Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sobre estrutura narrativa de roteiro de telenovela

 

27/07/2010

Autor y Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer o universo discursivo em o gênero telenovela se insere;
  • conhecer a estrutura narrativa da telenovela;
  • analisar os recursos televisivos e outras especificidades do roteiro televisivo:  efeitos visuais, indicações cênicas e diálogos
  • analisar sinopses de telenovelas;
  • analisar visões de mundo veiculadas pela telenovela;
  • realizar atividade de pesquisa sobre alguns aspectos de telenovelas atuais.
Duração das atividades
04 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  estrutura básica da narrativa.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01 (50 minutos)

A estrutura narrativa da telenovela é o tema a ser trabalhado nessa aula. A telenovela é um dos gêneros narrativos mais populares da atualidade. Apresenta como característica principal a possibilidade de a história ser estendida e modificada, enquanto está sendo contada. Tem como proposta representar os conflitos humanos, por meio de diálogos constantes entre as personagens  que convivem no mesmo espaço. Esse aspecto intimista, necessário ao texto e ao contexto, encontra no ambiente doméstico o lugar ideal para se produzir o efeito desejado. A estrutura da narrativa da telenovela é fragmentária, de forma a motivar o telespectador por meio do suspense, garantindo audiência.

Atividade 1

Para apresentar o tema da aula aos alunos, o professor deverá conversar com eles a respeito do assunto, perguntando-lhes:

1. Diariamente, você consome quanto tempo assistindo a programas  televisivos?

2. Você consegue ficar alheio ao que aparece na TV?

3. Você assiste a telenovelas? Qual(is) a(s) que você mais gostou? Por quê?

4. Por que as telenovelas apresentam um grande índice de audiência?

5. Quais influências, direta ou indiretamente, as telenovelas exercem sobre os telespectadores?

  • O professor deverá fazer com que todos falem.

Atividade 2

A seguir,  o professor deverá levar os alunos à sala de vídeo / laboratório de informática para que assistam aos  vídeos seguintes sobre telenovela brasileira. O objetivo dessa atividade é  que os alunos fiquem motivados a estudarem sobre o assunto.

1. Histórias das novelas em 50 anos de  TV no Brasil.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=z_b61pTXfFs&feature=related

2. TV no Brasil (anos 2000) – Dramaturgia (novelas).  

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=q3syzD0cOiI&feature=related

Aula 02 (50 minutos)  

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre telenovelas brasileiras. Essa pesquisa deverá ser direcionada, conforme o roteiro abaixo.

1.Telenovela brasileira: conceito; produção; trilha sonora e audiência.

2. Estrutura narrativa da telenovela.

3. Países produtores de telenovelas.

4. A história da telenovela no Brasil.

Disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telenovela  

http://video.google.com/videoplay?docid=-7364346383674090202# 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_telenovelas_brasileiras 

http://www.sampaonline.com.br/colunas/elmo/coluna2001ago31.htm 

  • Ao final da aula, o professor poderá solicitar os alunos que falem sobre o que pesquisaram. Cada dupla pode ficar com uma pergunta, por exemplo.

Aula 03 (50 minutos) 

Atividade 

O professor deverá reproduzir (xerocar) o  texto - Cultura de massa e a telenovela brasileira – para os alunos e solicitar a eles que, em grupo de quatro elementos,  respondam às questões propostas.

Cultura de massa e a telenovela brasileira 

Paloma Nogueira

Indústria cultural foi um termo criado pelos filósofos Hokheimer e Adorno para falar sobre as manifestações culturais ocorridas pelo surgimento das indústrias do entretenimento na Europa e nos EUA no final do século XIX e início do século XX.

A cultura de massa é também chamada de indústria cultural, pois envolve uma variedade de produtos, abrangendo setores de moda, música, lazer, espetáculos públicos, literatura, imprensa, etc. que influenciam de forma direta ou indiretamente na vida da sociedade, tendo como objetivo a obtenção de lucro.

A televisão brasileira é um excelente exemplo para falarmos de cultura de massa, pois o seu objetivo a atingir o maior número de telespectadores no país, que, por sua vez, é constituído por um marcante traço da cultura popular. Para esse consumidor, o gosto narrativo episódico é muito forte. O que explica o grande sucesso das telenovelas brasileiras. A Rede Globo é a emissora que mais produz novelas. São exibidas cinco telenovelas por dia, sempre tratando de questões atuais, polemizando ou até banalizando uma situação. À tarde sempre exibe reprise de novelas que foram um grande sucesso. No final da tarde é voltado para o público adolescente. Malhação é o nome da "pré-novela" que trata de situações vividas por adolescentes de classe média alta, ditando uma nova forma de agir, pensar e vestir que está além da realidade da maioria da população do país. Logo depois entra no ar outra novela conhecida como novela das seis. Dessa vez, o público alvo são pessoas mais idosas. Geralmente é abordado tema de caráter conservador. Depois, entra uma e outra novela. Essa de caráter mais cômico e muitas vezes fantasioso, com a intenção de atingir as pessoas que chegam em casa depois de um dia de trabalho. No horário nobre, por volta das nove horas da noite, são exibidas novelas mais bem produzidas, tratando de temas atuais de caráter social, voltado para o publico mais maduro.

