Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Educação Ambiental para o ambiente ou para o ser humano?

 

31/05/2010

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. Gumerato Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Promover um ambiente de aprendizagem e de mudanças de comportamentos.
  • Fortalecer discussões a respeito do meio ambiente.
  • Articular possíveis soluções para a preservação do meio ambiente.
Duração das atividades
02 a 03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não precisa de nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula
  • Aulas interativas.
  • Aulas dialógicas.
  • Pesquisas em sites.
  • Aula no laboratório de informática.
  • Pesquisa de opinião pública.     

Para iniciar o assunto sobre a aula referida, o professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática ou gravar os vídeos da aula em seu computador e projetar no data show em sala de aula, em seguida disponibilizar o vídeo HOPE (Ainda há tempo) disponível em http://www.youtube.com/watch?v=atVb4M1WHoQ Acessado dia 18/05/2010, com tempo de duração estimado em 08min e 07seg.

A produção é de JanneKalline — 27 de maio de 2009 — A natureza, cuja evolução é eterna, possui valor em si mesma, independentemente da utilidade econômica que tem para o ser humano que vive nela. Esta idéia central define a chamada ecologia profunda cuja influência é hoje cada vez maior e expressa a percepção prática de que o homem é parte inseparável, física, psicológica e espiritualmente, do ambiente em que vive. Na nova era global, milhões de pessoas voltam a perceber que o sentimento de comunhão com a natureza é um dos mais elevados de que o ser humano é capaz, e fonte de grande felicidade. Não é coisa do passado ou um costume do tempo das cavernas. Ao contrário, deverá marcar as civilizações do futuro. Em qualquer tempo histórico, o convívio direto com a natureza foi e será um fator decisivo para o bem-estar físico e psicológico do ser humano. Ao nível superficial, o homem coloca-se como centro do mundo. A natureza para ele é um grande cofre, abarrotado de riquezas renováveis.Em última instância, as causas da destruição ambiental são o individualismo ingênuo, o sentimento de cobiça material sem freios e a ilusão de que o ser humano está separado do meio ambiente, podendo agir sobre ele sem sofrer as conseqüências do que faz. (fonte: introdução do livro "A Vida Secreta da Natureza" de Carlos Cardoso Aveline).

Atividade 1

 Professor, o vídeo "Ainda há tempo", tem como objetivo despertar nos alunos o pensar mais profundo a respeito do meio ambiente. As relações que se estabelecem no meio ambiente são complexas, tentar entender essa complexidade ambiental implica num processo de construção e reconstrução de saberes, em um grande esforço em conceber um novo olhar não só para a natureza, mas em todo sistema que envolvem o meio ambiente, inclusive o próprio homem.

Após assistir o filme, o professor pedirá que façam grupos de no máximo 4 alunos, e disponibilizará cerca de 20min para os alunos discutirem qual foi a impressão do filme. Cada grupo deverá fazer anotações para expor na hora do debate. É necessário que esta atividade ocorra no mesmo dia que os alunos assitirem ao filme, pois assim as idéias e emoções estarão mais intensas. Após o tempo concedido pelo professor, cada grupo exporá suas idéias e no final da aula entregar as anotações para o professor como forma de registro avaliativo.

Atividade 2 - Carta para o futuro

O professor na sala utilizando o data show ou no laboratório de informática utilizando o leitor de CD ou DVD do computador ou até mesmo a internet deverá trabalhar a apresentação dos slides da Carta escrita no ano 2070. Os alunos deverão prestar muita atenção, pois logo após o término da apresentação o professor deverá propor para cada aluno escrever uma carta para um colega da sala explicando o que está acontecendo com o meio ambiente no qual ele está inserido.

A apresentação da carta está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=DCd5Jux9NmM Acessado em 19/05/2010.

 A carta deverá ser depositada em uma caixa e depois sendo distribuída aleatoriamente para  toda a sala (se por coincidência a carta voltar para o mesmo aluno que a escreveu, ele deverá avisar ao professor que fará a substituição). De posse da carta o aluno deverá ler e responder para quem o enviou a carta, cobrando atitudes e ações para preservar o meio ambiente. Esta atividade poderá ser realizada em conjunto com a área de Português da escola, ficando o professor de português responsável para explicar como estruturar e escrever uma carta.  

