Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Oração afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa.

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Identificar os sinais de pontuação usados nas frases e textos.
  • Saber usar a entonação de voz de acordo com a leitura da frase.
  • Conscientizar-se de que frases igualmente escritas podem modificar o significado ou mensagem, de acordo com a pontuação usada.
  • Transformar diversos tipos de frases para as formas: afirmativa,negativa,interrogativa e exclamativa.
  • Desenvolver a oralidade.
Duração das atividades
Três tempos de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer diferentes tipos de pontuação.

Diferenciar os diferentes tipos de pontuação através da entonação.

Conhecer os diferentes tipos de pontuação em uma mesma frase.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade

A professora apresentará à turma 18 frases relacionadas ao futebol nas quais aparecerão diferentes sinais de pontuação:                

  1.          Você aprovou a escalação dos jogadores escolhidos pelo técnico Dunga?
  2.  ·       Adriano não foi escalado.
  3.  ·       Segundo o técnico Dunga, o grupo escalado terá uma ótima atuação.
  4. ·       Teriam outras possibilidades de escalação para o técnico Dunga?
  5. ·       Não haverá qualquer possibilidade de mudança no quadro da escalação feita  pelo técnico Dunga.
  6. ·       Será que a seleção Brasileira está preparada física e emocionalmente para  essa Copa?
  7. ·       O nível de maturidade dos jogadores será um componente imprescindível para o bom desempenho nas partidas.
  8.  ·       A maneira de torcer da população Africana influenciará a postura dos  jogadores brasileiros em campo!
  9. ·       O tipo de alimentação na África não tem a ver com o paladar dos brasileiros.
  10.  ·       A seleção deverá treinar mais os pênaltis?
  11. ·       Dunga é um técnico inseguro.
  12.  ·       Os jogadores estão bem preparados!
  13. ·       Se houvesse a possibilidade real, o jogador Romário poderia ser escalado?
  14.  ·       O jogador Adriano de fato, não deveria ter sido escalado.
  15.  ·       Na seleção brasileira, a sua composição de jogadores está excelente.
  16. ·       Enquanto torcedor, você daria novas sugestões de escalação para o  técnico Dunga?
  17. ·       Ganharemos a Copa este ano.
  18. ·       Será que traremos a taça este ano para o Brasil?

           Após apresentação das frases a professora solicitará aos grupos da turma divididos em quatro alunos que classifiquem as frases de acordo com categorias que eles desejarem. Propiciando, assim, uma forma de os grupos desenvolverem escolhas de categorias diferenciadas.

          Solicitará que apresentem as categorias e justifiquem para todo o grupo da sala de aula. Depois pedirá que os alunos façam outro tipo de agrupamento com as frases.

         Ao final, debaterá com os alunos algumas semelhanças e diferenças que possam vir a construir o conceito de  oração afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa. Os alunos deverão em grupo chegar a conceitos que possam ser redigidos no quadro e depois registrados no caderno.

2ª Atividade:

  A professora pedirá que os grupos reescrevam as frases, em uma folha ofício, colocando-as nas quatro categorias.  

    Exemplo                              

Oração afirmativa

Oração negativa

Oração exclamativa

Oração interrogativa

Adriano não foi escalado.

Confeccionar uma tabela com 18 linhas.

3ª Atividade:

A professora dividirá a turma de 20 alunos em cinco grupos com quatro componentes, onde cada grupo será responsável pela elaboração de frases relacionadas ao FUTEBOL, de acordo com a pontuação sugerida através de sorteio das filipetas.   

Após a elaboração das frases em folha de papel almaço, a professora fará a  proposta que cada grupo realize a leitura das frases para a turma.

  4ª Atividade:

 A professora proporá que cada grupo escolha uma frase e  ilustre em cartolina a frase eleita.

Teremos assim cinco frases que serão  expostas no mural temático: FUTEBOL.  

 5ª Atividade:

 A professora e os alunos deverão formular conceitos sobre as categorias: oração afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa de forma um pouco mais elaborada do que na primeira atividade. Seguidamente a professora com os alunos deverão discutir e apontar sobre os sinais de pontuação que caracterizam cada oração exclamativa e interrogativa. Com a turma, também, deverá observar e apontar a construção das orações negativas para chegarem a conclusão de que será necessário a utilização de vocábulos, tais como: não, nunca, jamais, em tempo algum e outras.     

Recursos:

 Folha de papel pardo.  

Folha de cartolina.

Hidrocor.

Folha de papel almaço.

Folha xerocada.         

  

Recursos Complementares
Avaliação

A professora fará com os alunos uma avaliação da temática da aula: FUTEBOL para desenvolver a oralidade. Paralelamente a professora deverá avaliar como cada grupo construiu os conceitos das orações exclamativa, interrogativa, negativa e afirmativa. Em cada atividade proposta, será necessário que a professora acompanhe de que forma os alunos estão discutindo e levantando hipóteses para formular os conceitos desejados.

A professora avaliará a forma com que os alunos estão redigindo os conceitos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marly Silva, Casa Familiar Rural , Pará - dijo:
    marlylima08@hotmail.com

    01/08/2011

    Cinco estrelas

    Legal essa dinamica, é um assunto que geralmente interessa a todos, sai da rotina das aulas comuns e pode ser interdiciplinar com E. Fisíca. Publiquem mais conteudos como esse, me ajjudou a inovar minha aula. Muito obrigada pela contribuição.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.