Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

 

02/06/2010

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo.

Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida.

Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento da atividade física.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A Atividade Física e seus Benefícios para Nossa Sáude

Recursos: Sala de Vídeo

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos sugeridos logo abaixo, que relatam questões relacionadas aos benefícios da atividade física para nosso corpo:

http://www.youtube.com/watch?v=I5TmkW6ur80 (Acessado em 15/05/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=O1J8rrkATMk (Acessado em 15/05/2010).    

No momento em que os relatos aparecerem nos vídeos, destaque os aspectos mais importantes da prática de atividades físicas para os(as) alunos(as), tais como, por exemplo, os benefícios para a saúde e a qualidade de vida; o combate às doenças causadas pelo sedentarismo.   

Atividade 2: O que funciona melhor no nosso corpo com a prática de atividades físicas?

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Caderno de Educação Física e Internet

Descrição: Nesta atividade, divida a turma em 5 grupos. No laboratório de informática (internet) o professor(a) indicará um site para cada grupo e peça-os para responderem a seguinte pergunta: O que no meu corpo melhora com a prática de atividades físicas? Os grupos farão os registros no caderno.

Sites sugeridos pelo(a) professor(a) subsidiar a pesquisa dos alunos:

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=640 (Acessado em 15/05/2010).

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&ReturnCatID=1793 (Acessado em 15/05/2010).

http://atividadefisicaesaude.zip.net/  (Acessado em 15/05/2010).

http://www.stetnet.com.br/vidasaude/pag8.htm  (Acessado em 15/05/2010).

http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/46_2.htm  (Acessado em 15/05/2010)

Para enriquecer a proposta desta atividade, o(a) professor(a) elencará  alguns pontos principais para nortear o debate com os(as) alunos(as) na próxima atividade. Dessa forma, elabore uma lista de possíveis respostas que não podem deixar de serem discutidas com os alunos. Nesse aspecto, segue algumas sugestões:

·         Melhora sua postura

·         Menor propensão às doenças

·         Maior disposição para as tarefas cotidianas

·         O coração trabalha de forma mais segura e eficiente

·         Aumenta seu fôlego

·         Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo

·         Melhora sua auto-estima

·         Você se alimenta e dorme melhor

·         Vive melhor e com mais qualidade

·         Aumenta a qualidade e a expectativa de vida

·         Melhora seu sistema imunológico

·         Previne e reduz os efeitos de doenças como: Cardiopatias; Estresse; Obesidade; Osteoporose; Hipertensão arterial; Deficiências respiratórias; Problemas circulatórios; Diabetes etc.    

Atividade 3: Debatendo a Respeito da Prática de Atividades Físicas

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Anotações da pesquisa realizadas na atividade anterior

Descrição: Nesta atividade proponha a formação de uma roda para o debate. Neste momento, os grupos poderão compartilhar seus questionamentos, tendo o(a) professor(a) como o mediador do debate. Amplie o debate, tirando possíveis dúvidas colocando apontamentos, em forma de perguntas, que não foram destacadas pelos(as) alunos(as), como, por exemplo: De que forma a atividade melhora o sistema circulatório, cardiovascular? Quais profissionais devem ser consultados antes do início da prática de atividades físicas? dentre outras.

Professor(a), com seus conhecimentos, procure clarificar o debate, exemplificando e explicando de que maneira ocorrem as alterações no nosso corpo com a prática da atividade física constante. Aproveite este momento para pensar em possíveis temas para a próxima aula, como, por exemplo: as atividades físicas e o uso de esteróides anabolizantes.     

Atividade 4: Conhecendo os limites do meu corpo na prática de uma atividade física: a corrida. 

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Recursos: Espaço para corrida próximo da escola e cronômetro   

Obs.: Professor(a), pesquise se próximo da escola onde trabalha há algum espaço propício para propor a atividade da corrida.   