Atividade 3

O WWF-Brasil: A apresentação, criada pela DM9DDB totalmente em animação, tem como principal objetivo conscientizar a população quanto ao fato de pequenas ações isoladas, tanto positivas como negativas, poderem iniciar um efeito cascata que atinja todo o planeta.

Cenas do Vídeo: Campanha Publicitária WWF-Brasil 2007

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=KmentrtaVu0  Acessado 19/05/2010.

A campanha publicitária da WWF (WWF é a sigla da organização não-governamental World Wild life Fund que, em português, seria algo como Fundo Mundial para a Vida Selvagem), chama atenção a respeito das ações dos seres humanos no planeta e que se não mudarmos nossas ações,  "uma hora,  o que você faz  tem volta". Baseando-se nisso, proponha aos alunos uma atividade interativa, peçam aos alunos que desenvolvam uma pesquisa na escola com a seguinte pergunta:

"O que você faz para ajudar o planeta?"

Durante 1 semana essa pergunta ficará exposta em forma de faixa ou cartaz no pátio da escola (local com maior acessibilidade e mobilidade), próximo a esta faixa terá uma urna onde os participantes (comunidade escolar) irão depositar suas respostas, neste local ficará disposto também papel e caneta para a escrita. Ao final de uma semana um grupo de alunos ficará responsável para recolher o material e categorizar as respostas. Não é necessário identificar a pessoa que votou, o objetivo da pesquisa é coletar dados para subsidiar outras discussões dentro da escola. Após a categorização dos dados, os alunos deverão propor um convite a uma pessoa da sociedade local (pode ser funcionários da escola, pais, líder de bairro, vereadores, convidados de outras localidades que tem leituras sobre o assunto proposto) para ministrar para toda a escola uma palestra abordando as ações que mais apareceram nos dados coletados.

Para o dia da apresentação, os alunos deverão apresentar a tabulação dos resultados para toda a comunidade escolar. Esta apresentação poderá ser apresentada em forma de gráficos, tabelas, problemas etc.

Há muitas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a reduzir seu impacto sobre o ambiente que lhe rodeia. PENSE NISSO!!!!

Recursos Complementares

http://www.wwf.org.br/ 

http://www.socioambiental.org/ 

Livro: A Vingança de Gaia – James E. Lovelock

Livro: Ecologia e Cidadania - Carlos Minc

Livro: Educação Ambiental - Princípios e Práticas - Genebaldo Freire Dias

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade. Serão avaliadas as produções escritas, a participação nos debates em sala, a proposta da campanha na escola, e a organização do seminário para a comunidade escolar.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/6 - 33,33%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ionara Marcondes, Doutoranda em Ecologia da Paisagem - Depto. de Geografia - UFPR , Paraná - dijo:
    eng.florestal.ionaramarcondes@gmail.com

    10/07/2013

    Três estrelas

    A aula está bem boa, porém sugeriria que o título fosse Educação Ambiental para o MEIO ambiente ou para o ser humano?


  • MARIA DE LOURDES, PUBLICA , Minas Gerais - dijo:
    MARIABAZAGLIAFRUTAL@HOTMAIL.COM

    11/09/2012

    Cinco estrelas

    ATIVIDADE EXCELENTE


  • Maria Célia, E. E. Felizarda Russano , Minas Gerais - dijo:
    marceliamr@oi.com.br

    03/06/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da sugestão da aula... Vou adaptá-la para o que eu preciso... Valeu pela ajuda. Abração.


  • Paula, SESI , Bahia - dijo:
    anapaulaf86@hotmail.com

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula, demonstra que vc se debruçou sobre o assunto e deixou a aula dinâmica e proveitosa.


  • katia cilene, EEDM , Rio Grande do Norte - dijo:
    silva.abdon@oi.com.br

    01/07/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sua sugestão, as aulas com vídeos ficam mais interessantes, dar condições deles vivenciar os conteúdos.


  • Valtenir Fernandes, Esc.Est. Ens. fund e Médio Luis G. Burity , Paraíba - dijo:
    valtenirfernandes@ig.com.br

    09/06/2010

    Quatro estrelas

    Gostei Bastante e terei o prazer de tomar como exemplo para meu trabalho Ensinando com as TIC


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.