Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


“SE AS COISAS FOSSEM MÃES”: homenageando e criando

 

21/05/2010

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o papel ocupado pela mamãe em sua vida;
  • Encontrar e brincar com a mãe em outro espaço como  a escola;
  •  Praticar e avançar na escrita;
  • Ouvir o outro;
  • Falar sobre si e sua mãe.
Duração das atividades
6 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRO MOMENTO:

Para iniciar o trabalho leve para a sala a poesia  “Se as coisas fossem mães” de Sylvia Orthof

Se as coisas fossem Mães

 Sylvia Orthof

 Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas,

O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos,

O mar seria um jardim e os barcos seus caminhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas,

Conversaria com a lua sobre as crianças-estrelas,

Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,

Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!

 Se a terra fosse mãe, seria mãe das sementes,

pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.

Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.

Toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.

Se uma bruxa fosse mãe, seria mamãe gozada:

Seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada!

Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,

 Faria chá e remédio para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,

 Sentariam comportadas, teriam “boas maneiras”.

Cada mãe é diferente: Mãe verdadeira, ou postiça, mãe-vovó, mãe titia,

Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice, toda mãe é como eu disse.

Dona Mamãe ralha e beija,

Erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora,

Ri, esquece, lembra e chora, traz remédio e sobremesa.

Tem até pai que é “tipo-mãe”...

Esse, então, é uma beleza !   

 Para trabalhar a poesia, faça com antecedência, um cartaz grande ou leve a história scaneada .  Recite a poesia para as crianças e estimule-as a recitar também. Depois converse com elas sobre o assunto a que a poesia está se referindo.  Para ilustrar o cartaz, peça às crianças que escrevam o nome da mamãe em fichas e faça o desenho dela.

 SEGUNDO MOMENTO:

 Faça uma atividade em que as crianças criem, a partir da poesia, outras possibilidades de objetos que poderiam ser mães e, nesse caso, também explore mãe de quem eles seriam. Por exemplo, pergunte as crianças: se o sapato fosse mãe, seria mãe dos..., Se a escova de dente fosse mãe, seria mãe ..., se a orelha fosse mãe, seria mãe ..., se a blusa fosse mãe, seria mãe... . Vá indagando as crianças e muitas ideias vão surgir. Faça uma lista e construa com as crianças um cartaz com recorte de revistas e com a escrita correspondente a cada versinho.

TERCEIRO MOMENTO:

Por se tratar da semana das mães, combine com as crianças de enviar diariamente um recadinho para a mamãe, na semana do dia das mães. Os recadinhos podem ser diversos com frases amorosas e desenhos feitos pelas crianças.

UM DOS RECADINHOS PODE SER A CONSTRUÇÃO DE UM  ACRÓSTICO COM A PALAVRINHA   Converse com as crianças sobre as letrinhas que formam a palavrinha MÃE reforçando os nomes das letrinhas “M” , “A” e “E”. Explique como se cria um acróstico e quais palavrinhas poderiam escrever a partir dessas letrinhas. Muitas sugestões vão surgir dentre elas a escrita dos nomes das mães cujas iniciais sejam essas e algumas características que a mamãe possua. O adulto ajuda na escrita em fichas das palavras escolhidas pelas crianças para que elas façam a escrita com cópia em seu cartão.   

 QUARTO MOMENTO 

Combine com as crianças de fazer uma receita em sala em comemoração ao dia das mães. No caso dessa aula a receita foi o Biscoito de Amido de Milho:

   BISCOITO DE AMIDO DE MILHO

 

 500 GRAMAS DE AMIDO DE MILHO

500 GRAMAS DE MARGARINA

100 GRAMAS DE COCO RALADO

10 COLHERES DE AÇÚCAR

10 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO

ÓLEO E FARINHA PARA UNTAR A FORMA   

MODO DE PREPARO  

 MISTURE TODOS OS INGREDIENTES EM UM RECIPIENTE, COM AS MÃOS. MOLDE OS BISCOITOS EM DIFERENTES FORMATOS QUE QUEIRA. LEVE PARA ASSAR EM FORNO BAIXO. ESTARÁ ASSADO QUANDO ESTIVER DOURADO POR BAIXO.  

Obrs.: Para render uma quantidade suficiente para fazer os biscoitos é necessário fazer dobrar a receita.

