Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Elementos da narrativa

 

22/06/2010

Autor y Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar os elementos que compõem a narrativa;

2) utilizar os elementos da narrativa na produção textual.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de textos narrativos.

Estratégias e recursos da aula

AULA (1)

- Professor: inicie sua aula fazendo um diagnóstico a respeito dos aspectos teóricos que os alunos já dominam sobre o texto narrativo. Para isso, faça perguntas oralmente:

1) Para você, o que é um texto narrativo?

2) Quais são os elementos essenciais para que um texto seja considerado narrativo?

3) Quais gêneros de textos você conhece que são narrativos?

- Esclareça que o conteúdo da aula que está sendo iniciada se refere ao texto narrativo e a seus elementos constitutivos.

- Assistir ao vídeo com os alunos, solicitando a atenção de todos para os detalhes da filmagem. O vídeo não apresenta diálogos, por isso é necessária toda a atenção para o que vai ser mostrado.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=_rill4j6c0k 

- Após assistirem ao vídeo, solicite que, em duplas, os alunos respondam as seguintes questões, por escrito:

1) Quem é o personagem da história?

2) Onde se passa a história?

3) Quando acontece a história?

4) O que acontece na história?

5) Por que acontece?

6) Como termina a história?

- Peça aos alunos que apresentem oralmente suas hipóteses de leitura aos demais colegas. Compare as respostas dadas. Conclua com eles que cada pessoa pode ter uma leitura diferente, desde que seja coerente com o que foi assistido.

- Faça-os lembrar de que uma boa história precisa “responder” a estas questões básicas (de 1 a 6) para que os critérios de clareza e coerência sejam atendidos.

- Caso queira conhecer a história “A menina dos fósforos”, de Hans Christian Andersen, acesse o site http://contadoresdestorias.wordpress.com/2007/11/07/a-menina-dos-fosforos/ 

AULA (2)

- Faça cópias para seus alunos do texto "Betsy", de Rubem Fonseca, solicitando a eles que o leiam com atenção, silenciosamente (para saber um pouco sobre quem é Rubem Fonseca, acesse o site http://www.releituras.com/rfonseca_bio.asp ) 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Betsy  

                                    (Rubem Fonseca)

          Betsy esperou a volta do homem para morrer.

          Antes da viagem ele notara que Betsy mostrava um apetite incomum. Depois surgiram outros sintomas, ingestão excessiva de água, incontinência urinária. O único problema de Betsy até então era a catarata numa das vistas. Ela não gostava de sair, mas antes da viagem entrara inesperadamente com ele no elevador e os dois passearam no calçadão da praia, algo que ela nunca fizera. No dia em que o homem chegou, Betsy teve o derrame e ficou sem comer. Vinte dias sem comer, deitada na cama com o homem. Os especialistas consultados disseram que não havia nada a fazer. Betsy só saia da cama para beber água.[...]

 (Para ter acesso ao texto completo, consulte http://www.releituras.com/i_natalia_rfonseca.asp ) 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Solicite aos alunos que façam o mesmo exercício realizado na aula anterior relacionado ao vídeo:

1) Quem é o personagem da história?

2) Onde se passa a história?

3) Quando acontece a história?

4) O que acontece na história?

5) Por que acontece?

6) Como termina a história?

- Professor: explique aos seus alunos que estas perguntas referem-se aos elementos da narrativa. Toda narrativa se estrutura sobre cinco elementos essenciais – enredo, personagem, tempo, espaço e narrador – sem os quais não pode existir. (“Sem os acontecimentos não se é possível contar uma história. Quem vive os acontecimentos são as personagens, em tempos e espaços determinados. [...] é necessária a presença de um narrador — elemento fundamental à narrativa — uma vez que é ele que transmite a história, fazendo a mediação entre esta e o ouvinte, leitor ou espectador.” - Roland Barthes).   

- Professor: para saber mais sobre o assunto que está sendo desenvolvido, consulte o site http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410891_06_cap_05.pdf 

- Escreva no quadro de giz,  para que os alunos copiem, as seguintes anotações em forma de exercícios (se preferir, entregue em uma folha), relacionados ao texto Betsy, de Rubem Fonseca:

1) Identifique as partes do enredo do conto “Betsy”. Lembre-se de que o enredo é dividido em orientação (descrições de personagens, espaço, tempo), complicação (desenvolvimento do conflito) e desfecho (solução do conflito)

2) Qual o protagonista da história? Caracterize-o. (Atenção! Protagonista é o personagem principal; antagonista é o personagem que se opõe ao protagonista; personagem secundário é o de menor importância na história.)

3) O tempo na narrativa pode ser cronológico e psicológico. O tempo cronológico é o que transcorre na ordem natural dos fatos, ou seja, do começo para o final da história. Tempo psicológico é aquele que transcorre numa ordem determinada pelo desejo ou imaginação do narrador ou dos personagens. Como podemos analisar o tempo no conto “Betsy”?

4) Espaço é onde se passa a ação na narrativa. Faça a caracterização do espaço do conto “Betsy”.

5) Um fato pode ser narrado sob dois pontos de vista: de um narrador observador, que está fora dos fatos narrados (3ª pessoa), e de um narrador personagem, que participa diretamente da história (1ª pessoa). Caracterize o narrador do conto “Betsy”.

- Depois que os alunos responderem às questões, faça uma correção oral para que todos possam esclarecer, coletivamente, as dúvidas que poderão surgir.

AULA (3)

 - Professor: nesta etapa, os alunos deverão produzir um texto narrativo em que fiquem claros os elementos da narrativa estudados.

- Solicite a eles que, a partir da imagem abaixo, criem uma história considerando todos os elementos da narrativa: enredo, personagem, tempo, espaço e narrador.

Disponível em: http://i219.photobucket.com/albums/cc166/recado/glimboo/paisagens/0080.gif 

- Orientações para a produção do texto:

1) Espaço – Onde?

2) Tempo – Quando?

3) Personagem(ens) – Quem?

4) Enredo – O quê? Como? Por quê?

5) Narrador – Foco narrativo?

6) Título do texto.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o assunto desenvolvido, consulte o site http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410891_06_cap_05.pdf 

Avaliação

Após a sua correção do texto – que deverá considerar se os elementos da narrativa foram adequadamente compreendidos pelos alunos – solicite que alguns leiam o texto produzido para que possam compartilhar as diferentes ideias que certamente irão surgir.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.