19/06/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos em sala de aula, professor deverá apresentar a imagem (Fig. 1) a seguir aos alunos e perguntar o que eles pensam quando a vêem.
Figura 1 - Imagem da atuação dos soldados brasileiros no Haiti
Disponível em: http://www.estadao.com.br/fotos/jobim(10).jpg Acesso em: 07. Maio. 2009.
É importante que o professor dê oportunidade para todos aqueles que quiserem expressar suas opiniões e seus conhecimentos prévios possam fazê-lo, pois isto favorece com que o o professor possa conhecer qual era a idéia dos alunos no início da aula, para no final, fazer a avaliação do aprendizado destes.
Abaixo sugerimos algumas questões que poderão nortear o diálogo do professor com os alunos neste momento: ,
- Vocês sabiam que os soldados são importantes porque eles zelam pelos cidadãos?
- Os soldados cuidam para que drogas e armas não cheguem ao nosso país! E assim, ajudam no combate à violência.
- Vocês farão pesquisas na internet sobre o que os soldados do Exército Brasileiro fazem pelo nosso país e também por outros países.
Após ouvir a opinião dos alunos sobre os Soldados Brasileiros, em especial sobre sua atuação, o Recurso, que é um áudio, deverá ser apresentado aos alunos, enfocando o surgimento do Exército brasileiro. Observamos que o Recurso, postado abaixo, é um episódio do Programa Escola Brasil que comemora e homenageia o Dia do Soldado.
Recurso:
Link do Recurso no Site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/316/dominio-em-his-0071.mp3
Após ouvirem o Recurso, os alunos deverão ser encaminhados até o Laboratório de Informática e neste momento fazer pesquisas, na internet sobre os Soldados – sobre a atuação do Exército Brasileiro e sua importância para a sociedade, por meio dos seguintes sites (Fig. 2):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soldado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_Brasileiro#Amaz.C3.B4nia
http://www.exercito.gov.br/03ativid/missaopaz/minustah/informat/informat75.htm
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diasoldado2.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_Brasileiro
http://www.roraimaemfoco.com/site/content/view/1577/46/
http://www.exercito.gov.br/03ativid/Amazonia/logistica/0011806.htm
http://www.exercito.gov.br/01inst/Historia/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_Brasileiro#Haiti
Figura 2 – Imagem do Site “Velhos Amigos”
A pesquisa poderá ser feita em duplas, ou até em trios, conforme o número de computadores com acesso à internet disponíveis no Laboratório de Informática da escola. Cada grupo deverá visitar no mínio dois sites (dos apontados acima) previamente indicados pelo professor para realizar suas pesquisas. Sugerimos que o professor distribua os sites para cada grupo, para que todos os sites sejam visitados!
Após a pesquisa, os alunos deverão se sentar em círculo, e conversar sobre o que aprenderam.
Neste momento, o professor deverá fazer algumas questões norteadoras:
- O que vocês viram no site?
- Vocês já sabiam algo sobre os soldados? E o que sabiam era o que estava contemplado nos sites?
- Ficaram surpresos com alguma informação que viram?
- O que fazem os soldados? Qual é a importância deles para a sociedade?
- Algum de vocês gostaria de ser soldado?
- Ficaram surpresos com a atuação dos soldados no Haiti ou na Amazônia?
Neste momento, ao comparar as respostas iniciais (conhecimento prévio dos alunos) com estas, poderá avaliar a aula, bem como o aprendizado dos alunos sobre os assuntos estudados durante as aulas.
Atividade 2
Estes cartazes poderão conter figuras retiradas dos sites pesquisados. É importante que eles coloquem no final do cartaz, a referência do site em que fizeram a pesquisa.
Sugerimos que os cartazes sejam dispostos em um lugar em que os demais alunos da escola possam visualizá-los! Os alunos poderão também apresentar os resultados de suas pesquisas em forma de dramatização, como um teatro, por exemplo, instigando assim, a oralidade, a criatividade e a arte da dramatização entre os alunos!
Sugestão:
1) Sugerimos que o professor agende uma visita (Fig. 3) com Soldados Do Exército Brasileiro, ou mesmo da Polícia Militar da cidade em que residem, para que os alunos possam ter um contato mais próximo com este profissional e, que através de perguntas feitas a eles, conheçam um pouco mais sobre a atuação deles. Antes da visita, os alunos poderão elaborar um roteiro com perguntas para fazer aos soldados.
Observação: Sugerimos que se possível, o professor convide os Soldados para fazerem a visita e tal visita, poderá substituir a Motivação (das imagens) apresentadas acima, pois assim os alunos se sentirão muito mais instigados, além da aprendizagem ter maiores chances de ser significativa!
Nome | Tipo |
---|---|
Escrever não é um dom | Áudio |
Duas estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/08/2011
Quatro estrelasAs Forças Armadas são escolas de cidadania, muitos Pais, que ja serviram o Exército, falam em tom de alerta, quase ameaçando, aos filhos sem responsabilidades e preguiçosos: "Quando voce servir o Exército voce vai ver o que é bom pra tosse, lá voce vai virar Homem" . Esses Pais, sabem que no Exército são passados valores e exemplos que servem pra vida toda. Essa é a contribuição do Exército para todos os ramos da Sociedade. Se o seu Pai ja foi um Soldado, dê um grande abraço nele por nos.
26/08/2010
Uma estrelaBom eu ´so queria dizer que a opinião foi muito boa mais eu queria saber qual é a importância do saldado para a sociedade Brasileira!!!!!!!!!!