Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS E USO DE ATIDIVOS: LIMITES E POSSIBILIDADES DA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE

 

28/05/2010

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina. M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O/a aluno/a, por meio desta aula, poderá aprender:

  1. o contexto histórico da utilização de aditivos para a conservação dos alimentos;
  2. a eficácia dos aditivos para a conservação dos alimentos;
  3. a fundamentação científica da conservação de alimentos,
  4. as diferentes funções dos aditivos químicos na conservação dos alimentos e
  5. as diferentes propriedades dos aditivos químicos e a interferência dos mesmos na qualidade dos alimentos.  
Duração das atividades
02 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: leitura

Cabe ao/a professor/a entregar os textos para os/as alunos/as e solicitar, em um primeiro momento, que os/as mesmos/as façam uma leitura silenciosa e individual. Caso o/a professor/a não tenha recursos para a impressão dos textos, cabe a ele/a preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os/as alunos/as façam a leitura. Em um segundo momento, cada aluno/a pode fazer a leitura até um certo ponto do texto para que todos/as participem. Em um terceiro momento o/a professor/a pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os/as alunos/as grifarem as palavras desconhecidas.   

TEXTO 1 - História da conservação dos alimentos

A conservação dos alimentos surgiu com a civilização. O homem pré-histórico logo cedo compreendeu que deveria guardar as sobras de alimentos dos dias de fartura, para os tempos de escassez. Os primeiros métodos de conservação deveriam ser e foram extremamente simples. Tudo indica que os primeiros pedaços de mamute deveriam ter sido apenas secos ao sol; a secagem rápida da camada externa possibilita a conservação da parte interna.

Com a descoberta do fogo, surgiu a defumação, ainda hoje utilizada. Seguiu-se a descoberta da salga, um processo simples e muito prático. Homero e Hesíodo mostram que na Grécia antiga, a salga da carne e do peixe era utilizada em grande escala. Heródoto afirma que os egípcios faziam o mesmo. Os fenícios em suas longínquas viagens, alimentavam-se com peixes e carnes salgados. Comiam também caças provenientes de distantes regiões conservadas no mel. Os gauleses da Armórica alimentavam-se com carne seca pulverizada, de fácil transporte. O mesmo hábito tinham alguns povos da Ásia Menor ao tempo dos imperadores Cômado e Pertinax, quando se conservavam carnes imersas na banha.

As principais causas da deterioração dos alimentos são: a respiração, a fermentação e a putrefação.

A respiração (mesmo que oxidação) causa alteração principalmente em frutas, verduras e legumes, que permanecem vivos algum tempo depois de colhidos. Nesse processo, o oxigênio do ar reage com os carboidratos neles presentes, causando desprendimento de dióxido de carbono, água e energia sob forma de calor. Como ocorre consumo de materiais, sem reposição, os alimentos se deterioram.

Sem contato com o ar, certos alimentos, como o leite e os sucos de frutas, podem sofrer outros tipos de reação química que, no conjunto, recebem o nome de fermentação. Nesse processo, os carboidratos dos alimentos, pela ação de certos fungos microscópicos, são trans-formados em produtos como álcool e ácido, com desprendimento de dióxido de carbono e energia sob forma de calor.

O terceiro tipo de alteração dos alimentos é a putrefação, que consiste na decomposição pela ação de bactérias. As carnes e os produtos delas derivados são os alimentos que passam por esse processo, quando em contato com ar, umidade e calor. Nessas condições, as bactérias proliferam e realizam a decomposição.  

Texto extraído do site Grupo Escola - acesso feito dia 19/05/2010 

Texto 2 - Aditivos Químicos em Alimentos

De acordo com sua função, os aditivos químicos recebem uma denominação:

EDULCORANTES (D): dão sabor adocicado aos alimentos. Sacarina (DI), ciclamatos (DII).

AROMATIZANTES ou FLAVORIZANTES (F): evidenciam ou dão sabor aos alimentos. Essências naturais (FI), essências artificiais (FII).

