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Carambolas e laranjas: angiospermas

 

31/05/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Marina Silva Rocha

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as principais características do grupo das angiospermas; relacionar estas características com o reino vegetal.

Duração das atividades
2 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as principais características do reino vegetal, além de conhecer as especificidades das briófitas, pteridófitas e gimnospermas.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

As Angiospermas   

O nome angiosperma é derivado da palavra grega angeion, que significa “vaso”, recipiente, e sperma, que significa “semente” (Raven et al. 2001).  

As angiospermas – plantas com flores – constituem a maioria das plantas atuais. Árvores, arbustos, gramados, campos de soja e de milho, flores silvestres e verduras nas quitandas, (...) as plantas aquáticas, as gramíneas, um cacto ou uma roseira – onde quer que estejamos, as plantas com flores vão estar também (Raven et al. 2001).

As plantas com flores diferem das outras plantas com semente por várias características, como a presença de endosperma (nutriente) nas sementes; pelo fato dos óvulos estarem encerrados nos carpelos; pela presença de suas estruturas reprodutivas distintas, as flores, que se caracterizam pela presença de carpelos e estames (Raven et al. 2001).

As angiospermas são caracterizadas principalmente por possuírem óvulo e sementes encerrados em um ovário. A flor é, portanto, seu órgão reprodutivo. Assim como os estróbilos das gimnospermas, as flores são ramos onde os meristemas apicais se diferenciaram ao máximo. Dessa forma, tal qual nos estróbilos, o eixo, aqui transformado em receptáculo o que leva os esporófilos (androceu e gineceu) a nascerem em espiral compacta ou verticiladamente. Além dos esporófilos, os eixos florais geralmente portam apêndices estéreis (cálice e corola).

As angiospermas representam o grupo de maior diversidade entre as plantas terrestres, com mais de 250.000 espécies; esse sucesso se deve a adaptações vegetativas e reprodutivas, sendo as principais:   

a- formação de ovário, através do dobramento e soldadura dos carpelos, protegendo óvulos e sementes;   

b- pólen pousando no estigma e não mais diretamente na micrópila;   

c- órgãos de reprodução não mais reunidos em estróbilos, mas em flores, onde os estames representam os microsporófilos e os ovários, os macrosporófilos;   

d- dupla fecundação: ocorre exclusivamente nas angiospermas: o tubo polínico cresce através do estilete até o ovário, atravessa a micrópila do óvulo, lançando em seu interior duas células espermáticas; uma se funde com a oosfera, originando o zigoto e a outra se une aos núcleos polares, formando um tecido triplóide, o endosperma, que freqüentemente acumula grande quantidade de reservas nutritivas (amido, óleo, açúcares, etc.). O embrião é formado após sucessivas divisões do zigoto, nutrindo-se do endosperma.   

Texto adaptado de: Raven P.H., R.F. Evert e S.E. Eichhorn. 2001. Biologia Vegetal. p. 478 - 481. Sexta edição. Editora Guanabara Koogan SA., Rio de Janeiro.   

Adaptado de: http://professores.unisanta.br/maramagenta/angiospermas.asp (consultado em 10/05/10, às 12h49min).    

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos: 

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade prática sobre as angiospermas, em que deverão reconhecer as estruturas que as diferenciam dos outros grupos vegetais. Além disso, os alunos terão acesso a um texto informativo sobre as angiospermas, e a vários vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:             

O professor ativará este processo através do incentivo às discussões entre os alunos, apresentação de vídeos com explicações sobre o assunto, além de texto informativo, em que provocará a investigação dos alunos, seu raciocínio lógico e suas reflexões.   

Atividade prática: conhecendo as estruturas das angiospermas

Professor, num primeiro momento da aula, apresente diferentes representantes de angiospermas para os alunos e peça para compararem com os grupos que já conhecem (briófitas, pteridófitas, gimnospermas). Discuta com os alunos o seguinte: Quais as principais diferenças dos grupos? É possível que os alunos não se recordem dos outros grupos, relembre-os com relação ao tamanho diminuto das briófitas, da ausência de sementes nas pteridófitas, do surgimento do grão de pólen nas gimnospermas.

Apresente espécimes ou fotos de angiospermas para a turma e discuta a diversidade de formas das angiospermas: gramíneas, aguapés, plantas de jardim com flores, cactos, plantas carnívoras e outras.             

