Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Apresentamos o diálogo e seu amigo o travessão

 

31/08/2010

Autor y Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Diferenciar os trechos do narrador e as falas das personagens no texto escrito pela turma.

- Utilizar o travessão no início da fala de personagem.

 - Observar as diferentes localizações dos verbos (dizer, falar, contar, etc.) antes, no meio e depois da fala da personagem.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.  

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

Divida a turma em grupos de cinco e  peça para cada grupo escolher dois alunos para serem os atores. Os outros assumem o papel de relatores.

 Cada dupla de atores irá sortear uma situação para dramatizar, exemplo:

- Uma conversa telefônica entre Cinderela e Branca de Neve.

-  Lobo Mau convida a Fera para passear.

-  Rapunzel marca uma hora no cabeleireiro.

- Um vampiro no dentista.

Enquanto as duplas combinam como será a dramatização, explique aos relatores sua função. Os relatores deverão registrar da maneira mais fiel possível o que irá acontecer.

Os grupos ficam, então, cada um num espaço diferente da sala ou da escola, de maneira que não se desconcentrem da cena dramatizada.

Terminada as apresentações, peça a cada grupo para escolherem seu representante como relator  e se reúnam para escrever o que acabaram de assistir.

 Quando todos acabarem, faça a troca de textos entre os grupos e peça para lerem e explicarem o que entenderam. Aproveite para anotar no quadro as observações feitas pelos grupos: “Não dá para saber quem falou o quê; está uma confusão; fica difícil entender sobre o que estavam falando.”

 Por último, pergunte  aos grupos o que podem fazer para resolver os problemas apresentados. Caso não falem sobre o uso do travessão, apresente pequenos texto onde o travessão seja utilizado e oriente-os sobre seu uso.

Ex: Um dia, a mãe da menina preparou algumas broas das quais a avó gostava muito, mas, quando acabou de assar os quitutes, estava tão cansada que não tinha mais ânimo para andar pela floresta e levá-las para a velhinha. Então, chamou a filha:

— Chapeuzinho Vermelho, vá levar estas broinhas para a vovó, ela gostará muito. Disseram-me que há alguns dias ela não passa bem e, com certeza, não tem vontade de cozinhar.

— Vou agora mesmo, mamãe.

— Tome cuidado, não pare para conversar com ninguém e vá direitinho, sem desviar do caminho certo. Há muitos perigos na floresta!

— Tomarei cuidado, mamãe, não se preocupe.

 A mãe arrumou as broas em um cesto e colocou também um pote de geleia e um tablete de manteiga. A vovó gostava de comer as broinhas com manteiga fresquinha e geleia. Chapeuzinho Vermelho pegou o cesto e foi embora.

2ª atividade:

Escolha um dos textos para reescrever com a turma, aproveite para desafiar os alunos sobre a diferenciação do narrador e das personagens.

 Ex: “Alô, alô, Branca de Neve?  Sou eu.

         Quem está falando? Oi, amiga! Sou eu, Cinderela!”

Como podemos saber onde começa a fala de Branca de Neve e onde termina?

 Alguém sabe ou lembra o que devemos usar para indicar a fala de personagem?

 Em algumas histórias aparece “alguém” contando como começou tudo, o que aconteceu. Vocês sabem ou já ouviram falar no narrador?

Depois das perguntas reescreva o texto com os alunos.

Cinderela estava cansada de procurar uma amiga para conversar quando lembrou de ligar para Branca de Neve.

- Alô, alô... Branca de Neve?

 Branca de Neve não reconheceu a voz de sua colega, mas respondeu imediatamente:

- Sou eu. Quem está falando?

Oriente-os para diferenciar o narrador, a Cinderela e a Branca de Neve. Para isso, peça para marcarem a fala do narrador com o lápis amarelo; a fala de Cinderela de vermelho e a fala de Branca de Neve de laranja.

Depois, devolva os textos aos grupos para que façam a reescrita usando o narrador, o travessão para iniciar a fala da personagem e ilustrar a história.

3ª atividade:

 Fale com os alunos para se dividirem em grupos de três, façam a leitura de histórias conhecidas da turma e depois organizem uma leitura dramatizada,com: narrador  e personagens.