 

PAIVA, Núbia Silvia G. Atividade realizada em 30/04/2010.

Faça todo o processo com as crianças, meça os ingredientes, misture, amasse, faça os biscoitos e coloque para assar. Como a massa é firme você pode orientar as crianças a fazer o biscoito com o formato que quiserem. Nessa aula, Fizemos biscoitos com a escrita da palavra MÃE, e a criança que quis, também enrolou biscoitos com o nome da mãe, por exemplo: CÁSSIA, ROSÂNGELA, MÉRCIA.  

 Tenha de antemão, fichas escritas com os nomes das mães das crianças para que elas façam a cópia, caso seja necessário. Coloque os biscoitos para assar e quando estiverem assados coloque-os em saquinhos individuais, amarre com fitilhos para que a criança leve para a mamãe. Oriente as crianças a montarem a palavrinha MÃE ou o nome da mamãe,  para que ela veja o que aprenderam e se delicie com essa receita de aprendizado.   

QUINTO MOMENTO

 Com os rótulos dos produtos utilizados na receita produza um cartaz com as crianças.  Escreva a receita no cartaz, vá explorando cada rótulo e colando com elas. Faça uma atividade individual em que as crianças farão a ilustração da receita desenhando os produtos e as quantidades utilizadas assim como no cartaz. Outra possibilidade de ilustração da atividade são os encartes de supermercado que tragam os ingredientes utilizados. As crianças recortam e colam na receita.

 

SEXTO MOMENTO

 Faça uma atividade em que as crianças farão uma tentativa de escrita tendo como referência a seguinte frase

GOSTO QUANDO A MAMÃE...

As crianças deverão fazer a escrita livre e você professor ir acompanhando fazendo a reescrita.  Porém, é importante estabelecer um clima de respeito às produções das crianças, sempre perguntando se ela gostaria que você fizesse a reescrita para ela sem interferir na que ela já terminara. O objetivo é levar a criança a perceber a diferença entre a sua escrita e a escrita convencional e com isso avançar em sua compreensão sobre a escrita.  Terminado esse momento, a criança deve ilustrá-la com um desenho do que gosta que a mamãe faça com ele/a.

Todas essas produções deverão ser entregues para as mães na semana do dia das mães e em uma tarde de brincadeiras e diversões entre mães e filhos.

Recursos Complementares

Convide as mães para vir à escola e proponha que as crianças brinquem com suas mães em um espaço aberto. Convide um grupo de dança que possa animar a tarde, ou organize brincadeiras como Ciranda Cirandinha, Amarelinha, Corre Cutia, Barra Manteiga etc. As brincadeiras escolhidas podem ser de sua região. No caso dessa aula o Grupo Baiadô da cidade de Uberlândia animou a tarde com canções típicas de nossa cidade.

Avaliação

Por meio das atividades propostas poderemos perceber como são as relações das crianças com suas mães e compreender melhor cada uma delas.

  • As crianças conseguiram verbalizar seus sentimentos com relação às mães?
  • Foram capazes de criar e se envolver com as atividades propostas?
  • Todas as crianças participaram do encontro?
  • Mães e crianças participaram juntas das brincadeiras?
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 33 calificaciones

  • Cinco estrelas 28/33 - 84,85%
  • Quatro estrelas 5/33 - 15,15%
  • Três estrelas 0/33 - 0%
  • Duas estrelas 0/33 - 0%
  • Uma estrela 0/33 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Carla Mendonça, E.E. Josefa Conceição da Costa , Alagoas - dijo:
    carlapjv1@hotmail.com

    11/05/2016

    Cinco estrelas

    Parabéns pela criatividade! Gosto muito de trabalhar com textos.


  • Deijanira, centro educacional vila das letras , Maranhão - dijo:
    djaemarcos@hotmail.com

    03/04/2016

    Cinco estrelas

    Obricada pela postagem me ajudou muito.


  • Patrícia Martins, EMEI , Goiás - dijo:
    patriciamv83@yahoo.com.br

    31/05/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns! Excelente trabalho!


  • nelma f. nascimento, escola estadual professora Risalva Freitas do Amaral , Amapá - dijo:
    nelmaamlen@gmail.com

    27/05/2015

    Cinco estrelas

    amei a aula.


