Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Feliz dia do ovo!

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas sobre a produção industrial do ovo, que existe uma data em que se comemora o dia do ovo, bem como informações sobre este alimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para dar início ao tema das aulas, os alunos deverão estar sentados em círculo ou em meia lua, para que possam ver uns aos outros. O professor poderá fazer um desafio; uma brincadeira com os alunos, fazendo a seguinte pergunta: O que é, o que é:
“Branco por fora
amarelo por dentro,
todos o sabem abrir,
mas ninguém o sabe fechar”. (Fig. 1)
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2015/imagens/esferovite_ovo_003.jpg

Figura 1 – Imagem de um ovo
Disponível em: http://www.artedvero.pt/images/uploads/esferovite_ovo_003.jpg  Acesso em: 30. Abr. 2009.

Após ouvir a resposta (ovo), sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles sabem sobre este alimento. É importante que os conhecimentos prévios dos alunos sejam sempre valorizados!


Atividade 1

Sugerimos que o professor inicie esta atividade perguntando aos alunos se eles sabem em que data do ano se comemora o dia do ovo. Possivelmente muitos alunos dirão que não sabem, que nunca ouviram falar sobre esta data, e, neste momento, o professor deverá pedir para que eles, em duplas ou trios, acessem os seguintes sites (Fig. 2):

http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=8442

http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/2006/10/hoje_dia_mundia_1  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2015/imagens/site_ovo.JPG


Figura 2 – Imagem do site

Com as leituras dos sites acima, os alunos poderão além de aprender que existe uma data em que se comemora o dia do ovo, aprender  sobre este alimento. Em seguida, os alunos terão maiores conhecimentos sobre o ovo e sua produção.


Atividade 2

Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá neste momento apresentar o Recurso desta aula.
O Recurso (Fig. 3) é um episódio do Programa “De onde vem?”, da TV Escola, que fala sobre a produção industrial dos ovos, desde o momento que a galinha os põe, até a chegada ao supermercado. Aborda ainda a questão do desenvolvimento do pintinho a partir do ovo e sua utilização como alimento. Observamos que o Recurso é um vídeo e tem a duração de quatro minutos


Recurso:

Link do Recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/808/dominio-efsi-geo-0041.wmv 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2015/imagens/teste_kika.JPG

Figura 3 – Imagem do Recurso

Depois que assistirem o Recurso, o professor deverá fazer algumas perguntas aos alunos, com o objetivo de avaliar se eles entenderam o que este propõe, isto é, mostrar o processo de produção do ovo até que cheguem ao consumidor.
Tais perguntas, poderão ser:
- Vocês já sabiam de onde vem o ovo?
- O que acharam do vídeo?
- Quem já foi a uma granja?
- Vocês costumam comer ovo?
- Sabem que o ovo é a base de muitos alimentos, como: pães, bolos, doces e etc.?
 

Ressaltamos que, com a próxima atividade, muitos dos questionamentos feitos aqui poderão ser melhor respondidos...

Atividade 3

Nesta atividade os alunos deverão ser divididos em grupos para que cada um destes pesquise na internet e em outras fontes (livros didáticos, revistas, jornais) um assunto diferente sobre o ovo.
Sugerimos que os grupos sejam compostos de três a quatro alunos.
Sugerimos também os seguintes assuntos para a pesquisa:
- Importância do ovo como alimento;
- Tipos de ovos existentes e características de cada um;
- Funcionamento de uma granja;
- Funcionamento de uma indústria de ovos;
- Receitas de diferentes alimentos utilizando ovos;
- Ovos de outros animais, suas características e “utilidades”.
Se necessário, os temas elencados acima poderão ser pesquisados por mais de um grupo!

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2015/imagens/granja.jpg 

 Figura 4 – Imagem de uma granja
Disponível em: http://www.lageado.com.br/imagens/granja.jpg  Acesso em: 08. Maio. 2009.

Segue abaixo alguns sites sugeridos para a efetuação das pesquisas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo  

http://www.copacabanarunners.net/ovos.html  

http://www.brasilescola.com/curiosidades/ovos-da-galinha.htm  

http://www.saudevidaonline.com.br/calo15.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avestruz  

http://www.ovosglobo.com.br/pages/granja.html

http://pt-br.wordpress.com/tag/ovos-de-granja/  

http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=5-8&id_retorno=2-1--6198-20040529  

 


Atividade 4

Após a realização da pesquisa, conforme sugerido acima, cada grupo deverá apresentar ao professor e aos demais grupos as informações principais desta (pesquisa), a qual deverá ser feito por meio de uma apresentação  oral, através de uma das seguintes formas: dramatização, telejornal, jogral e etc.
Exemplificando:
Telejornal: os alunos poderão fazer a apresentação de suas pesquisas em forma de telejornal – dois integrantes apresentando a notícia (sobre o item pesquisado, exemplo: funcionamento de uma granja) e outros integrantes como se fossem repórteres locais, entrevistando o dono de uma granja...

Dramatização: os alunos poderão fazer um texto, uma poesia sobre o que pesquisaram e um integrante a declama!

Jogral (Fig. 5):os alunos podem em duplas, por exemplo, elaborar um texto que pode ser uma história fictícia criada por eles, mas que fale sobre o tema pesquisado.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2015/imagens/jogral.jpg

Figura 5 - Imagem de crianças apresentando um jogral

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_vLhQxuZTitI/SeNfYXVMCzI/AAAAAAAABLs/nfLuPMCOl-Q/s320/12ABR3.jpg Acesso em: 08. Maio. 2009

Observamos que o importante é que a linguagem oral seja priorizada nesta atividade, por ser tratar de um tipo de linguagem muito importante e que deve ser trabalhada desde as séries iniciais!

Sugestões:

 1) O professor poderá lançar um desafio aos alunos: que eles façam pesquisas na internet, em livros didáticos ou em outras fontes que tiverem acesso, sobre os animais que botam ovos. Quais são estes animais e se todos estes ovos são comestíveis!  
 

 Segue abaixo a indicação de dois sites:

http://www.brasilescola.com/curiosidades/ovos-da-galinha.htm

http://br.merial.com/avicultores/concursos/como_ovo/curiosidades/curiosidades.asp


2) Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos o Conto “A Galinha dos Ovos de Ouro” (Fig. 6), publicada a seguir:

http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=6

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2015/imagens/galinha_ovos_ouro.jpg

 Figura 6 - Imagem do Conto

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o ovo? Vídeo
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
É de fundamental importância que a avaliação seja feita em todos os momentos das aulas, para que haja maiores possibilidades de que ocorra aprendizagem significativa sobre os assuntos abordados.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria das Graças da Silva , Escola Muncipal Maria de Nazareth , Rio Grande do Norte - dijo:
    grapoderosa@yahoo.com.br

    13/04/2010

    Quatro estrelas

    Estou fazendo uma especialização em Tecnologias em Educação e busco subsidios para organizar uma aula, encontrei essa e achei muito interessante, até aprendi muito sobre o do OVO. PARABÉNS!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.