Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Narração: relato pessoal

 

07/07/2010

Autor y Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Despertar o interesse dos alunos em usar a escrita como uma forma de comunicação;

 • Identificar as características do relato pessoal;

 • Produzir relato de experiência de acordo com as características estudadas.  

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades foram elaboradas para alunos do 6° ano que já tenham familiaridade com textos narrativos.  

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:

Professor: inicie a aula conversando com os alunos sobre as lembranças de fatos importantes que aconteceram em suas vidas. Destaque que esses fatos, sempre que possível, devem ser relatados a outras pessoas para que a troca de experiência sirva de aprendizado e enriquecimento cultural. Conte aos alunos algo marcante sobre sua infância.   

    Apresente o texto MINHA PRIMEIRA PROFESSORA, de Paulo freire.

Disponível em:  

 http://www.genealogiafreire.com.br/bio_paulo_reglus_neves_freire.htm   

 Professor: leia o título do texto com os alunos e pergunte a eles de que assunto o texto  parece tratar. Em seguida, solicite que façam a leitura em voz alta do texto.   A partir da leitura do texto, converse com os alunos sobre algumas questões:   

Qual é a relação entre o título e o conteúdo do texto?

Quem são os personagens?

Qual é o tipo de narrador do texto lido?Quem é esse narrador?

 Qual trecho do texto permitiu a identificação do narrador?

Quando se passam os fatos?

Qual é o episódio relatado no texto?

A história lida trata-se de fato real ou fictício?

 Como foi a ida do menino para a escola?

Como Dona Eunice ensinava as “sentenças” ao menino?    

 Professor: para que os alunos conheçam um pouco mais sobre a vida do autor do texto que eles acabaram de ler, apresente  pequenos vídeos com a biografia de Paulo Freire.

Disponível em:

  http://www.youtube.com/watch?v=Ny0h8v4xDHs    

http://www.youtube.com/watch?v=SLRkrOk2OxM&NR=1 

 Professor: através de elementos apontados nas questões anteriores, mostre aos alunos que o texto lido trata-se de um relato pessoal. Relato porque apresenta informações sobre fatos reais, que ocorreram de verdade com o escritor Paulo Freire, e pessoal porque trata de fatos vividos pela pessoa que conta, dessa forma intransferível.    

Segunda etapa:   

  Professor: produza um relato pessoal, uma espécie de memorial da sua vida escolar e apresente aos alunos. A ideia dessa atividade é motivar os alunos para produção de um relato pessoal  a partir de um texto modelar.

  Professor: insira em seus slides fotos e, se possível, leve algum objeto que tenha guardado e que esteja relacionado ao seu período escolar   Após a apresentação dos slides, converse com os alunos sobre algumas questões:

 1)      Quem é o personagem do texto?

 2)      Qual é o tipo de narrador?

3)      Qual é o fato relatado?

4)      Quando se passam os fatos relatados?

5)      O texto lido é real ou fictício? Explique.

6)      Temos no texto uma linguagem objetiva ou subjetiva (expressa emoções, sentimentos)? Identifique no texto exemplos que comprovem a resposta.            

Terceira etapa:

  Professor: solicite aos alunos que levem para a sala de aula fotos de momentos vividos na escola ou algum objeto significante: merendeira, um trabalho, uma pasta antiga etc. Divida a classe em grupos de, no máximo, três alunos e peça que eles contem para os colegas o momento que a foto retrata ou relatem um episódio vivido em que o objeto levado para sala esteja inserido.    

 Após o relato realizado em pequenos grupos, solicite que os alunos o façam para toda a classe. Neste momento, estimulem-nos a fazer o relato oralmente para toda a classe.  

Recursos Complementares

Vídeos referentes a Paulo Freire, consulte: http://www.genealogiafreire.com.br/bio_paulo_reglus_neves_freire.htm   

Avaliação

Professor: entregue a proposta de produção de texto abaixo aos alunos.

Produção de texto             

  Após ler o relato de Paulo Freire e da sua professora sobre as lembranças da escola, agora é a sua vez de produzir um relato. Conte um fato interessante sobre a sua vida escolar, algo que lhe pareça bastante especial. Para ajudá-lo nesta tarefa, siga as dicas a seguir:      

  •Utilize a primeira pessoa, já que você escreverá um relato pessoal.    

  •Como o assunto em pauta é o da sua própria vida, você pode inserir no texto expressões ou fatos que revelam emoções, alegrias que viveu.            

   Você vai produzir seu relato pessoal para que seus colegas de classe e funcionários da escola possam conhecer um pouco mais sobre sua vida. Todas as produções serão reunidas em uma coletânea de textos para ser apresentada durante um evento da escola.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cinthia Doretto, EMEF Hipólito José da Costa , São Paulo - dijo:
    cinthia_goncalves@yahoo.com.br

    28/08/2012

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da sugestão de partilhar nossa própria experiência com os alunos! Obrigada pela sugestão!


  • simone, EMEF CORONEL GALDINO RIBEIRO , São Paulo - dijo:
    simone-saraiva@hotmail.com

    25/07/2011

    Cinco estrelas

    sou professora de um quinto ano e achei muito interessante e instru tivo as informações que consegue aqui, obrigada.


  • CARLA SANTUZZI, COLEGIO TIRADENTES DA POLICIA MILITAR DE MG , Minas Gerais - dijo:
    luiz.carla@ig.com.br

    17/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom este conteúdo e sugestão de atividades...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.