A Princesa e o Sapo

Era uma vez uma bondosa princesa muito bonita, de cabelos longos e louros, que vivia num reino muito distante.

 Um dia, sem querer, a princesa deixou cair uma bola dentro de um lago. Pensando que a bola estivesse perdida, começou a chorar.

 — Princesa, não chore. Vou devolver a bola para você. — disse um sapo.

 — Pode fazer isso? –perguntou a princesa.

— Claro, mas, só farei em troca de um beijo.

 A princesa concordou. Então, o sapo apanhou a bola, levou-a até os pés da princesa e ficou esperando o beijo. Mas, a princesa pegou a bola e correu para o castelo.

O sapo gritou:

— Princesa, deve cumprir a sua palavra!

 O sapo passou a perseguir a princesa em todo lugar. Quando ia comer, lá estava o sapo pedindo a sua comida.

O rei, vendo sua filha emagrecer, ordenou que pegassem o sapo e o levassem de volta ao lago.Antes que o pegassem, o sapo disse ao rei:

 — Ó, Rei, só estou cobrando uma promessa.

 — Do que está falando, sapo? Disse o rei, bravo.

 — A princesa prometeu dar-me um beijo depois que eu recuperasse uma bola perdida no lago. 

O rei, então, mandou chamar a filha. O rei falou à filha que uma promessa real deveria ser cumprida. Arrependida, a princesa começou a chorar e disse que ia cumprir a palavra dada ao sapo.A princesa fechou os olhos e deu um beijo no sapo, que logo pulou ao chão.

 Diante dos olhos de todos, o sapo se transformou em um belo rapaz com roupas de príncipe. Ele contou que uma bruxa o havia transformado em sapo e somente o beijo de uma donzela acabaria com o feitiço.

 Assim, ele se apaixonou pela princesa e a pediu em casamento. A princesa aceitou.Fizeram uma grande festa de casamento, que durou uma semana inteira. A princesa e o príncipe juntaram dois reinos e foram felizes para sempre.

Peça às equipes, que quiserem, para apresentarem sua leitura dramatizada. Ao terminarem, pergunte-lhes o que observaram para saber quando cada um deveria ler sua parte. Ouça as respostas e confronte com as dos outros grupos.

Faça um roteiro de perguntas para facilitar as observações:

- Quem você acha que é o narrador de uma história?

 - Quem são as personagens desse trecho da história?

 - Sublinhe de azul a fala da Princesa, de vermelho a fala do sapo e de amarelo a do rei.

 - Agora, sublinhe de laranja os momentos que são contados pelo narrador.

-Junto com o professor escreva o que você observou para saber quando era um trecho do narrador e quando era a fala de algum personagem.

 Ex: Pelo uso de dois-pontos quando o narrador introduz a fala de personagem; pelo uso do travessão antes da fala de personagem e o não uso quando era o narrador.

Ouça a opinião de todos sobre a atitude da princesa e  chame a atenção da turma para o uso de dois-pontos depois do verbo e ressalte a presença do travessão antes da fala da personagem, o oposto nos trechos do narrador (ausência de travessão).

  

Recursos Complementares

Leia, assista e escute histórias exclusivas de Ruth Rocha.

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm  

Textos para leitura dramatizada   

http://www.textolivre.com.br/cartas/4792-pecas-de-teatro-infantil  

Cd de histórias contadas por Bia Bedran 

 http://www.biabedran.com.br/    

Avaliação

Avalie as respostas apresentadas pelos alunos. Deve-se levar em consideração: a participação através de sugestões e soluções para os desafios e questionamentos feitos; a diferenciação na leitura dramatizada do narrador e das personagens; o uso de pontuação adequada ao diálogo escrito.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33,33%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Laura Cardoso Oliveira, Tomé Francisco da Silva , Paraíba - dijo:
    lauracardoso359@gmail.com

    23/09/2013

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito desse site e da aula porque é muito interessante


  • auri, nenhuma , Minas Gerais - dijo:
    rogerbox@bol.com.br

    05/07/2011

    Cinco estrelas

    Excelente... Super clara a explicação. Estou usando as idéias para ensinar a minha filha de 08 anos.


  • maria, mar do campo , Rio Grande do Norte - dijo:
    mariagata@hotmail.com

    28/09/2010

    Uma estrela

    eu queria as falas originais né


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.