Em todas as tramas é observada uma coisa em comum: o consumo desenfreado de produtos de beleza, moda, eletrodoméstico e alimentício. Em muitas cenas, atores fazem uso de muitos desses produtos e, geralmente, emitem comentários a respeito do objeto em questão.

É preciso estar atento para as mensagens subliminares ou até explicitas que são colocadas pelas telenovelas brasileiras, que, apesar de ser uma cultura de massa, atende uma camada mais privilegiada da sociedade, alienando e manipulando a classe popular, fazendo uso da publicidade para criar novos desejos de consumo que vão além das possibilidades financeiras da maioria de seus telespectadores.

Disponível em:

http://palomanogueira.blogspot.com/2005/08/artigo-cultura-de-massa-e-telenovela.html 

Professor, para auxiliá-lo, veja:

Sobre o texto:

1. A telenovela, sendo um gênero de ficção televisiva, caracteriza-se, principalmente, pelo fato de:

Provocar, geralmente, emoções vivas, que produzem sensação de proximidade entre emissor e receptor;

Construir –se  sobre opiniões comuns, difundidas e aceitas pelo público;

Ajustar-se aos costumes, aos valores culturais, aos princípios sociais e religiosos das maiorias;

Estabelecer padrões de comportamento, veicular anúncios publicitários, impulsionar a venda dos mais diferentes produtos.

Identifique no texto passagens cujas ideias podem ser correlacionadas às características da telenovela, apresentadas acima.

2. Segundo o autor, o que explica o sucesso da telenovelas brasileiras?

3.  O horário de exibição das telenovela é um dos fatores que favorecem a cultura de massa. Explique essa afirmação, de acordo com as ideias apresentadas no texto.

4. Segundo a articulista, o que há de comum nas tramas das telenovelas? O que isso representa em relação ao comportamento das pessoas?

5. Observe o trecho do último parágrafo do texto:

É preciso estar atento para as mensagens subliminares ou até explicitas que são colocadas pelas telenovelas brasileiras....

Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente.[...] Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.

A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.

A mensagem subliminar pode ser inserida em vários meios: vídeos, músicas, figuras e até em textos. Em capas de livros, em sacolas, em revistas, em jornais, em quadros, em propagandas, nos filmes e desenhos animados, etc. Um bom exemplo de sua utilização são as campanhas de cigarro. O intuito maior das campanhas publicitárias é mostrar através dos esportes  radicais, das aventuras surrealistas e de desafios inimagináveis, tudo aquilo que você gostaria imensamente mas não pode porque é fumante.

Outro exemplo:  no primeiro longa-metragem do Homem Aranha uma placa deixa à mostra a mensagem EAT em inglês (coma em português) e, logo após, uma logo do Mc Donalds. Prática bastante utilizada para incentivar o consumo de algum produto.

A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor. [...]

Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mensagem_subliminar 

Depois de conhecer o que são mensagens subliminares,  releia o último parágrafo do texto. Como você interpreta as ideias contidas nesse parágrafo? Comente.

Importante: Caso o professor considere necessário apresentar aos alunos maiores informações sobre mensagem subliminar,  poderá solicitar a eles que realizem uma pesquisa sobre o assunto.

Sugestões de sites:

http://www.musicaeadoracao.com.br/efeitos/subliminar_oque.htm 

http://www.mensagens-subliminares.kit.net/artmensagem2.htm 

Observação:  

Para corrigir esta atividade, o professor deverá sortear uma pergunta para cada grupo. Caso haja discordância  entre as respostas apresentadas, o professor deverá dar oportunidade para que os outros grupos apresentem a sua resposta para uma determinada pergunta.

 Aula 04 (50 minutos)

Atividade

1.O professor deverá reproduzir para os alunos a sinopse  do capítulo da novela "Passione", apresentada em 19/05/10, para que eles respondam oralmente às perguntas propostas abaixo. 

Após a leitura do texto, o professor deverá exibir para os alunos o vídeo da sinopse.

Disponível em:

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&tbs=vid%3A1&q=novela+passione+capitulos+-+&aq=f&aqi=&aql=&oq=novela+passione+capitulos+-+&gs_rfai=&rlz=1R2SUNC_pt-BRBR375&fp=fae96b80da61095d 

http://passione.globo.com/capitulo/diana-e-gerson-se-beijam.html 

Observação:

Professor, esta atividade poderá ser atualizada, ou seja, realizada com outra sinopse, dependendo de quando a aula for ministrada.

