelmente,  o assunto do texto que vamos ler?

Enquanto ouve os alunos, o professor poderá fazer intervenções no sentido de desafiá-los em suas hipóteses.

2) Em seguida, o professor apresenta o título, a fonte de onde o texto foi retirado, a data e o endereço eletrônico: PÃO FRANCÊS TEM DE SER VENDIDO POR QUILO A PARTIR DE SEXTA

Do G1 - em São Paulo 19/10/2006 - 19h09m  http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1317463-5598,00.html  

3) A partir do título, da fonte de onde o texto foi retirado, da data e do endereço eletrônico, vocês mudam alguma hipótese levantada sobre o provável assunto do texto? Por que?

4) Com essas informações é possível dizer qual é o provável  texto que as acompanha ?

2 ª atividade:

1) Para confirmar ou não as hipóteses levantadas pelos alunos, o professor apresenta o texto completo e propõe a leitura do mesmo. PÃO FRANCÊS TEM DE SER VENDIDO POR QUILO A PARTIR DE SEXTA - Do G1 - em São Paulo 19/10/2006 - 19h09m - Encontrado no endereço:  http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1317463-5598,00.html  

2)  O professor questiona: todas as hipóteses levantadas foram ou não confirmadas pelo texto? É importante que os alunos percebam que esse texto é uma notícia e que foi retirada da internet.

3) Em seguida, é proposta uma discussão sobre o gênero textual notícia, enfocando as informações a partir do texto abaixo  que não precisa ser entregue aos alunos, porque ele servirá de suporte para o professor: O lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente". Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria;

São elas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?".

O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Segundo Adelmo Genro Filho, em "O Segredo da Pirâmide", o lead deve descrever a maior singularidade da notícia. Já o lead do texto de reportagem, ou de revista, não tem a necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. Sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado. O lead deve ser mais objetivo, evitando a subjetividade e pautar mais para exatidão, linguagem clara e simples. Isso não significa, porém, que o lead deva ser burocrático.

O leitor ganha interesse pela notícia quando o lead é bem elaborado e coerente. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lead 

4)  O  professor propõe, coletivamente, que a turma tente responder, a partir da notícia, as 06 perguntas básicas: O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?", do fato jornalístico relatado no texto.

OBS: As respostas às questões seriam mais ou menos assim:

  • O quê: a venda do pão em quilos.  
  • Quem: O Instituto Nacional de Metrologia Legal, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem)
  • Quando:  Sexta- feira- 20 de outubro de 2006.
  • Onde:  em todas as padarias e mercados do país.
  • Como: através da fiscalização realizada pelo Inmetro e Ipem
  • Por quê:  Por que querem verificar se os estabelecimentos que comercializam o pão estão cumprindo a Portaria Inmetro nº 146/2006

5) Caso o professor julgue necessário, ele poderá selecionar mais notícias dos jornais escritos ou falados, para que os alunos assimilem melhor a identificação das respostas às 06 perguntas básicas de uma notícia.

6) Conforme as condições da turma, o professor pode propor que os alunos façam uma pesquisa,  nos estabelecimentos da comunidade onde vivem,  com o objetivo de descobrirem quais desses comércios estão cumprido a portaria do Inmetro. Se encontrarem algum descumprido a lei, a turma pode planejar também, uma campanha de conscientização entre toda a comunidade de que lei foi feita para ser seguida.

3 ª atividade:

1) O professor entregará o texto impresso para que a turma faça uma leitura do mesmo. Caso o professor julgue necessário, pode propor uma discussão do texto, com o objetivo de se garantir a compreensão do assunto tratado nele.

Texto: O PÃO - encontrado no endereço:  http://raizculturablog.wordpress.com/2008/05/15/pao-nosso-de-cada-dia/ 

2) A turma será dividida em grupos e cada um deles deverá,  transformar o texto lido em uma notícia de jornal.

É bom lembrar aos alunos que:

a) Para escrever a notícia, as 06 perguntas básicas deverão ser contempladas;

b) Somente as informações mais importantes farão parte da notícia;

c) Nem  tudo que está no texto irá para a notícia.

 3) O professor socializa as produções fazendo os comentários necessários.

Recursos Complementares

 Mais sobre a história do pão no Brasil e na Europa   http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=817&sid=7   

Mais curiosidades sobre o pão:   http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=818&sid=7  

Mais informações sobre Gêneros Textuais:   

COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.   

- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009.

www.novaescola.org.br   

Mais informações sobre  o gênero notícia:

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.   

Imagens para ilustrar mais informações: 

Primeiro jornal Português:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/48/200009t.jpg/200px-200009t.jpg

Primeiro jornal Brasileiro

http://mauromaturana.zip.net/images/gazetadorio1.jpg  

Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:

Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa. Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem denúncias, sugestões de pauta, dicas e pistas, às vezes no anonimato, pelo telefone ou por e-mail. Nos EUA, é comum a figura do news-hawk (gavião-de-notícia), uma espécie de informante-apurador contratado pelo jornal, que anda em busca de assuntos que potencialmente possam gerar notícias.

Uma rotativa, máquina que imprime jornais:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0a/Drukarnia-zlamywak.jpg/200px-Drukarnia-zlamywak.jpg 

Trabalho do jornalista

A atividade primária do Jornalismo é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem "O quê" - o fato ocorrido "Quem" - o personagem envolvido "Onde" - o local do fato "Quando" - o momento do fato "Porquê" - a causa do fato "Como" - o modo como o fato ocorreu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas de leitura do texto e discussão das questões, a discussão sobre o gênero textual notícia, a  produção de uma notícia, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.