Abaixo seguem algumas figuras de angiospermas, retratando principalmente a diversidade de formas deste grupo.

Gramíneas

Retirado de: http://www.mfrural.com.br/usuarios_nt/safrasul/brachiaria_brizantha_cv._brs_piata.jpg (consultado em 10/05/10, às 14h10min). 

Aguapés

Retirado de: http://waterontheweb.org/under/lakeecology/art/nymphaea.jpg (consultado em 10/05/10, às 14h12min).  

Lírios

Retirado de: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK9360_lirio-rosa-por-eliomar-ribeiro800.jpg (consultado em 10/05/10, às 14h14min). 

Cactos

Retirado de: http://www.sempretops.com/wp-content/uploads/Cactos-Fotos-como-Cuidar.-1.jpg (consultado em 10/05/10, às 14h16min). 

Planta Carnívora (Dionaea muscipula)

Retirado de: https://mirceaeliade.wikispaces.com/file/view/014_Planta_carnivora_din_padurile_tropicale.JPG (consultado em 10/05/10, às 14h20min). 

Árvore frutífera (laranjeira)

Retirado de: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK24021_larangeira800.jpg (consultado em 15/05/10, às 10h39min). 

Árvore frutífera (carambolas)

Retirado de: http://www.fazfacil.com.br/jardim/images%20jardim/averhoa_carambola.jpg (consultado em 15/05/10, às 10h41min). & http://2.bp.blogspot.com/_ce5AqLe4Wzo/R3Jz3b6Q5dI/AAAAAAAAAUM/_H8U4uGRYK8/s200/carambola2.jpg (consultado em 15/05/10, às 10h42min).    

Texto para os alunos:

Professor, após a atividade prática em que os alunos reconheceram as angiospermas e sua diversidade, entregue para eles um texto explicativo sobre o assunto, de forma que possam surgir algumas dúvidas e discussões. Leia o texto junto com os alunos, esclareça dúvidas e instigue a investigação e reflexão dos alunos, de forma que possam construir os conhecimentos sobre o assunto.   

Angiospermas

A palavra “angiosperma” é de origem grega e significa “sementes escondidas”. Talvez seja justamente essa, a maior característica das angiospermas: o fato de possuírem óvulo e sementes encerradas (fechadas) em um ovário. As angiospermas representam o grupo maior, mais complexo e mais diversificado de plantas, com mais de 250.000 espécies, sendo que essa grande gama de espécies se dá devido ao fato de esse grupo de plantas ter realizado muitas adaptações vegetativas e reprodutivas ao longo do tempo.

Os órgãos reprodutores das angiospermas se encontram nas flores, providas de um cálice (as sépalas) e uma corola (as pétalas), com a função de proteger os órgãos reprodutivos e atrair insetos polinizadores. Os micrósporos presentes na flor produzem os grãos de pólen, que ao chegar a outra flor, principalmente através de animais como insetos e pássaros, entre outros, fecundam a oosfera. O óvulo se transforma em semente e as paredes do ovário da flor dão origem ao fruto, que proporcionará a propagação da espécie.

Os frutos podem ser carnosos, com o mesocarpo (principal parte da fruta) desenvolvido, como o abacate, o pêssego e o mamão; secos, com o mesocarpo pouco desenvolvido, como em legumes e cereais; e pseudofrutos, como o caju e o morango, já que o que nós comemos não é o fruto, o fruto é a castanha e a semente.   

Adaptado de: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/angiospermas.htm (consultado em 10/05/10, às 14h24min).    

Atividade Experimental: conhecendo frutos (carambolas e laranjas)             

Professor, leve para a sala alguns frutos, como carambolas e laranjas, e divida a turma em grupos. Entregue para cada grupo um exemplar de fruto e peça que abram o fruto e observem seu interior. Deixe que os alunos se manifestem, dizendo o que vêem nos frutos. É possível que eles digam que existem sementes nos frutos, que são úmidos por dentro e coloridos. Se possível parta os frutos em pedaços pequenos, de forma que todos os alunos possam provar um pouco, e depois peça que eles digam suas impressões. Incentive-os a falar, e explique que os frutos foram novidades que apareceram no grupo das angiospermas, e que são muito importantes para guardarem as sementes. Recorde com eles que as gimnospermas (pinheiros) não possuem frutos guardando suas sementes, por isso são chamadas de “sementes nuas”.             

