Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Direitos e deveres: conhecendo o Estatuto dos Idosos

 

10/08/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar direitos e deveres pessoais e coletivos no âmbito dos locais de moradia e trabalho, na escola, nos organismos políticos, associações etc.

- Identificar o papel do Estado e da sociedade na efetivação dos direitos cidadãos.  

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Nesta aula, não se fazem necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso;

- dramatizações;

- debates.   

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)      O professor iniciará a aula exibindo o vídeo que se encontra no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=Wc6xXl1W2yk&feature=related 

2)      Após a apresentação do vídeo, sugere-se que o professor promova um debate com os alunos da turma discutindo as seguintes questões:  

O que é o envelhecimento?

O que acontece quando uma pessoa envelhece?

Quais suas dificuldades, quais suas limitações?

Quais seus direitos?

Qual é a importância dos idosos para a sociedade?

Como a sociedade vê as pessoas idosas.   

3) O professor apresenta a imagem abaixo, propondo a leitura da mensagem que nela se encontra:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=imagens+de+desrespeito+aos+idosos&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=o3BhTJzJIciLuAeHwfSRCQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCUQsAQwAA&biw=1339&bih=583 

4) Em seguida, propõe uma discussão onde os alunos deverão levantar argumentos a favor e contra a mensagem trazida pela imagem. Enquanto os alunos se manifestam o professor faz os comentários necessários.

5)      O professor propõe a leitura da notícia, com o objetivo de promover um debate entre os alunos sobre o fato nela relatado. Para a realização desse debate, o professor solicita que os alunos argumentem contra ou a favor do pedido de retirada da propaganda do ar.    

13/01/2005 - 19h08   Após reclamação de idosos, Schin vai tirar comercial do ar   

Publicidade FABIANA

blicidade FABIANA FUTEMA- da Folha Online   

A Schincariol deve tirar do ar a partir de hoje um dos filmes da campanha publicitária da cerveja Nova Schin. É a propaganda que mostra dois jovens sendo perseguidos por idosas, algumas portadoras de deficiência física. Para escapar, eles entram no freezer e vão parar numa praia cheia de gente nova e bonita.   A decisão da Schincariol atende à reivindicação do Gaepi (Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Idoso), do Ministério Público de São Paulo.   Em ofício enviado à Schincariol, o Ministério Público pede que o filme seja tirado do ar, sob pena de abertura de uma ação contra a cervejaria. "Se a propaganda voltar a ser veiculada, a cervejaria corre o risco de ser acionada e ser obrigada a pagar uma multa", disse o promotor Edson Alves dia Costa.   Segundo ele, a propaganda da Schincariol é ofensiva aos idosos. "Mostra idosos em situação de desvantagem aos jovens, pois têm dificuldades de locomoção. E dá a idéia de que o velho tem de ser substituído pelo jovem."   Costa diz que o filme fere o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor, que considera abusiva a publicidade discriminatória.   Procurada pela reportagem, a Schincariol ainda não se manifestou sobre o assunto.   

6)      Após o debate, o professor propõe que a turma cite outras situações de desrespeito aos idosos comuns em nossa sociedade. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor vai registrando no quadro.     

7)      A partir da listagem feita, o professor divide a turma em grupos para que produzam um cartaz. O grupo terá que mostrar  uma situação de desrespeito ao idoso (das que foram listadas) e apresentar, em contrapartida,  uma sugestão de atitude  positiva diante da atitude negativa.   

8)      O professor propõe a socialização das produções dos alunos e faz os comentários necessários.   

2ª atividade:   

1)      O professor, a partir da atividade anterior, informa que existe um Estatuto do Idoso, no qual são contemplados todos os seus direitos e propõe que os alunos conheçam um vídeo sobre ele que se encontra no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=yvcxwRRgXR8  

2)      Após a apresentação do vídeo, o professor utilizando o texto Estatuto do Idoso retirado do site  http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/20.htm  

 divide a turma em grupos, solicitando que cada equipe leia uma seção do texto, como por exemplo, os direitos referentes à saúde.     

3)       Cada grupo deverá representar a parte do texto que leu. Por exemplo, o grupo que leu os direitos do idoso no tocante à saúde, poderá fazer uma dramatização envolvendo algum direito do idoso, como por exemplo, o atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde.

OBS:  Outros grupos podem representar os direitos, fazendo uso não só de dramatização, como também de desenhos, mímicas, músicas, poesias, etc...   

4)       Sugere-se que o professor finalize essa parte da aula explicitando todos os direitos dos idosos e indagando se os alunos já vivenciaram situações em que esses direitos foram descumpridos ou situações em que tiveram seus direitos preservados.   

3ª atividade:    

1)      O professor planejará com a turma uma entrevista aos idosos da comunidade onde vivem. Para tal, os alunos serão divididos em grupos e coletivamente elaborarão as perguntas que poderão girar em torno dos direitos dos idosos. É bom ressaltar que as perguntas serão as mesmas para todos os grupos.   

2)      Após a realização das entrevistas, ao socializar as respostas, o professor propõe que a partir dos dados trazidos pelos alunos se construa uma tabela ou um gráfico indicando o conhecimento das pessoas a respeito dos seus direitos.     

3)      A partir da produção anterior e com o objetivo de conscientizar a comunidade local,  o professor propõe  para a turma a construção de cartazes a serem espalhados no entorno da escola que divulguem os principais direitos dos idosos.   

4)      Com os cartazes elaborados, o professor realiza com a turma a colocação dos mesmos nos locais de maior circulação das pessoas na comunidade.  

Recursos Complementares

Para leitura do professor   

Estatuto do Idoso: http://www.crde-unati.uerj.br/pdf/estatuto.pdf  

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O Estatuto do Idoso constitui um conjunto de direitos, muitas vezes, desconhecidos pela maioria da população. Sendo assim, o professor deverá avaliar se os alunos, durante o trabalho com o Estatuto em sala de aula, internalizaram os direitos dos idosos, a fim de que, se jovens, respeitem os direitos das pessoas mais velhas e se idosos, que façam valer os seus próprios direitos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.