Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


“Pra que serve este produto?”: trabalhando a leitura de rótulos.

 

02/12/2010

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar a habilidade de interpretação textual a partir da leitura e interpretação de rótulos de produtos e de suas características no suporte em que se apresentam;
  •  Ampliar a habilidade de leitura e interpretação através da observação de informações apresentadas em rótulos;
  •  Usar a variedade lingüística própria à situação de produção de rótulos;
Duração das atividades
Três aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a) o objetivo desta atividade é fazer com que as crianças percebam que os produtos que são usados pelas pessoas possuem informações importantes escritas neles. Estas informações presentes no rótulo indicam o uso, validade, qualidade etc. Na sequência de atividades apresentadas abaixo, as crianças aprenderão a observar estas informações, ampliar o processo de leitura e interpretação de texto.   

Atividade 1– Recolhendo rótulos

  Nesta primeira parte, converse com seus alunos sobre produtos. Explique que a maioria das coisas que compramos é feitas em grandes indústrias, dentro de embalagens e que os produtos que usamos para alimentação, limpeza,  apresentam rótulos com informações que indicam o uso, validade  etc.  Permita que as crianças falem livremente sobre o que compreendem sobre o tema, mas você poderá direcionar a conversa. Sugerimos, para isso, algumas perguntas para serem trabalhadas oralmente:  

  • O que você entende quando ouve ou lê a palavra produto?
  • Todos os produtos têm um nome?
  • Onde está escrito o nome dos produtos que compramos?
  •  Existem outras informações escritas nos produtos além do nome?
  •  Quais são as informações que você se lembra?
  •  Quais os nomes dos produtos que você se lembra e que utiliza no seu dia a dia?

Como atividade extraclasse, peça às crianças que recolham e levem para e escola embalagens de produtos que contenham rótulos, precisa ser algo que seria jogado no lixo.   

Atividade 2 – Análise das informações do rótulo e sua importância 

  Assim que as crianças as trouxerem as embalagens dos produtos, peça que apresentem o produto, fazendo observações dos rótulos que trouxeram. Retome as discussões feitas na atividade anterior e peça que façam registros do produto que trouxeram. Segue um modelo de registro abaixo:   

Atividade de Português – Leitura de rótulos 

1)     Qual  é o nome deste produto?     

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)     Qual é a data de validade dele? Onde esta data está escrita?  

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)     Para que serve a data de validade?    

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)     Existe alguma informação sobre o uso deste produto por crianças?     

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)     Este produto é para limpeza, alimentação, ou outra finalidade?       

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6)     O rótulo possui desenhos? Letras coloridas? Possui algum outro tipo de escrita que não são as letras? O que é?    

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

7)     Quem usa este produto, você, a mamãe ou outras pessoas da sua casa?       

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

8)     Quais outras informações o seu produto possui? Como você identificou essas informações?    

Atividade 3 – Meu produto serve para – produzindo um rótulo ( atividade de avaliação)

 Agora é o momento das crianças soltarem a criatividade, peça que imaginem um produto  diferente. Peça que façam um desenho desse produto que criaram e que depois e façam, por escrito, um rótulo para ele.

Oriente-as a voltar à atividade 2 – Leitura de rótulos, para  verificar se colocaram todas as informações necessárias para que o rótulo fique completo.

Ao final, faça uma exposição e proponha a observação dos produtos e rótulos criados por seus colegas de classe. 

 Atividade 4 – Reciclando rótulos transformando-os em brinquedo

 Quando não forem mais necessárias, ao invés de serem jogadas no lixo, as embalagens dos produtos podem ser usadas para se tornarem brinquedos.

Dê esta sugestão às crianças e ajude-as a soltarem a imaginação.

Deixe a disposição delas tesouras, colas, durex coloridos etc., para que sejam construídos estes brinquedos.

Carrinho construído com caixa de leite e tampinhas – 1º ano

Centro Pedagógico da UFMG – Outubro de 2009

Foto retirada pela professora Mariane P.M. Lopes   

Boa aula!

Recursos Complementares

Professor (a) é interessante que as crianças saibam que com o passar dos anos e os avanços tecnológicos mudaram a forma como são fabricados os rótulos de produtos. Você pode explicar as crianças que há muitos anos atrás, os rótulos eram impressos em papel preto e branco e alguns até escritos a mão. Abaixo indico sites que apresenta rótulos antigos.  

 Produtos antigos com embalagens feitas a mão: http://www.casadorestaurador.com.br/label03.htm 

Rótulos de brinquedos antigos anos de 1970 a 1990: http://www.brinquedosraros.com.br/princ_new.php?x=biblioteca&y=Caixas  

Avaliação

  Professor (a) você poderá avaliar o desempenho dos seus alunos nessa sequência didática a partir da criação dos rótulos dos produtos imaginados por eles observando se:   

  • Foram capazes de compreender a finalidade  dos rótulos dos produtos analisados;
  • Compreenderam as informações contidas neles;
  •  Durante a apresentação dos rótulos fizeram comparações entre os produtos e os textos que cada um; 
  •  Foram capazes de produzir um rótulo adequando o texto ao produto que criaram;
  •  Foram capazes de avaliar o rótulo criado pelos colegas.  

 Caso o desempenho do grupo não tenha sido satisfatório, crie outras atividades que explore os rótulos, seus nomes e as informações contidas nos mesmos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.