  • alcione, EEPROF AFFONSO NEVES , Minas Gerais - dijo:
    alciperpetuo@yahoo.com.br

    24/05/2015

    Cinco estrelas

    lindo trabalho


  • Vivian aparecida Arruda de Ávila, Escola Estadual Francisco Antônio Pires , Minas Gerais - dijo:
    vivianaparruda@hotmail.com

    21/05/2015

    Quatro estrelas

    Muito boa suas atividades.


  • Aparecida de lourdes veronez dos reis, escola josé deperon filho , São Paulo - dijo:
    cidavreis@hotmail.com

    18/05/2015

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo trabalho. Uma sequência didática incrível para trabalhar nesse data. Trabalha com uma didática atrativa com vários recursos e atingindo todas as áreas como português, matemática, ciências e sociedade.


  • marcia regina, Escola Divanete Alves Brito da Silva , Paraná - dijo:
    marciargr2014@gmail.com

    14/05/2015

    Cinco estrelas

    Adorei, muito criativo e envolvente, os alunos gostam de aulas assim, que os envolva bastante. Parabéns.


  • MARIA GURGEL DE MOURA, E E WINSTON CHURCHILL , Rio Grande do Norte - dijo:
    mgurgel.moura@yahoo.com.br

    13/05/2015

    Cinco estrelas

    EXCELENTE !!!


  • MARIA ILZA BARRETO DA SILVA COSTA, Secretaria Municipal de Educação de RIO BRANCO , Acre - dijo:
    milza.escolasustentavel16.ufop@gmail.com

    13/05/2015

    Cinco estrelas

    Arendizagem significativa e envolvimento das crianças,planejamento com participação e socialização.òtimo seu portencial.


  • JOSÉ RIBAMAR AMORIM, CE ARTUR TEIXEIRA DE CARVALHO , Maranhão - dijo:
    jrmiroma@gmail.com

    06/05/2015

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE E BASTANTE DINAMICA.


  • maria aparecida , Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro , Roraima - dijo:
    maria_aparecidars@hotmail.com

    06/05/2015

    Cinco estrelas

    muito belo o trabalho da professora Núbia. Pois foi muito bem trabalhado bem dinâmico, participativo. enfim maravilhoso!!!


  • Jane, Escola Classe 06 do Guará , Distrito Federal - dijo:
    jane-cardozo@hotmail.com

    06/05/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Só acrescentaria um momento para abordar o fato de que alguns não tem mãe por vários motivos, mas que convivem com pessoas tão especiais, que nos fazem bem como se fossem nossas mães. A professora autora está de parabéns pela sequência didática.


  • REGINA CÉLIA, ESCOLA PRESIDENTE CASTELO BRANCO , Bahia - dijo:
    reginacelia_38@hotmail.com

    05/05/2015

    Cinco estrelas

    Amei a sequência. Farei com os meus alunos.


  • vani santana de albuquerque, escola estadual professora lenina ferraro da silva , Amazonas - dijo:
    vani_albuquerque@hotmail.com

    04/05/2015

    Cinco estrelas

    simplesmente maravilhosa essa aula


  • MANUELA, CEJCB , Rio de Janeiro - dijo:
    MANUELALINHARES1@HOTMAIL.COM

    04/05/2015

    Cinco estrelas

    INTERESSANTE!!!


  • Dalva Evangelista da S. Boniolo, EMEF. José Leandro de Barros Pimentel , São Paulo - dijo:
    dalvaboniolo@yahoo.com

    03/05/2015

    Cinco estrelas

    Adorei as estratégias utilizadas para trabalhar a semana dedicada as mamães. Gosto muito desse livro " Se as coisas fossem mães" . Sempre procuro o leio e construo atividades com meus alunos a partir da leitura. Achei suas atividades muito criativas e interessantes..


  • Carol, não , Minas Gerais - dijo:
    annacaroline.pereira@yahoo.com.br

    28/04/2015

    Cinco estrelas

    Ótima dica!!


  • Fatima Pizzio, EMEF OSVALDO CRUZ , Rio Grande do Sul - dijo:
    fatimapizziooliveira@gmail.com

    04/05/2014

    Cinco estrelas

    Adorei! Levarei novidades na minha turminha!


