08/07/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
- Identificar e nomear os sinais de pontuação.
- Relacionar a pontuação à entonação da leitura.
- Utilizar a pontuação na escrita de textos.
Ter familiaridade com textos orais para perceber diferentes formas de leitura, tanto quanto a entonação, quanto a pontuação.
1ª Atividade:
Jogo: O que mudou?
Entregue uma folha de papel com dois textos iguais, só que o primeiro não terá pontuação, e o segundo sim. Peça para lerem silenciosamente e marcarem as diferenças encontradas.
Exemplo: A coruja e a águia
Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
- Basta de guerra - disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente - respondeu a águia.
- Também eu não quero outra coisa.
- Nesse caso combinemos isso: de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como vou distinguir os teus filhotes?
- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheio de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
- Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
- Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
- Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstreguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
MORAL: Quem o feio ama, bonito lhe parece.
Fábula de Esopo
Reúna os alunos em uma roda e converse sobre o texto:
- Como vocês se sentiram lendo cada um dos textos?
- O que vocês observaram que havia mudado?
- Para que vocês acham que sevem os sinais de pontuação?
Anote as respostas dadas pelos alunos numa cartolina e coloque no mural.
2ª atividade:
A HISTÓRIA DE CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS
Pergunte a turma quem já leu ou ouviu a história Cachinhos de Ouro e os Três ursos, caso alguém conheça peça para ajudá-lo a contar a história. Conte ou leia a história mudando de voz, fazendo expressões com o rosto, gestos, etc.http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=33
Concluída a história, peça que as crianças digam o que falou o papai urso, a mamãe ursa e o ursinho quando viram que alguém tinha tomado a sopa e escreva no quadro de giz o que cada um disse, acompanhado do nome de quem falou e sem pontuação.
Ex: Papai urso Alguém tomou a minha sopa
Mamãe ursa Alguém tomou a minha sopa
Ursinho Alguém tomou a minha sopa
Leia para as crianças e se ninguém reclamar que você não escreveu como tinha contado na história, pergunte a eles se notaram alguma diferença ou leia outra vez o trecho da história com entonação.
Professor, escreva à direita de cada personagem, com as palavras das crianças, como estava se sentindo cada personagem.
Ex: Papai urso Alguém tomou a minha sopa (normal)
Ursinho Alguém tomou a minha sopa (bravo,raiva)
Lance um desafio aos alunos: Imaginem que vocês vão escrever esta história para um amigo que mora longe. Como faremos para que o leitor entenda os sentimentos de cada personagem?
Ouça as sugestões dos alunos, raramente eles sugerem a pontuação. Por isso, converse com eles sobre a necessidade de usarmos um recurso utilizado por todas as pessoas. Desta forma, o que se escreve hoje poderá ser lido por todos daqui a 5 anos.
Apresente a pontuação do próprio texto e reescreva o outro trecho da história pontuando com a turma.
Ex: “Os três ursos se dirigiram para a sala. Papai Urso olhou para sua cadeira e exclamou:
- Alguém sentou na minha cadeira !
Mamãe Urso, com sua voz, já não tão meiga, reclamou:
- Alguém também sentou na minha cadeira !
O Pequeno Urso, chorando, queixou-se:
- Alguém quebrou a minha cadeirinha !
Os três subiram as escadas, e foram em direção ao quarto.
Papai Urso olhou para sua cama e perguntou:
- Quem deitou na minha cama ?
Mamãe Urso olhou para sua cama e disse:
- Alguém esteve deitado na minha cama e deixou-a bagunçada!
O Pequeno Urso, muito bravo, gritou:
- Alguém está deitado na minha caminha !”
3ª Atividade:
Nesta atividade usamos tirinhas de histórias em quadrinhos para serem pontuadas. Este exercício deve ser feito coletivamente e observando os elementos da ilustração que auxiliam na interpretação.
Depois de colocarem a pontuação, escreva com a turma a história sobre a tirinha. Aproveite para relembrar: a função de cada sinal de pontuação, a organização do texto, espaço para parágrafo, o uso do travessão para indicar a fala da personagem, etc.
Áudio da história Cachinhos de Ouro e os Ursinhos http://mais.uol.com.br/view/jd9j06acbdc2/cachinhos-de-ouro-audio-eternamentereginazipnet-07-04023662D4B90366?types=A&
Tirinhas do Menino Maluquinho:
Tirinhas da Turma da Mônica:
A avaliação deve ser feita durante a realização das atividades e também sobre a escrita dos alunos. Observe:
Se o aluno identificou a presença dos sinais de pontuação .
Se o aluno percebeu a função da pontuação no texto.
Se o aluno conseguiu utilizar a pontuação adequada para expressar o sentimento da personagem.
Se o aluno começou a utilizar os sinais de pontuação na escrita de seus textos.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/10/2012
Cinco estrelasDescobri por acaso o portal embora, três professores da minha escola, seja cadastrado. O porta é uma ferramenta que muito ajuda o professor quanto a dúvida na elaboração do plano de aula. Passei o endereço do portal aos professores que trabalham comigo bem, como a outros colegas. Estou designado na função de Professor Coordenador Pedagógico. sinto a dificuldades dos colegas professores na elaboração do plano de aula. Obrigado.
25/04/2012
Cinco estrelasachei otimo seu blog tirei 10,0 na materia de lingua portuguesa e fui a que fiz o melhor trabalho da turma e tirei mas 08,0 pelo capricho
19/04/2011
Quatro estrelasA aplicabilidade dos sinais de pontuação a partir dessas atividades contextualizadas, foram de grande valia para o apredizado significativo em sala de aula. Muito obrigada pela socialização das sugestões. Tania
11/04/2011
Cinco estrelasAdorei! Foi de muito proveito. Apliquei na minha turma e eles adoraram e entenderam com mais facilidade.
21/02/2011
Quatro estrelasótimo
29/09/2010
Quatro estrelasEssa aula/atividade sobre pontuação é muito interessante, pois a mesma utiliza vários recursos e métodos para apresentar/ensinar o conteúdo de forma interessante e divertida, prendendo a tenção dos alunos.