Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A POLUIÇÃO DO RIO POTENGI

 

02/06/2010

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  • Vivenciar uma aula de campo;
  • Conhecer os problemas causados pela poluição;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A reciclagem e sua importância;
  •  O problema do lixo.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Interpretando a música "Xote Ecológico"

1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre a poluição: Porque existe poluição? Quais as causas e conseqüências da poluição? O que podemos fazer para não poluir? Nesse momento o professor registra as falas das crianças no mural. Esse registro deve ser colocado ao lado da letra da música que deve está exposta na sala de aula.

2º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que ilustrem a letra da música “Xote Ecológico” de Luiz Gonzaga. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.

RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música “Xote Ecológico” de Luiz Gonzaga.

Xote Ecológico -  Luíz Gonzaga

Não posso respirar, não posso mais nadar

 A terra está morrendo, não dá mais pra plantar

Se planta não nasce se nasce não dá

Até pinga da boa é difícil de encontrar

 Cadê a flor que estava aqui? Poluição comeu.

E o peixe que é do mar? Poluição comeu

 E o verde onde que está ? Poluição comeu

 Nem o Chico Mendes sobreviveu

 Atividade 2 – Conhecendo de perto os danos da poluição

1º  Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças aprenderam sobre a poluição. Depois o professor deverá agendar uma aula passeio a margem de um rio poluído, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.

 2º  Momento: Antes de sair para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:

  • O que vão observar?
  • O que querem saber?

Neste momento o professor poderá suscitar  algumas questões às crianças que poderão ser respondidas pelas pessoas que moram a margem do rio. Durante a aula de campo solicitar que um dos moradores acompanhe a turma para que todas as questões feitas pelas crianças sejam respondidas, como:

  • Por que este rio é poluído?
  • Por que existem animais mortos no rio?
  • O que a comunidade faz para evitar a poluição?
  • Se existe um trabalho de conscientização da comunidade?

OBS: Lembrar que durante a aula de campo as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações).

OBS: O Rio Potengi é muito poluído e se localiza na cidade do Natal/RN.

Atividade 3 - Relembrando a aula de campo

1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a aula de campo que fizeram. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre a poluição. Durante a discussão o professor deverá motivar as crianças para que expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas para elaboração de um texto coletivo. Nesse momento o professor deve incentivar e coordenar as falas das crianças.

Atividade 4- Construindo uma história

1º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que selecionem algumas fotos da aula de campo para construírem uma história. O professor divide a turma em pequenos grupos e distribui entre eles as fotos para que cada grupo selecione-as e construa sua história.

2º Momento:  O professor deverá solicitar às crianças que construam uma história a partir das fotos, questionando-as:

  • Qual o título da história?
  • Por que o rio estava poluído?
  • Por que os animais estavam mortos no rio?
  • O que as pessoas devem fazer  para não poluem os rios?  

SUGESTÃO: Sugerimos começar a história “Era uma Vez...” e terminar “E viveram felizes para sempre”.

3º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que apresentem as histórias construídas para o grupo.

Recursos Complementares

A letra e o vídeo da música “Xote Ecológico” podem ser encontrados nos sites abaixo:

http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/295406/  

http://vagalume.uol.com.br/luiz-gonzaga/xote-ecologico.html   

Os conhecimentos acerca da poluição podem ser encontrados no site abaixo:

http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao.htm 

Os Conhecimentos acerca da poluição do Rio Potengi – Natal/RN podem ser encontrados nos sites abaixo:  

http://www.gostodeler.com.br/materia/2239/Polui%C3%A7%C3%A3o_do_rio.html  

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=11433 

Avaliação

Avaliar se as crianças:

 • Conheceram os problemas causados pela poluição;

• Desenvolveram atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente;

 • Expressaram os conhecimentos através da linguagem oral, desenhos, construção de histórias, etc;

• Participaram das atividades com envolvimento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.