  • Maria Guedes, EMEIEFProfª Cleide Luiza Cabrini Góiz , São Paulo - dijo:
    mariafatimaguedes@hoimail.com

    04/05/2014

    Cinco estrelas

    Li passo a passo da sua sequencia didatica.Amei .Parabéns!!!Vou aplicar numa sala de 1º ano


  • IRANI, CENTRO EDUCACIONAL SOUZA RIBEIRO , Minas Gerais - dijo:
    IRANICESOR@HOTMAIL.COM

    15/05/2013

    Cinco estrelas

    ÓTIMO!|cRIATIVO!


  • Sirlene Lopes dos Santos, Escola Municipal Vida Nova , Paraná - dijo:
    sirlenelopessantos@hotmail.com

    05/05/2013

    Cinco estrelas

    Achei ótimo essas atividades. Através da poesia se consegue trabalhar vários conteúdos.


  • Maria Dione dos Santos Souza, CRECHE MUNICIPAL SANTA LUZIA , Paraíba - dijo:
    mariadione68@yahoo.com.br

    05/05/2013

    Quatro estrelas

    O plano de aula é maravilhoso e muito proveitoso e com certeza renderá bons frutos.


  • Mônica, Prefeitura Municipal , Minas Gerais - dijo:
    monica.lorena@yahoo.com.br

    04/05/2013

    Quatro estrelas

    AMAEI! Muito criativa! Parabéns! Mônica Rosário


  • Carla Zileide Teixeira Faria, ESCOLA MUNICIPAL CLAUDIO MANUEL DA COSTA , Bahia - dijo:
    carla.zl@hotmail.com

    27/04/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito!


  • FATIMA GIOIA HORTA, ESCOLA MUNICIPAL DELFIM MOREIRA , Rio de Janeiro - dijo:
    f536@ig.com.br

    27/03/2013

    Cinco estrelas

    BOM DIA ! GOSTEI MUITO DAS SUGESTÕES. ATUO NA SALA DE LEITURA DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 3ªCRE. MEU PROJETO DO MÊS DE MAIO ESTARÁ DIRECIONADO AS MÃES! PARABÉNS PELAS SUGESTÕES !


  • Ana Carolina, Laos - dijo:
    anasap1@hotmail.com

    16/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esse plano de aula, ja fiz na minha antiga escola aonde eu tava aula e eles adoraram, e sim eu peguei desse site sim ! Agora vou fazer novamente essa atividade spero que meus aluninhos gosem !! Nós criamos um projeto o ''Projeto Mamãe'' !! Muito obrigado pela ajuda de planos novamente Portal do Professor! Beijos da professora Ana Carolina.


  • ELIANE, ESCOLA BASICA ABALOR AMERICO MADEIRA , Santa Catarina - dijo:
    elianepsv@bol.com.br

    03/05/2012

    Cinco estrelas

    Amei o plano de aula parabéns!


  • Sara Corrêa, Chez LEnfant , Minas Gerais - dijo:
    saraocorrea@gmail.com

    02/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! Adorei as ideias!


  • Daniela, Escola Criança Feliz , Distrito Federal - dijo:
    daniellah2006@hotmail.com

    27/04/2011

    Cinco estrelas

    Essa aula é muito criativa e faz com que os alunos participe da aula de uma forma bem prazerosa!


  • Carla, COEDUC/ Erico Veríssimo , Mato Grosso - dijo:
    karlantrevisan@hotmail.com

    15/07/2010

    Cinco estrelas

    Otimo, este plano é maravilhoso...parabêns.


  • suzana lima de medeiros, Escola Municipal Oswaldo Mo , Mato Grosso do Sul - dijo:
    suzanadejardim@hotmail.com

    08/06/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela criatividade, amei! Tenho certeza qu minhas aulas terão outro colorido com sua ajuda....gde bjo


  • Sandra Duarte, PROINFANTIL , Ceará - dijo:
    sandraduartt@hotmail.com

    31/05/2010

    Cinco estrelas

    Sensacional suas idéias. Parabéns pelo trabalho, utilizei sua aula como dicas de valorizar as datas comemorativas sem banalizá-las e tornando as atividades desafiadoras e interessantes para as crianças. Bjus,


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.