Descrição: No primeiro momento, ensine aos alunos como medimos nossos batimentos cardíacos. Explique que cada pessoa possui um determinado número de batimentos por minuto (a média está entre 60 bpm e 80 bpm) e que esse número aumenta durante a atividade física, dependendo do condicionamento físico de cada pessoa. Diga que na atividade proposta aprenderão como medimos nossos batimentos, antes e depois de uma atividade física. Para tal, explique a dinâmica da seguinte forma para os alunos: coloque o dedo levemente no punho e tente perceber os batimentos por um determinado período. Depois que todos conseguirem perceber os batimentos, diga a eles que irá apitar, indicando que é para começarem a contar as batidas. No segundo apito, que pode ser 10 segundos depois do primeiro, eles irão multiplicar o número de batidas por 6, por exemplo: meus batimentos deram 12, então 12 x 6 = 72 bpm repouso. Professor, explique todo este processo para eles da forma que achar mais tranqüila, caso tenham dificuldades em achar o “pulso”, o dedo pode ser colocado levemente sobre a aorta, no pescoço. Todavia, alerte-os para não pressionar com força. Não se esqueça, ainda, de pedi-los para guardar o número de batidas por minuto. Diga que ao retornamos da corrida realizaremos o mesmo procedimento.   

No segundo momento, proponha para a turma uma corrida de aproximadamente 5 minutos nas proximidades da escola ou até mesmo na quadra. Antes do início da corrida faça alguns alongamentos com os(as) alunos(as). O vídeo sugerido longo abaixo da descrição desta atividade apresenta alguns alongamentos que o(a) professor(a) poderá realizar com os alunos Na corrida, realize alterações no ritmo das passadas da seguinte forma: mais lento nos dois primeiros minutos, mais forte no terceiro minuto e mais lento no último. Ao término da corrida diga para os alunos realizarem o procedimento de tentar perceber os batimentos. Assim que conseguirem, apite e peça aos alunos para contarem e no segundo apito multiplicarem o número de batimentos por 6.   

Após todo este procedimento, faça novamente os alongamentos e proponha uma roda para o debate. O(a) professor(a) poderá esclarecer para os alunos os valores de bpm obtidos ao término da corrida, explicando as seguintes questões: Quanto menor o valor dos bpm antes, durante e depois da atividade, mais condicionamento físico o corpo possui. Nesse aspecto, explique como conseguimos os benefícios cardiovasculares com a prática das atividades físicas, como, por exemplo, circulação sanguínea, circulação periférica, musculatura cardiovascular e cerebral, dentre outros.   

Vídeo demonstrando alguns alongamentos:

 http://www.youtube.com/watch?v=0G2OsFCC4eQ (Acessado em 15/05/2010)   

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: A atividade da corrida proposta na atividade 4 poderá ser realizada em um dia específico, com visitas a algum espaço da cidade tais como, por exemplo, praças e parques.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 4 proponha a formação de duplas. Na atividade de percepção dos batimentos um colega poderá tentar perceber os batimentos do companheiro, colocando o dedo no punho, no pescoço ou o ouvido no peito. Neste último, é mais fácil a percepção dos batimentos.

Quanto ao Material: O(a) professor(a) poderá elaborar um trabalho para que os alunos desenvolvam com os pais, podendo ser um questionário com perguntas relacionada à temática trabalhada ou até mesmo a proposta de uma atividade física a ser realizado pelo alunos com sua família. O(A) professor(a) poderá propor para a escola um dia de caminhada, de corrida ou “bicicletada” com alunos(as), país, professores, funcionários. O registro da atividade poderá ser exposto em painel na escola ou disponibilizado via internet, com os títulos: “Corrida da família”, “Caminhada da Família” ou “Passeio Ciclístico da Família”.

Recursos Complementares

O link abaixo dá acesso a um texto informativo a respeito da relação entre a atividade física, saúde e qualidade de vida. O(a) professor(a) poderá utilizá-lo pra se informar melhor a respeito da temática tratada, subsudiando melhor as questões nas atividades propostas na aula.

http://www.efdeportes.com/efd52/saude.htm (Acessado em 15/05/2010). 

