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LIXO ORGÂNICO: PARA QUE SERVE?

 

14/06/2010

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

 • Diferenciar o lixo seco do orgânico;

• Conhecer a transformação e a utilização do lixo orgânico como elemento beneficiador ao meio ambiente;

• Elaborar e construir uma horta adubada com o lixo orgânico;

• Conhecer a importância da reciclagem para o meio ambiente.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A reciclagem e sua importância para o meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O que é o lixo orgânico e para que serve?

1º Momento: Inicialmente numa conversa na roda o professor deve questionar as crianças:

  •   O que é o lixo orgânico?   
  •   Para que serve o lixo orgânico?       
  •  O lixo orgânico pode ser reciclado?     
  •   Vocês separam o lixo orgânico em casa e na escola?

Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deve solicitar que os alunos juntamente com seus pais pesquisem sobre o conceito e a utilidade do lixo orgânico.

2º Momento: O professor juntamente com as crianças, deverá ler o material pesquisado sobre o lixo orgânico. A partir da leitura e discussão dos textos o professor deverá criar com as crianças uma tabela para anotarem diariamente a quantidade de lixo orgânico produzido na sala de aula. Essa quantidade deve ser pesada e registrada. No último dia da semana o professor deve somar junto às crianças a quantidade de lixo orgânico produzido pela turma.

OBS: Esse lixo será usado como adubo orgânico de uma horta.

Atividade 2 – O QUE É COMPOSTAGEM?

 1º Momento: O professor deve contar a história Compostagem – Ciência e Prática para a Gestão de Resíduos Orgânicos, de autoria dos pesquisadores Caio Teves Inácio (Embrapa Solos) e Paul Richard Momsen Miller (UFSC). O livro aborda o tema da compostagem: uma alternativa para o lixo orgânico.

Figura 1 – Recurso Didáti:co: Imagem da capa do livro

Na medida em que o professor for lendo a história deve explicar as crianças sobre o que é o lixo orgânico, a compostagem e a importância do lixo orgânico para meio ambiente, pois é muito usado na agricultura como adubo orgânico através do processo de compostagem.

2º Momento: O professor deverá criar uma lista sobre o que pode, e o que não pode ser usado na compostagem, assim as crianças poderão separar o lixo orgânico para fazer o adubo:

Ex: O QUE PODE E O QUE NÃO PODE SER USADO NA COMPOSTAGEM

PODE...

  • -Restos de comida cozida e da preparação;
  • - Cascas de frutas, legumes e ovos;
  • - Folhas e resíduos de jardim;
  •  - Restos de madeira.

NÃO PODE...

  • - Carne, peixe, frutos do mar;
  •  - Laticínios (queijo, manteiga, etc.);
  • - Gorduras;
  • - Resíduos de jardins com pesticidas;
  • - Plantas doentes;
  • - Plásticos, vidros, metais, tecidos, tintas, produtos químicos, medicamentos.

3º Momento: O Professor junto às crianças deverá construir uma compostagem doméstica para armazenar o lixo orgânico para a produção do adubo orgânico.

 RECURSO DIDÁTICO: Como fazer uma composteira doméstica?

Fonte: http://www.cmrr.mg.gov.br/interna.aspx?id=110  

 1.      Reserve um recipiente na cozinha, apenas para o descarte de resíduos orgânicos. As embalagens ou objetos de plástico, vidro e metais deverão ser descartados em outro recipiente.

2. Escolha um canto no quintal, de preferência à sombra, onde será montada a composteira. Contorne o espaço escolhido com bambu, madeira velha, tela de galinheiro, blocos ou tijolos (sem cimento).

3. Deposite na composteira o material orgânico, já separado do lixo. Cubra-o com folhas, grama cortada, serragem e esterco seco misturado com terra, até que não dê para ver o material orgânico (restos de alimentos) embaixo.

4. Regue o monte para umedecer essa camada de cobertura mais seca. Essa cobertura também protege o monte do sol direto.

PROCEDIMENTOS

  • A cada dois ou três dias areje bem o monte, passando o material de um lado para o outro. Após esses revolvimentos, o material esquenta – não será fácil manter a mão no meio do monte por muito tempo –, indicando que a decomposição está ocorrendo corretamente. Em qualquer momento, você pode adicionar mais material orgânico à composteira, repetindo a etapa;
  •  Fungos, tatuzinhos, besouros, piolhos-de-cobra e trilhões de bactérias estarão trabalhando por você, decompondo o material. Esses “bichinhos” são inofensivos e não se espalham para além do monte. Quando o composto estiver pronto,  peneire-o antes, devolvendo os bichinhos ao monte, para que eles possam continuar o trabalho de decomposição;
  • Quando não couber mais material na composteira, comece outra, seguindo o mesmo procedimento. O monte deve ser revirado e regado, por cerca de 2 meses. Após esse período, o monte terá murchado pela metade;
  •  O material será um composto, pronto para ser usado, se o monte:
  •  - Tiver cor marrom café e cheiro agradável de terra;
  • - Estiver homogêneo e não der para distinguir os rejeitos;
  • - Não esquentar mais, mesmo após o revolvimento.  

