26/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Aula 1
Atividade 1
Professor, como parte da motivação, colocar os alunos assentados em círculo para lerem o texto. Depois, peça que se preparem para ler com ênfase (de forma teatral, por exemplo) o texto, em voz alta.
Tantas Palavras (Chico Buarque)
Tantas palavras
Que eu conhecia
Só por ouvir falar, falar
Tantas palavras
Que ela gostava
E repetia
Só por gostar
Não tinham tradução
Mas combinavam bem
Toda sessão ela virava uma atriz
``Give me a kiss, darling''`
`Play it again''
Trocamos confissões, sons
No cinema, dublando as paixões
Movendo as bocas
Com palavras ocas
Ou fora de si
Minha boca
Sem que eu compreendesse
Falou c'est fini
C'est fini
Tantas palavras
Que eu conhecia
E já não falo mais, jamais
Quantas palavras
Que ela adorava
Saíram de cartaz
Nós aprendemos
Palavras duras
Como dizer perdi, perdi
Palavras tontas
Nossas palavras
Quem falou não está mais aqui.
(Letra gravada no LP Chico Buarque, 1984)
Sobre o texto, o professor fará, com os alunos, uma discussão oral.
a- Há pessoas que dizem gostar especialmente de algumas palavras como: janela, saudade, azul, e quando lhes perguntam a razão dizem que janela dá ideia de amplidão, saudade lembra amor, azul é paz. Por que será que não dizem preferir amplidão, amor, paz? Vocês seriam capazes de explicar?
b- No texto o autor diz que ia ao cinema, ouvia expressões que ele não entendia, mas amava.
c- Diz que gostava por que ela falava. Ela quem?
d- Você já repetiu palavras cujo significado desconhece?
e- Depois ele disse: "C'est fini", que em português quer dizer: fim. E a partir daí, "tantas palavras que eu conhecia e já não falo mais, jamais. Quantas palavras que ela adorava saíram de cartaz. Nós aprendemos palavras duras como dizer perdi, perdi palavras tontas. O que pode-se pensar que aconteceu?
- Nossas palavras quem falou não está mais aqui.
Não está mais aqui. Por quê?
Atividade 2
Em seguida, o professor deverá dizer que a gramática normativa é formada por fonologia (estudo dos fonemas), morfologia (estuda as palavras) sintaxe (relação das palavras entre si) e semântica (o sentido das palavras). Deverá perguntar se, agora, após a leitura do texto, alguém sabe qual parte da gramática será estudada nesta aula? Ouvir as respostas. Levá-los à sala de informática para lerem o texto do site:
http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/semantica
O professor acompanhará a leitura explicando parte por parte. Em seguida dirá que, se estiver tudo entendido, começarão na próxima aula, o estudo de conotação/denotação, sentido próprio/sentido figurado e ambiguidade.
Aula 2
Atividade 1
Professor, nesta aula, será feita a fixação dos conteúdos: sentido conotativo/denotativo; sentido literal /sentido figurado e a ambiguidade. Os exercícios poderão ser feitos em duplas com respostas no caderno. Ao final da atividade, depois da correção coletiva - professor e alunos, um caderno (com os exercícios) da dupla deverá ser recolhido para que sejam avaliadas a compreensão, o envolvimento, a execução da tarefa.
2.1. Sobre o sentido conotativo/denotativo
Pedir aos alunos que leiam o texto abaixo, escrito por Jô Soares, para depois responder as questões abaixo.
Roubalhose sistêmica-s.f. Micróbio insidioso que aparece de tempo em tempo, contamina uma parte dos parlamentares e faz com que eles aumentem, por sua própria iniciativa, os seus salários. O que mais impressiona neste micróbio é que ele faz com que os deputados atingidos percam completamente a perspectiva e votem o assunto nos momentos mais inoportunos. Como na maioria dos casos das moléstias médico-políticas, o micróbio é incontrolável.
