Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


AGRICULTURA NAS ENCHENTES: UMA QUESTÃO DE ECONOMIA.

 

09/06/2010

Autor y Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: 

  • Conhecer os problemas causados na economia em virtude das chuvas e enchentes.
  • Ler textos (jornais e revistas);
  • Assistir reportagens sobre o tema;
  • Representar graficamente (escrita/desenho);
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Causas e conseqüências das enchentes.

Estratégias e recursos da aula

Atividade: ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO

http://www.youtube.com/results?search_query=+videos+enchente+nas+lavouras 

1º Momento: O professor deverá assistir ao documentário antes de exibi-lo, possibilitando assim  maior questionamento às crianças.

Durante a exibição o professor deverá conversar com as crianças, questionando:

Que doenças podemos adquirir com o consumo de alimentos das inundações?

Que consequências as inundações causam a economia?     

  2º Momento: O professor deverá retomar com as crianças aspectos do documentário, registrar suas falas para a construção de um texto coletivo.

Atividade 2 – CONHECENDO AS CAUSAS E CONSEQUENCIAS DAS ENCHENTES

º Momento: O professor deverá contar uma história sobre inundações utilizando o livro “Inundações Urbanas Na America Do Sul”   Referência do Livro: Inundações Urbanas Na America Do Sul Conceito do Leitor:  Seja o primeiro a opinar Autor: TUCCI, CARLOS E. M. Editora: ABRH Assunto: ENGENHARIA CIVIL E HIDRÁULICA .

     Em seguida o (a) professor (a) deve questionar as crianças:       

  • Quais as consequências das inundações?
  • O que causa as inundações?

Sinopse do livro

As inundações urbanas tem sido um dos principais problemas das cidades da América do Sul. Este livro mostra que existem as inundações ribeirinhas, quando os rios, durante períodos de grandes precipitações, escoam no seu leito maior, ocupado indevidamente pela população, e as inundações artificialmente geradas pela impermeabilização do solo. Inicialmente o livro trata das causas como a urbanização, a integração dos aspectos da inundação com outros problemas urbanos, como resíduos sólidos e esgotamento sanitário, e a necessidade de uma gestão integrada dos Planos para as cidades. Os impactos das inundações seguidos do deficiente controle atual são destacados, para que as propostas de controle sustentáveis sejam apresentadas. A segunda parte do livro é reservada para a descrição sobre as inundações em seis países da América do Sul - Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Nestes capítulos são descritos os tipos de inundações e os aspectos institucionais relacionados. Na terceira parte do livro são apresentados os resultados do workshop para tomadores de decisão na América do Sul onde foram analisados cinco estudos pilotos em cinco países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.

O Livro pode ser encontrado no site abaixo:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?sid=87402147412520848205225625&nitem=5062274 

Atividade 3  PINTAR A HISTÓRIA OUVIDA  

 1º Momento: O professor deverá orientar as crianças que façam uma pintura sobre as causas e consequências das inundações. As crianças serão divididas em três grupos para fazerem a pintura. Um grupo desenhará o começo, o outro o meio e o outro o fim da história. Depois  cada grupo  tecerá comentários sobre sua pintura ao grande grupo. Ao final o professor junto com as crianças expõem seus trabalhos seguindo uma sequência dos fatos.    

 Atividade 4 – CONSTRUINDO UM  MURAL

1º Momento: No momento da roda, o professor  deverá sugerir  às crianças  fazerem um painel com notícias e gravuras sobre as inundações. Para tal atividade  deverão escrever ou recortar de revistas e jornais  as notícias e gravuras. A turma poderá ser dividida em grupos, cada um deverá organizar uma das reportagens para painel . Nesse momento o professor deverá  incentivar e coordenar  a atividade, ajudando a redigir ou orientando como organizar. Depois que todos os grupos concluirem a sua reportagem, o professor deverá reunir a turma na roda e organizar com as crianças o painel, deixando que cada grupo cole a sua reportagem e gravuras no painel. Por fim, pedir que em cada grupo tenha um expositor para apresentar ao restante da turma a sua reportagem depois que o painel estiver no mural.

Recursos Complementares
Avaliação

 Avaliar se as crianças:

  • Conheceram os problemas causados na economia em virtude das chuvas e enchentes.
  •  Leram  e interpretaram textos (jornais e revistas);
  •  Assistiram reportagens sobre o tema;
  • Teceram comentários sobre os problemas causados pelas chuvas para a agricultira.
  • Construiram o painel com coerência nos fatos e na organização dos desenhos.
  •  Representaram graficamente (escrita/desenho);
  •  Participaram das atividades com envolvimento.     
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Silvia Chaves da Silva, ESC EST RIVANDA NAZARE DA S GUIMARAES , Amapá - dijo:
    Schavesdasilva@gmail.com

    11/12/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, professora. Muito interessante sua aula e as estratégias muito bem elaboradas. Para ficar melhor que tal você usar nas outras as mídias tecnológicas. Hoje se vê falar tanto nas escolas. Tente passar um filme que aborde as realidades da natureza, com intuito deles fazerem a diferença do belo para o transformado, e acima de tudo o porque dessa realidade, para que trabalho como esse seu possa desde agora agraciar essas crianças para um futuro melhor quanto a preservação da natureza. bjs..


  • Andréa Morais Diniz, NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - dijo:
    nataldiniz@yahoo.com.br

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    valeu Keila, sua suas aulas sobre enchentes estão belas, lindas e maravilhos. Raimunda aqui de Portugal-Braga raitabalho57@hotmail.com


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.