Os conhecimentos acerca do processo de compostagem podem  ser encontrados no site abaixo:

http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Solo/Documentos/doc67.htm    

Recurso Didático: Imagens do Processo de Compostagem

     O Processo de Compostagem 500 × 702 - 145k  - jpg                            Compostagem 400 × 357 - 30k - jpg

Fontes: http://www.google.com.br/images?q=compostagem&um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&sa=N&start=20&ndsp=20    

  Atividade 3: Conversando com um agrônomo sobre a construção de uma horta

1º  Momento: O professor deverá convidar um agrônomo ou técnico agrícola para conversar com as crianças, destacando os procedimentos que devemos realizar para a construção da horta. Para enriquecer o diálogo, o biólogo deverá trazer materiais, por exemplo: revistas, cartazes, textos informativos, equipamentos, etc. Antes da visita, o professor deve levantar com as crianças algumas questões sobre o que elas gostariam de saber sobre a construção da horta, assim no momento da entrevista as crianças já saberiam o que perguntar.

Ex: de Questões:O que é uma horta? O que podemos plantar numa horta? O adubo orgânico vai ser utilizado na horta?

 No dia da visita o professor deve mediar os questionamentos das crianças, bem como registrar o dialogo e colocar as respostas no mural da sala.

Atividade 4: Construindo uma horta

1º  Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre o preparo da horta. Esse preparo deverá ser feito, sob orientação de um agrônomo ou técnico agrícola, pai, professor ou funcionário com conhecimento prático sobre cultivo de hortaliças. Inicialmente deverá ser escolhido o local para o cultivo das hortaliças, que deverá apresentar as seguintes características:   

Terreno plano;

Terra revolvida (“fofa”)

Boa luminosidade e voltada para o nascente;

Disponibilidade de água para irrigação e sistema de drenagem, por exemplo, canaletas;

Longe de sanitários e esgotos;

Isolado com pouco trânsito de pessoas e animais.  

 2º  Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre o uso de algumas ferramentas utilizadas para o preparo da terra e plantio das hortaliças.  Nesse momento, a pessoa que estará orientando a construção da horta (agrônomo ou técnico agrícola, algum pai, professor ou funcionário), deverá manusear as ferramentas para a construção dos canteiros. As crianças deverão observar a atividade. Depois da construção dos canteiros, o professor junto as crianças e o técnico adubaram a terra com o adubo orgânico feito por eles.   

RECURSO DIDÁTICO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS

 Algumas ferramentas são essenciais para o preparo da terra e plantio das hortaliças:

  • Enxada: é utilizada para capinar, abrir sulcos e misturar adubos e corretivos como serragem à terra.
  • Enxadão: é utilizado para cavar e revolver a terra.
  • Regador: serve para irrigar a horta.
  • Ancinho: é utilizado para remover torrões, pedaços de pedra e outros objetos, além de nivelar o terreno.
  • Sacho: é uma enxada menor que serve para abrir pequenas covas, capinar e afofar a terra.
  • Carrinho-de-mão: é utilizado para transportar terra, adubos e ferramentas.   

  3º Momento: O professor realiza uma votação para saber quais as hortaliças as crianças gostariam que fossem plantadas, para poder dividir os espaços em que serão plantadas cada uma.   

SUGESTÃO: Escolher com as crianças quatro tipos de hortaliças.   Depois o professor pede que cada criança traga a hortaliça sugerida. Em seguida, o professor junto as crianças e o técnico plantam as sementes.

Imagens de horta

4º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre os cuidados que deveremos ter com a horta e combina um horário diário para cuidar da mesma (água, adubo). O professor deverá combinar também sobre  o que poderão fazer com a colheita das hortaliças.

SUGESTÃO: As hortaliças podem ser levadas para casa das crianças ou o professor pode combinar de fazer uma culinária (salada, sanduíche, etc)

Recursos Complementares

Os conhecimentos acerca do lixo orgânico podem ser encontrados no site abaixo:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm  

  Os conhecimentos acerca da construção da horta podem ser encontrados no site abaixo:  

 http://www.turminha.mpf.gov.br/para-o-professor/publicacoes/Manual-da-horta.pdf 

Avaliação

Avaliar se as crianças:

• Diferenciaram o lixo seco do orgânico;

• Conheceram a transformação e a utilização do lixo orgânico como elemento beneficiador ao meio ambiente;

• Elaboraram e construíram uma horta adubada com o lixo orgânico;

• Conheceram a importância da reciclagem para o meio ambiente;

• Participaram das atividades com envolvimento.

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