16/09/2010
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Será necessário o conhecimento sobre a história do voleibol. Aula referente: "Como surgiu o vôlei?"
Atividade 1:
Propor jogar o voleibol com a bola de basquete (primeira bola utilizada).
Após o jogo abrir para o diálogo e reflexão
· A bola de basquete é não se adaptou ao jogo de vôlei. Por quê?
· A rigidez e o peso da bola de basquete contribuíram para a prática do vôlei?
Atividade 2:
Se a bola de basquete não era apropriada para a prática do voleibol, a primeira solução foi adaptar sua câmara de ar. Propor, agora, jogar o voleibol com a câmara de ar da bola de basquete (segunda bola utilizada).
Após o jogo abrir para o diálogo e reflexão
· A câmara de ar solucionou as dificuldades encontradas anteriormente? Ela é apropriada para a prática do voleibol?
A câmara da bola de basquete não permitiu jogar e oferece algumas dificuldades. Argumentar levando a turma a compreender possíveis dificuldades, como: formato irregular, dificuldade em rebater, peso da bola, entre outros.
Atividade 3:
Após ter percebido que a câmara de ar não possibilitou a prática do vôlei, a terceira tentativa foi à bola de handebol. Propor a prática com a bola de handebol.
Atividade 4:
A bola de handebol também não solucionou o problema. Levar a turma a refletir possíveis problemas, como: tamanho da bola, peso, rigidez, entre outros.
Propor a próxima prática, servirá como recurso lúdico e pedagógico. Mostrar para os alunos que a prática do voleibol requer uma bola específica. Apesar da atividade ser muito divertida a bola, que segue, não resolve as dificuldades encontradas ate agora.
Propor jogar o voleibol com uma bola de parque de diversão (bolas grandes de plásticos).
Após o jogo abrir para o diálogo e reflexão:
· Essa bola machuca?
· O peso dessa bola ajuda no jogo de voleibol?
· Ela oferece uma boa condução na direção e trajetória?
Atividade 5:
Mais uma vez, como recurso pedagógico, propor a próxima prática.
Propor jogar o voleibol com a bola de PVC (conhecida com “bola de dente de leite” em Minas Gerais).
Após o jogo abrir para o diálogo e reflexão
O peso da bola aumentou, em relação à anterior, mas ainda não resolveu os problemas como direção e trajetória.
Atividade 6:
Antes de propor a vivência do vôlei com a bola oficial, rever algumas questões que foram identificadas ate agora, nesta aula (caso o professor tenha outras questões ou considerações que não foram relacionadas a seguir, fica ao seu critério complementá-las).
São essas as questões:
· Rigidez;
· Peso;
· Material da bola;
· Anatomia inadequada (oval, ou circunferência irregular);
· Interferência na precisão dos gestos e movimentos;
· Velocidade da bola.
texto (26/06/2010):
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/08/2012
Três estrelasfaltou o ano de cada bola