31/08/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
- Diferenciar os trechos do narrador e as falas das personagens no texto escrito pela turma.
- Utilizar o travessão no início da fala de personagem.
- Observar as diferentes localizações dos verbos (dizer, falar, contar, etc.) antes, no meio e depois da fala da personagem.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
Divida a turma em grupos de cinco e peça para cada grupo escolher dois alunos para serem os atores. Os outros assumem o papel de relatores.
Cada dupla de atores irá sortear uma situação para dramatizar, exemplo:
- Uma conversa telefônica entre Cinderela e Branca de Neve.
- Lobo Mau convida a Fera para passear.
- Rapunzel marca uma hora no cabeleireiro.
- Um vampiro no dentista.
Enquanto as duplas combinam como será a dramatização, explique aos relatores sua função. Os relatores deverão registrar da maneira mais fiel possível o que irá acontecer.
Os grupos ficam, então, cada um num espaço diferente da sala ou da escola, de maneira que não se desconcentrem da cena dramatizada.
Terminada as apresentações, peça a cada grupo para escolherem seu representante como relator e se reúnam para escrever o que acabaram de assistir.
Quando todos acabarem, faça a troca de textos entre os grupos e peça para lerem e explicarem o que entenderam. Aproveite para anotar no quadro as observações feitas pelos grupos: “Não dá para saber quem falou o quê; está uma confusão; fica difícil entender sobre o que estavam falando.”
Por último, pergunte aos grupos o que podem fazer para resolver os problemas apresentados. Caso não falem sobre o uso do travessão, apresente pequenos texto onde o travessão seja utilizado e oriente-os sobre seu uso.
Ex: Um dia, a mãe da menina preparou algumas broas das quais a avó gostava muito, mas, quando acabou de assar os quitutes, estava tão cansada que não tinha mais ânimo para andar pela floresta e levá-las para a velhinha. Então, chamou a filha:
— Chapeuzinho Vermelho, vá levar estas broinhas para a vovó, ela gostará muito. Disseram-me que há alguns dias ela não passa bem e, com certeza, não tem vontade de cozinhar.
— Vou agora mesmo, mamãe.
— Tome cuidado, não pare para conversar com ninguém e vá direitinho, sem desviar do caminho certo. Há muitos perigos na floresta!
— Tomarei cuidado, mamãe, não se preocupe.
A mãe arrumou as broas em um cesto e colocou também um pote de geleia e um tablete de manteiga. A vovó gostava de comer as broinhas com manteiga fresquinha e geleia. Chapeuzinho Vermelho pegou o cesto e foi embora.
2ª atividade:
Escolha um dos textos para reescrever com a turma, aproveite para desafiar os alunos sobre a diferenciação do narrador e das personagens.
Ex: “Alô, alô, Branca de Neve? Sou eu.
Quem está falando? Oi, amiga! Sou eu, Cinderela!”
Como podemos saber onde começa a fala de Branca de Neve e onde termina?
Alguém sabe ou lembra o que devemos usar para indicar a fala de personagem?
Em algumas histórias aparece “alguém” contando como começou tudo, o que aconteceu. Vocês sabem ou já ouviram falar no narrador?
Depois das perguntas reescreva o texto com os alunos.
Cinderela estava cansada de procurar uma amiga para conversar quando lembrou de ligar para Branca de Neve.
- Alô, alô... Branca de Neve?
Branca de Neve não reconheceu a voz de sua colega, mas respondeu imediatamente:
- Sou eu. Quem está falando?
Oriente-os para diferenciar o narrador, a Cinderela e a Branca de Neve. Para isso, peça para marcarem a fala do narrador com o lápis amarelo; a fala de Cinderela de vermelho e a fala de Branca de Neve de laranja.
Depois, devolva os textos aos grupos para que façam a reescrita usando o narrador, o travessão para iniciar a fala da personagem e ilustrar a história.