A maioria dos frutos tem sabor agradável, e isso ajuda com que vários animais, inclusive a gente, se interessem por comê-los. Desta forma, ao retirarmos os frutos de perto da árvore mãe, levando-os para comermos mais longe, e deixando as sementes caírem e germinarem, estamos favorecendo o desenvolvimento de novas árvores em locais diferentes, ou seja, estamos dispersando aquela espécie de árvore. Isso faz com que aquela espécie se espalhe pelo ambiente e tenha mais chances de sobrevivência. Vários animais são dispersores de sementes, como a nossa espécie, algumas aves, mamíferos, dentre outros.

Frutos de Carambolas

Retirado de: http://3.bp.blogspot.com/_O1AwYdGqzKA/Sb2ZMwp45NI/AAAAAAAAAU8/Z8fI-QGw-GU/s400/ESTRELAS+DE+CARAMBOLA+2.jpg (consultado em 18/05/10, às 10h36min). 

Frutos de laranjeiras (Laranjas)

Retirado de: http://3.bp.blogspot.com/_esD6aRur2q0/SjByzqgyyOI/AAAAAAAAGmc/L5O3HzS1L4g/s400/frutas+-+laranja+azeda.jpg (consultado em 17/05/10, às 18h02min). 

Ferramentas tecnológicas

Professor, após discussão do texto com os alunos e atividade experimental, apresente para a turma uma sequência de vídeos da série “Vida Secreta das Plantas”, em que é tratada a grande diversidade de angiospermas que vivem em praticamente todos os locais do mundo. É possível explicar um pouco as adaptações apresentadas pelo grupo que permitem a colonização de vários ambientes. Após os alunos assistirem os vídeos, promova na turma um pequeno debate. Peça que os alunos discutam entre eles, apresentando suas impressões e debatendo ideias, de forma que você, professor, possa avaliar o que seus alunos conseguiram construir sobre o assunto trabalhado.

Abaixo seguem os links em ordem:   

Vídeo 1

http://www.youtube.com/watch?v=tNy9V6DxmdU (consultado em 10/05/10, às 14h41min).    

Vídeo 2

http://www.youtube.com/watch?v=gFl0HnOXeyo&feature=related (consultado em 10/05/10, às 14h42min).    

Vídeo 3

http://www.youtube.com/watch?v=RduU0esh_Ag&feature=related (consultado em 10/05/10, às 14h43min).    

Vídeo 4

http://www.youtube.com/watch?v=AXjbV8VNf6E&feature=related (consultado em 10/05/10, às 14h44min).    

Vídeo 5

http://www.youtube.com/watch?v=c420x6Fws2g&feature=related (consultado em 10/05/10, às 14h45min).   

Recursos Complementares

Professor, segue abaixo mais dois links de vídeos sobre as angiospermas, que você poderá apresentar aos alunos como forma de complementar os conhecimentos construídos.   

Vídeo Telecurso 2000: sobre Angiospermas.

http://www.youtube.com/watch?v=UrX4SnjDMJ8&feature=PlayList&p=E280C6239EF145FD&playnext_from=PL&playnext=1&index=2 (consultado em 18/05/10, às 09h43min).      

Vídeo sobre angiospermas

http://www.youtube.com/watch?v=W7xEWK-iqi4 (consultado em 18/05/10, às 09h44min).     

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Peça que os alunos montem cartazes sobre as angiospermas, inserindo figuras e escrevendo características principais do grupo. Desta forma, os alunos poderão fechar o conteúdo, demonstrando suas construções de conhecimentos através de atividade de divulgação. Os cartazes confeccionados poderão ser expostos na escola ou no mural da sala.  

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • cuco, E.E.B Victor meirelles , Santa Catarina - dijo:
    heltonmoreira@e-mail.com

    14/05/2014

    Quatro estrelas

    muito obgd aprendi muito com isso ;)


  • aline franco, ifpa , Pará - dijo:
    k_line5@hotmail.com

    02/11/2010

    Quatro estrelas

    parabéns a aula contém conteúdos super interessante, e de total clareza para que ler.........


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