ESPESSANTES (EP): são usados para dar consistência aos alimentos. Ágar-ágar (EPI), goma arábica (EPII), musgo irlandês (EPX)

CONSERVANTES (P): prolongam o tempo de vida dos alimentos, evitando a sua deteriorização. Ácido benzóico (PI), dióxido de enxofre (PV), antibióticos (PVI), nitratos (PVII), nitritos (PVIII)

ACIDULANTES (H): impede ou retarda a proliferação de microorganismos. Ácido cítrico (HII), ácido fosfórico (HIII), ácido lático (HVII)

ANTIOXIDANTES (A): Impedem que o oxigênio entre em reação com os alimentos fazendo com os alimentos tenham alterações na cor e no sabor. Ácido ascórbico (AI), ácido fosfórico (AIII)

UMECTANTES (U): mantém úmido certos produtos. Carbonato de cálcio (AUI), carbonato de magnésio (AUII)

ESTABILIZANTES (ET): evitam alterações na composição dos alimentos. Goma arábica (ETII), óleos bromados (ETV), citrato de sódio (ETVI).

ADITIVOS PROBLEMA CAUSADO

  • Antioxidantes - colesterol, arterioesclerose e cálculo renal
  • Aromatizantes - alergias, crescimento retardado, câncer e disfunções metabólicas
  • Sacarina e Ciclamato (D) - Câncer e toxidade sobre fetos Nitritos e Nitratos (P) Câncer no estômago e esôfago
  • Conservantes - polissorbados e umectantes alergias, distúrbios gastrointestinais, mutações genéticas, anemia, diarréia, irritações e lesões renais
  • Corantes - anemia, alergias e toxidade sobre fetos, podendo nascer com mal formação
  • Antiumectantes - tóxico aos rins ácido
  • Acético (H) - Cirrose hepática, descalsificação dos ossos
  • BHT, BHA e EDTA (A) -  tóxico aos rins e fígado, interfere na reprodução, anemia e descalsificação
  • Espessantes - irritação intestinal estabilizantes Cálculo renal, distúrbios gastrointestinais   

Texto extraído do site da Universidade Federal de Santa Maria - acesso feito dia 19/05/2010

2º momento: diálogo e reflexão

Nesse segundo momento da aula o/a professor/a poderá ser o mediador da reflexão e discussão em sala de aula sobre:

  1.  As técnicas caseiras antigas e modernas para a conservação dos alimentos e
  2.  As vantagens e desvantagens dos aditivos químicos nos alimentos.

Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

3º momento: trabalhando a interdisciplinaridade

Nesse terceiro momento da aula a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Matemática e pedir sua contribuição para que, durante a aula, seja feita com os/as alunos/as uma visita ao supermercado para que os mesmos pesquisem em rótulos de alimentos a quantidade de aditivos químicos reportada. Por meio dessa pesquisa será possível a integração dos conteúdos das duas disciplinas, considerando-se que os/as alunos/as poderão executar operações matemáticas (soma, divisão, multiplicação e subtração) envolvendo as informações obtidas nos rótulos dos alimentos. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Matemática.  

4º momento: construção de tabelas e gráficos

Depois de feita a visita ao supermercado, o/a professor/a de Ciências, ainda contando com a contribuição do/a professor/a de Matemática, pode trabalhar com os/as alunos/as na construção de uma tabela com informações sobre os alimentos que os mesmos consumiram na merenda escolar e quais aditivos químicos, com suas respectivas quantidades e porcentagens, possivelmente constavam desses alimentos. Caso a escola disponha de um laboratório de Informática, o/a professor/a de Ciências, também em parceria com o/a professor/a de Informática, pode utilizar os computadores disponíveis para a construção de gráficos para uma melhor visualização dessas informações.

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão, a partir das contribuições individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas Depois de feitas as tabelas e os gráficos, os mesmos poderão ser impressos em cartazes a serem expostos na escola para que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam ter acesso a esse trabalho.

Recursos Complementares

Fonte: Site Grupo escola http://www.grupoescolar.com/ acesso feito dia 19/05/2010   

Fonte: Site Grupo escola  http://www.grupoescolar.com/materia/historia_da_conservacao_dos_alimentos.html acesso feito dia 19/05/2010 

Fonte: site: http://www.ufsm.br/nitrico/site/aditivos_quimicos.htm acesso feito dia 19/05/2010  

Fonte: site: http://www.ufsm.br/nitrico/site/curiosidades.htm acesso feito dia 19/05/2010 

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão, a partir das contribuições individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.