Avaliação

Professor(a), no desenvolvimento das atividade faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Eles fazem perguntas no momento da exibição dos vídeos? Os grupos (na atividade 2 e 3) se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? As questões colocadas pelos alunos no debate são interessantes? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a proposta da aula? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprenderam? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender a respeito da caminhada? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento da corrida? O que acharam das atividades propostas na aula? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 13 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/13 - 84,62%
  • Quatro estrelas 2/13 - 15,38%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • maristela gonzalez barusso, Faculdades Adamantinenses Integradas , São Paulo - dijo:
    maristelabarusso@hotmail.com

    10/10/2013

    Cinco estrelas

    O mais interessante da atividade é mostrar para o aluno a ligação dos componentes curriculares, a importância da sáude e a possibilidade de prestar atenção nela no cotidiano e não somente nas aulas. Muito relevante a proposta de interação entre os alunos e os critérios de avaliação .


  • Quel, EMEF Profª Ana Berling Macedo , São Paulo - dijo:
    raquel17_rara@hotmail.com

    03/09/2013

    Cinco estrelas

    Me ajudou d+ pro trabalho de Ciências!Brgduuu


  • Selda, E.E.E.M PROFISSIONALIZANTE DR. DIONÍSIO DA COSTA , Paraíba - dijo:
    abselda@hotmail.com

    16/07/2013

    Cinco estrelas

    Nossa, adorei! Me ajudou muito a desenvolver meu projeto.


  • mariana, romulo galvao , Bahia - dijo:
    maryfarias11@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    amei so poderia ter mais opçoes ia melhorar muito nos estudos para os alunos mas tambem iria facilitar para os professores


  • Elizabete Ferreira da Silva, EE - ESCOLA ESTADUAL JOAO CARNEIRO , Bahia - dijo:
    elizabetefsilva@bol.com.br

    09/07/2012

    Quatro estrelas

    Excelente aula! Uma boa ideia para trabalharmos com nossos alunos antes de uma aula prática e em uma aula teórica fazer com que eles tenham oportunidade de fazer uma pesquisa sobre a importância de uma atividade física. Obrigada pelas sugestões dos sites indicados.


  • Maria Jose, E.E. Idalina Adelaide dos Santos , Minas Gerais - dijo:
    mary.may.a@hotmail.com

    30/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente essa aula parabéns quem criou.


  • Alline Martins Alves Gonçalves, 4 DE JUNHO EEF , Ceará - dijo:
    ama20_84@hotmail.com

    20/03/2011

    Cinco estrelas

    Essa aula era tudo o que estava procurando para fazer o mix entre educação física e informática, pois muitos dos meus alunos são da zona rural e não têm acesso a internet! Brigadão!


  • lindinha, escola estadual professora ondina pinto de almeida , Minas Gerais - dijo:
    dalilaeheller.love@yahoo.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    nem sabia disso foi bom isso ai


  • Maria do Espirito Santo Brandão, UNIDADE ESCOLAR JOAO GOMES FERREIRA , Piauí - dijo:
    pitucultura@hotmail.com

    23/02/2011

    Quatro estrelas

    Maravilhosa esta aula, dinâmica e fácil de realiza-la troxe-me nova inspiração.


  • rejceno, Escola Estadual Professora Jenny Toledo Shoraedher , São Paulo - dijo:
    rejceno2008@hotmail.com

    03/10/2010

    Cinco estrelas

    Hoje esta sendo meu primeiro acesso. Acessei essa aula e fiquei encantado com os recursos e formatação da aula. Excelente seu trabalho e essa possibilidade de intercâmbio. Boa noite e boa semana!!!


  • RICARDO ALVES MACHADO, ESC EST POLIVALENTE DANTE MOSCONI , Goiás - dijo:
    machadoedfisica@hotmail.com

    12/08/2010

    Cinco estrelas

    otima


  • Nádia Beatriz Lobo Siegler, E.E.B. VICTOR KONDER , Santa Catarina - dijo:
    nadiamanda@terra.com.br

    24/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelente roteiro. Muito interessante para se trabalhar dentro da área com o respaldo da professora de sala de aula


  • Thiago, SEC , Bahia - dijo:
    tsbpersonal@hotmail.com

    07/06/2010

    Cinco estrelas

    bem legal o roteiro utilizado!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.