Sinopse do capítulo da novela Passione, apresentado no dia 19/05/10.

Fred se irrita com Clara por ter roubado as joias de Bete, mas ela explica que encontrou um jeito de se livrar da acusação. Bete estranha ao ver Olga acordada. Diana decide ficar com Gerson e Mauro vai embora irritado. Candê faz um escândalo na rua e apreende a chave do carro de Danilo. O rapaz decide ir embora e Fátima tenta alcançá-lo para devolver suas chaves.

Fred diz a Clara que tem uma ideia para fazer com que Bete demore um pouco mais para ir à Itália. Diana e Gerson se divertem no carro de corrida. Ele se declara e os dois se beijam. Cris fica curiosa para saber o que aconteceu entre Diana e Gerson. Mauro conta para Diógenes o que Gerson fez e o motorista acredita que o filho esteja apaixonado. Gerson tenta falar com Mauro, que sai de casa furioso.

Agnello pede dinheiro para Gemma e Totó o repreende. Jéssica diz que vai morar com Berilo na Itália, se Olavo não der um bom cargo na empresa para o marido. Clô interrompe uma reunião de Olavo para reclamar do apelido que recebeu em um dos jornais que anunciaram o casamento de Jéssica. Jackie liga para o editor do jornal e agradece pela legenda que colocaram na foto de Clô. Bete percebe que foi roubada e chama Clara, que finge não saber o que está acontecendo.

Mauro fica irritado ao ver que está sendo seguido por Gerson. Ele chega à metalúrgica e se surpreende ao ver Diana. Gerson revela para Mauro que se casaria com Diana se ela quisesse. Bete se desculpa com os sogros e os empregados pelo incômodo de levar a polícia até o quarto de todos. Um policial encontra o brinco que Clara jogou embaixo da cama de Olga. A empregada é levada e acusa Clara pelo roubo. Bete pede a ajuda de Mauro, já que ele quis aceitar a presidência da metalúrgica. Stela vai a uma exposição de arte e se aproxima de um rapaz que acha bonito. Fátima assiste ao treino de Danilo, que pede para a colocarem para fora. Fred mostra para Clara as passagens e os passaportes dos dois. Bete se candidata à presidência da metalúrgica.

Disponível em:

http://passione.globo.com/capitulo/diana-e-gerson-se-beijam.html 

http://passione.globo.com/videos/v/passione-capitulo-de-quarta-feira-dia-1905-na-integra/1266645/#/capítulos/20100519/page/1 

http://passione.globo.com/ 

2. Questões sobre o vídeo:

a. Qual é o assunto da sinopse? Qual  é a finalidade desse texto?

b. Por que se publica antecipadamente  na mídia – jornais, revistas, internet – o resumo dos capítulos  de uma telenovela? 

c. A telenovela, assim como qualquer relato, organiza-se sobre uma base temporal lógica, isto é, apresenta princípio, meio e fim. Entretanto, não se pode traçar um esquema das ações  que vão  encaminhando para a resolução do conflito principal, porque a linha que conduz as ações iniciais à resolução  é complexa e  sempre interrompida, por trocas de cenas, por exemplo.

Isso pode ser comprovado na sinopse lida?

A compreensão da história é comprometida,  por essa  estrutura narrativa fragmentada, isto é, pelo fato de as ações acontecerem em pequenas doses, capítulo por capítulo? Justifique sua resposta.   

3.  Dramatização:

Orientados pelo professor, os alunos, em grupo, deverão escolher uma cena do vídeo da sinopse para ser dramatizada e apresentada em sala de aula para a apreciação dos colegas e avaliação do professor.

Observação: Um aluno deverá fazer o papel do narrador, isto é, deverá ler  as rubricas com a descrição das ações, à medida  que as personagens vão representando-as apenas por meio de mímica.  

    

Recursos Complementares

Para ampliar o conhecimento, pricipalmente, em relação da atuação em cena de telenovelas, o professor poderá exibir para os alunos os vídeos seguintes.

1. Inesquecíveis cenas de novelas brasileiras

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=J401swdzVNU  

2.  Novelas brasileiras conquistam o exterior

http://www.youtube.com/watch?v=_CWLEyFYfaY&feature=related  

3. Melhores atrizes do Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=ozmDrl3EH-A&feature=related     

Avaliação

O desempenho dos alunos, em relação  ao tema estudado -  estrutura narrativa de roteiro de telenovelas -  dar-se-á de maneira coletiva, quando da realização das atividades relacionadas ao texto "Cultura de massa e a telenovela brasileira". E, individualmente, pela atuação na dramatização  de uma cena da sinopse do capítulo da novela "Passione".

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.