09/06/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Causas e conseqüências das enchentes.
Atividade: ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO
http://www.youtube.com/results?search_query=+videos+enchente+nas+lavouras
1º Momento: O professor deverá assistir ao documentário antes de exibi-lo, possibilitando assim maior questionamento às crianças.
Durante a exibição o professor deverá conversar com as crianças, questionando:
Que doenças podemos adquirir com o consumo de alimentos das inundações?
Que consequências as inundações causam a economia?
2º Momento: O professor deverá retomar com as crianças aspectos do documentário, registrar suas falas para a construção de um texto coletivo.
Atividade 2 – CONHECENDO AS CAUSAS E CONSEQUENCIAS DAS ENCHENTES
º Momento: O professor deverá contar uma história sobre inundações utilizando o livro “Inundações Urbanas Na America Do Sul” Referência do Livro: Inundações Urbanas Na America Do Sul Conceito do Leitor: Seja o primeiro a opinar Autor: TUCCI, CARLOS E. M. Editora: ABRH Assunto: ENGENHARIA CIVIL E HIDRÁULICA .
Em seguida o (a) professor (a) deve questionar as crianças:
Sinopse do livro
As inundações urbanas tem sido um dos principais problemas das cidades da América do Sul. Este livro mostra que existem as inundações ribeirinhas, quando os rios, durante períodos de grandes precipitações, escoam no seu leito maior, ocupado indevidamente pela população, e as inundações artificialmente geradas pela impermeabilização do solo. Inicialmente o livro trata das causas como a urbanização, a integração dos aspectos da inundação com outros problemas urbanos, como resíduos sólidos e esgotamento sanitário, e a necessidade de uma gestão integrada dos Planos para as cidades. Os impactos das inundações seguidos do deficiente controle atual são destacados, para que as propostas de controle sustentáveis sejam apresentadas. A segunda parte do livro é reservada para a descrição sobre as inundações em seis países da América do Sul - Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Nestes capítulos são descritos os tipos de inundações e os aspectos institucionais relacionados. Na terceira parte do livro são apresentados os resultados do workshop para tomadores de decisão na América do Sul onde foram analisados cinco estudos pilotos em cinco países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.
O Livro pode ser encontrado no site abaixo:
Atividade 3 – PINTAR A HISTÓRIA OUVIDA
1º Momento: O professor deverá orientar as crianças que façam uma pintura sobre as causas e consequências das inundações. As crianças serão divididas em três grupos para fazerem a pintura. Um grupo desenhará o começo, o outro o meio e o outro o fim da história. Depois cada grupo tecerá comentários sobre sua pintura ao grande grupo. Ao final o professor junto com as crianças expõem seus trabalhos seguindo uma sequência dos fatos.
Atividade 4 – CONSTRUINDO UM MURAL
1º Momento: No momento da roda, o professor deverá sugerir às crianças fazerem um painel com notícias e gravuras sobre as inundações. Para tal atividade deverão escrever ou recortar de revistas e jornais as notícias e gravuras. A turma poderá ser dividida em grupos, cada um deverá organizar uma das reportagens para painel . Nesse momento o professor deverá incentivar e coordenar a atividade, ajudando a redigir ou orientando como organizar. Depois que todos os grupos concluirem a sua reportagem, o professor deverá reunir a turma na roda e organizar com as crianças o painel, deixando que cada grupo cole a sua reportagem e gravuras no painel. Por fim, pedir que em cada grupo tenha um expositor para apresentar ao restante da turma a sua reportagem depois que o painel estiver no mural.
Avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/12/2010
Quatro estrelasParabéns, professora. Muito interessante sua aula e as estratégias muito bem elaboradas. Para ficar melhor que tal você usar nas outras as mídias tecnológicas. Hoje se vê falar tanto nas escolas. Tente passar um filme que aborde as realidades da natureza, com intuito deles fazerem a diferença do belo para o transformado, e acima de tudo o porque dessa realidade, para que trabalho como esse seu possa desde agora agraciar essas crianças para um futuro melhor quanto a preservação da natureza. bjs..
29/08/2010
Cinco estrelasvaleu Keila, sua suas aulas sobre enchentes estão belas, lindas e maravilhos. Raimunda aqui de Portugal-Braga raitabalho57@hotmail.com