(Jô Soares. Pequeno Dicionário Médico-Político Brasiliense)
a) Identifique os termos que, em seu sentido denotativo, fazem parte do discurso médico.
b) Qual a intenção do humorista ao utilizá-los em sentido conotativo? http://www.slideshare.net/mara_virginia/exercicios-complementares-redacao-1481871
2- Nos ditos populares ou provérbios, abaixo, a linguagem usada é predominantemente conotativa? Explique:
a) De grão em grão a galinha enche o papo.
b) Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Para entender melhor, acessar o site:
http://personalescritor.blogspot.com/2010/01/denotacao-e-conotacao-conceito-e.html
Atividade 2
2.2. Sobre o sentido literal /sentido figurado.
Sentido literal é o sentido "básico" , pode ser alcançado sem auxílio do contexto.
Sentido figurado é aquele em que as palavras ou expressões só alcançam seu significado com auxílio do contexto.
O professor solicitará aos alunos que resolvam as questões abaixo.
1- a-Imagine a seguinte situação: Um homem atende a um chamado de voz e responde: Não posso falar estou mergulhado no trabalho.
b- Se o contexto mostra que ele é um mergulhador, qual a linguagem empregada? Sentido literal ou figurado?
c- E se ele não for mergulhador?
http://www.slideshare.net/mara_virginia/exercicios-complementares-redacao-1481871
2- Você considera estas frases ambíguas? Em caso afirmativo, reescreva-as desfazendo a ambiguidade.
"O professor falou com o aluno parado na sala"
"A polícia cercou o ladrão do banco na rua Santos."
"Pessoas que consomem bebidas alcoólicas com frequência apresentam sintomas de irritabilidade e depressão."
3- a-Como semântica é o sentido, significado das palavras, o que a companheira quis dizer?
b- Companheira ou amiga? Justifique.
4- a- Qual o efeito de sentido, para a filha, das idas e vindas do pai?
b- E para ele?
5- Sabendo que sentido literal independe do contexto, qual o sentido empregado nesta tirinha?
Literal ou figurado?
6- a-Que imagem a grande maioria dos mortais fazem do céu?
b- E o recém-chegado?
c- A língua falada pelo homem mais novo é formal e informal?
d- Você considera essa tirinha preconceituosa ou não? Justifique.
7- a- Qual a diferença de sentido entre fundar cidade e afundar cidade ?
b- De onde vêm os meteoritos?
c- A palavra viajando foi usada em que sentido literal ou figurado? Justifique sua resposta.
O professor deverá fazer a correção, comentando as respostas dos alunos.
Aula 3
Atividade 1
O professor pedirá que os alunos produzam um texto a partir de um dos quadrinhos acima. O docente deverá lembrá-los que a escolha do quadrinho deverá propiciar um texto com início meio e fim.
Deverá conter todos os elementos da narrativa: onde, quando, o que aconteceu, com quem aconteceu.
Atividade 2
Produção de texto:
O professor pedirá aos alunos que criem uma tirinha que tenha texto (palavra) com sentido literal ou figurado.
Professor, nesta última atividade, você poderá pedir somente empenho, uma vez que resultado satisfatório depende de aptidão ou treino, que não é nosso objetivo avaliar.
Professor, este site de questões sobre o assunto, pode ajudá-lo, caso tenha dúvidas.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070508132649AA5DHJ4
A avaliação desta aula consistirá na apreensão do aluno quanto à noção dos conteúdos trabalhados. Ele deverá ser capaz de identificar o que caracteriza conotação, denotação, sentido literal e figurado e ambiguidade. Deve, além disso, alcançar os possíveis sentidos ou possíveis leituras que os quadrinhos podem suscitar. Para isso, as discussões em sala conduzidas pelo professor revelarão a noção que o aluno obteve quanto ao tratamento textual e discursivo trabalhado.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/06/2014
Cinco estrelasTrabalhar as tirinhas acima ajudará muito a sanar dificuldades dos alunos no sentido de compreender e atribuir significados no campo da semântica e pragmática. Uma vez que os alunos em se tratando em leitura e interpretação de textos, encontram as respostas praticamente prontas nos livros didáticos.
08/05/2012
Cinco estrelasÉ um bom material para trabalhar mas seria interessante um gabarito para se fazer comparações com as possíveis respostas dos alunos, ok!
16/10/2011
Cinco estrelasgostei da aula
06/06/2011
Cinco estrelasgostei muito do material e usare em minhas auas