Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Atletismo para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais - Provas de Arremesso e Lançamento.

 

27/07/2010

Autor y Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e vivenciar as provas de arremesso disputadas nas paraolimpíadas.

Experimentar as dificuldades enfrentadas por portadores de necessidade especiais.

Compreeder a importância da inclusão dos portadores de necessidades especiais na sociedade.

Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula as atividades propostas estão ligadas ao atletismo, mais especificamente as provas de arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco disputadas nas paraolimpíadas. Essas duas provas são adaptadas de acordo com o tipo e o nível de deficiência do praticante, as atividades escolhidas serão adaptadas para a prática de pessoas com os membros inferiores amputados.

O objetivo desta aula é fazer com que os alunos vivenciem atividades esportivas adaptadas realizadas por Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PPNE). Compreendendo as dificuldades encontradas por estas pessoas e refletindo sobre o papel do esporte como elemento de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade.

http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=6411&cod_canal=3

http://www.estadao.com.br/esportes/pequim2008/not_esp237714,0.shtm

http://diferencaediversidade.blogspot.com/2008/08/modalidades-paraolmpicas.html

A primeira atividade desenvolvida será " Lançamento de Bastões", nesta atividade os alunos devem ser divididos em quatro grupos com o mesmo número de alunos.

A quadra será dividida em quatro faixas (semelhante as raias que dividem as piscinas em competições de natação), cada grupo realiza a atividade em uma das faixas. Nesta atividade o professor deve colar cinco bolas de gás em cada uma das faixas, a primeira bola deve estar a uma distância de dez metros do ponto de onde os alunos lançarão o bastão, a segunda bola deve ser colada a um metro de distância da primeira, as demais bolas devem ser coladas seguindo essa distância de um metro.

O objetivo desta atividade é estourar as bolas de gás através de lançamentos certeiros com os bastões. Os alunos  lançarão o bastão na direção das bolas, em seguida deverão buscá-lo e ao retornarem ao local de lançamento deverão entregar o bastão para um colega de grupo. O grupo que conseguir acertar e estourar os balões de gás primeiro vence o jogo.

Na primeira rodada da atividade os alunos posicionados "de pé" lançam o bastão como ocorre nas competições de atletismo para atletas sem necessidades especiais. Na segunda rodada os alunos deverão lançar o bastão sentados em uma cadeira, adaptação que ocorre nas competições para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Dica: Professor, oriente os seus alunos a  não arremessarem o bastão enquanto um colega de outro grupo estiver dentro da pista (área onde estão os balões), dessa forma diminuiremos a chances de ocorrerem acidentes durante a aula.

Dica: Professor para os alunos que apresentem um nível de dificuldade maior em realizar esta atividade ofereça bastões menores e mais leves para facilitar os lançamentos.

Dica: Professor se muitos alunos da sua turma não conseguirem atingir os balões de gás, diminua a distância entre o local de lançamento e as bolas de gás.

A segunda atividade será " Lançamento de Pratos", nesta atividade a turma será dividida em quatro grupos com o mesmo número de alunos cada um deles. Os alunos de cada grupo devem estar posicionados na quadra formando círculos.

O objetivo desta atividade é que os alunos vivenciem diferentes maneiras de lançar o prato de plástico (que está fazendo a função do implemento disco), os alunos devem realizar lançamentos nas posições "de pé" e "sentados" no chão para poderem experimentar a maneira como executam os lançamentos os atletas que são portadores de necessidades especiais e os que não são portadores de necessidades especiais.

O aluno deverá lançar o prato de plástico na direção de um dos seus colegas de grupo, no momento em que este aluno recepcionar o prato de plástico, deverá lançar para outro colega do grupo.

Dica: Professor peça aos seus alunos que identifiquem durante os lançamentos quais são as principais diferenças entre realizar o arremesso sentado e em pé.

Dica: Professor para que esta atividade seja realizada com sucesso é fundamental que os alunos consigam manusear o prato de plástico para poderem lançar com desenvoltura e precisão, por isso ofereça pratos de plástico de diferentes tamanhos para facilitar a "empunhadura" no momento do lançamento, adaptando o tamanho do prato ao tamanho da mão do aluno.

A terceira atividade será o "Arremesso de bola de meia", divida a turma em dois grandes grupos, esses grupos devem ocupar cada uma metade da quadra. Nesta atividade os alunos devem realizar arremessos com as bolas de meia na direção da quadra do adversário. Cada partida terá a duração de três minutos, no final delas o professor realiza a contagem das bolas em cada uma das quadras para saber o número de bolas que ficou de cada lado, vence a equipe que tiver menos bolas na sua quadra.

Os alunos devem realizar estes arremessos sentados e em pé. Durante a realização da partida em que os alunos só podem arremessar sentados, permita que eles levantem para buscar as bolas de meia que foram arremessadas para a sua quadra pelo time adversário, mas peça que eles voltem para o local onde estavam sentados antes de arremessarem novamente.

Dica: Professor peça aos seus alunos que construam em casa bolas de meia com "enchimentos " diferentes, por exemplo, com folhas de jornal (material leve) e com areia (material mais pesado), dessa forma eles podem realizar arremessos com bolas de diferentes pesos.

Dica: Professor permita que os alunos com mais dificuldade sentem próximo a linha central da quadra para que eles consigam arremessar a bola para o outro lado da quadra.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos  devem construir um painel comparativo apresentando as principais diferenças na realização dos arremessos e lançamentos executados pelos atletas que não são portadores de necessidades especiais e os que são portadores de necessidades especiais.

Alguns tópicos podem ser abordados:

Qual a maior dificuldade em arremessar e lançar da posição sentada?

O rendimento foi o mesmo ao arremessar e lançar sentado e de pé?

Em relação ao nível de dificuldade houve algum tipo de diferença entre lançar o bastão / prato e arremessar o peso?

As atividades serviram para compreender as dificuldades enfrentas pelas pessoas portadoras de necessidades especiais?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.