3ª atividade:
Fale com os alunos para se dividirem em grupos de três, façam a leitura de histórias conhecidas da turma e depois organizem uma leitura dramatizada,com: narrador e personagens.
A Princesa e o Sapo
Era uma vez uma bondosa princesa muito bonita, de cabelos longos e louros, que vivia num reino muito distante.
Um dia, sem querer, a princesa deixou cair uma bola dentro de um lago. Pensando que a bola estivesse perdida, começou a chorar.
— Princesa, não chore. Vou devolver a bola para você. — disse um sapo.
— Pode fazer isso? –perguntou a princesa.
— Claro, mas, só farei em troca de um beijo.
A princesa concordou. Então, o sapo apanhou a bola, levou-a até os pés da princesa e ficou esperando o beijo. Mas, a princesa pegou a bola e correu para o castelo.
O sapo gritou:
— Princesa, deve cumprir a sua palavra!
O sapo passou a perseguir a princesa em todo lugar. Quando ia comer, lá estava o sapo pedindo a sua comida.
O rei, vendo sua filha emagrecer, ordenou que pegassem o sapo e o levassem de volta ao lago.Antes que o pegassem, o sapo disse ao rei:
— Ó, Rei, só estou cobrando uma promessa.
— Do que está falando, sapo? Disse o rei, bravo.
— A princesa prometeu dar-me um beijo depois que eu recuperasse uma bola perdida no lago.
O rei, então, mandou chamar a filha. O rei falou à filha que uma promessa real deveria ser cumprida. Arrependida, a princesa começou a chorar e disse que ia cumprir a palavra dada ao sapo.A princesa fechou os olhos e deu um beijo no sapo, que logo pulou ao chão.
Diante dos olhos de todos, o sapo se transformou em um belo rapaz com roupas de príncipe. Ele contou que uma bruxa o havia transformado em sapo e somente o beijo de uma donzela acabaria com o feitiço.
Assim, ele se apaixonou pela princesa e a pediu em casamento. A princesa aceitou.Fizeram uma grande festa de casamento, que durou uma semana inteira. A princesa e o príncipe juntaram dois reinos e foram felizes para sempre.
Peça às equipes, que quiserem, para apresentarem sua leitura dramatizada. Ao terminarem, pergunte-lhes o que observaram para saber quando cada um deveria ler sua parte. Ouça as respostas e confronte com as dos outros grupos.
Faça um roteiro de perguntas para facilitar as observações:
- Quem você acha que é o narrador de uma história?
- Quem são as personagens desse trecho da história?
- Sublinhe de azul a fala da Princesa, de vermelho a fala do sapo e de amarelo a do rei.
- Agora, sublinhe de laranja os momentos que são contados pelo narrador.
-Junto com o professor escreva o que você observou para saber quando era um trecho do narrador e quando era a fala de algum personagem.
Ex: Pelo uso de dois-pontos quando o narrador introduz a fala de personagem; pelo uso do travessão antes da fala de personagem e o não uso quando era o narrador.
Ouça a opinião de todos sobre a atitude da princesa e chame a atenção da turma para o uso de dois-pontos depois do verbo e ressalte a presença do travessão antes da fala da personagem, o oposto nos trechos do narrador (ausência de travessão).
Leia, assista e escute histórias exclusivas de Ruth Rocha.
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm
Textos para leitura dramatizada
http://www.textolivre.com.br/cartas/4792-pecas-de-teatro-infantil
Avalie as respostas apresentadas pelos alunos. Deve-se levar em consideração: a participação através de sugestões e soluções para os desafios e questionamentos feitos; a diferenciação na leitura dramatizada do narrador e das personagens; o uso de pontuação adequada ao diálogo escrito.
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/09/2013
Cinco estrelasEu gostei muito desse site e da aula porque é muito interessante
05/07/2011
Cinco estrelasExcelente... Super clara a explicação. Estou usando as idéias para ensinar a minha filha de 08 anos.
28/09/2010
Uma estrelaeu queria as falas originais né