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 Conservação dos alimentos no cotidiano por adição de açúcar

 

16/06/2010

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Verificar a eficácia desse processo

Fundamentar cientificamente esse processo de conservação de alimentos

Conhecer  processos de produção de doces caseiros  

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Bactérias

Fungos

Decomposição

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Sugerimos que o professor copie imagens como as sugeridas a seguir e projete para os alunos utilizando data show ou retroprojetor.

http://jaquelineviza.files.wordpress.com/2009/02/doces03.jpg Acesso em 15/05/2010

http://estamosnoivas.files.wordpress.com/2008/12/doces.jpg Acesso em 15/05/2010

http://imagem05.vilamulher.terra.com.br/interacao/original/75/doces-vintage-75-142.jpg Acesso em 15/05/2010

http://www.paodemaca.com.br/blog/arquivos/imagens/compotas_frutas.jpg Acesso em 15/05/2010

Deixar que os alunos apreciem as imagens que certamente trará muitos comentários e "água na boca".

Questões motivadoras

  • O que todos esses alimentos têm em comum?

São doces; são preparados pelo ser humano,dentre outras possíveis respostas.

  • Do que se fazem os doces?

Frutas, leite, ovos... Alimentos

  • Além da questão do sabor, por que se fazem doces?

Para conservação de diversos tipos de alimentos

Leitura do texto de fundamentação teórica

Cabe ao professor entregar os textos para os alunos e solicitar, em um primeiro momento, que os mesmos façam uma leitura silenciosa e individual. Caso o professor não tenha recursos para a impressão dos textos, cabe a ele preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os alunos façam a leitura. Em um segundo momento, cada aluno poderá fazer a leitura até um certo ponto do texto e outro continua, para que todos participem. Em um terceiro momento o professor pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os alunos grifarem as palavras desconhecidas. Finalmente, o professor explica cada parágrafo do texto.  

Texto - "Conservação pela Adição de Solutos:  Adição de açúcar"

A disponibilidade de água é um dos fatores mais importantes para a manutenção da vida no nosso planeta, assim como a presença de macronutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos; micronutrientes como vitaminas e minerais e a qualidade do ar.O conjunto desses fatores, em quantidade e qualidade adequadas, é responsável pela manutenção do equilíbrio fisiológico da vida.

Assim como nós, os microorganismos necessitam de água para a sua manutenção. Ela, como solvente universal, serve, por exemplo, para transportar os nutrientes para todo o espaço intracelular e para solubilizar nutrientes que na sua forma original não poderiam ser aproveitados pelos microorganismos.

A adição de solutos é uma  forma de controle de umidade, entretanto, neste método não há retirada de água do alimento. O que ocorre quando adicionamos um soluto no alimento é a “captura” da água livre no alimento pelo soluto, tornando a água indisponível para a  sua utilização por microorganismos e reações químicas. Os solutos mais utilizados com esta finalidade são o açúcar e o sal.

No dia-a-dia utilizamos este tipo de conservação, mas nem sempre sabemos os princípios físico-químicos presentes nos métodos. Na produção de geléias caseiras utilizamos a adição de açúcar, além do caráter conservativo, este método é, também, forma de produção de outro alimento, que, muitas vezes, se torna o meio de ganhar dinheiro para muitas pessoas.

Fonte:  http://www.cena.usp.br/irradiacao/cons_solut.html Acesso em 15/05/2010.

Montagem da atividade experimental proposta no endereço:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/scencmatapoioluzcompota2.pdf  Acesso em 15/05/2010.

O professor terá acesso ao roteiro da atividade experimental, às fotos da montagem e à ficha de registros das observações.

Fonte: http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/scencmatapoioluzcompota2.pdf  Acesso em 15/05/2010. 

Se houver laboratório na escola, cada grupo de 4 alunos poderá fazer a montagem para observação e deixar nesse espaço. Se não houver laboratório a montagem pode ser feita e deixada em sala de aula. Sugerimos que o período de observação seja de uma semana. Cada grupo de 4 alunos deverá realizar a discussão dos resultados e fazer o relatório conforme modelo sugerido nos recursos complementares.

O professor deverá reproduzir a ficha de observação e entregá-la impressa aos alunos  para que possam organizar seus registros diários. Ela comporá a parte dos resultados no relatório final.

Enquanto essas observações e registros vão sendo realizados, propomos uma visita ao mercado ou feira na cidade, onde haja vendas de doces, de preferência aqueles típicos da região.

Atividade 2: Visita ao mercado ou feira livre

Para que tal visita seja bem sucedida o professor deve preparar juntamente com os alunos, um roteiro para uma entrevista com as pessoas que vendem os doces, preferencialmente  se forem produzidos por elas mesmas. O professor deve ter o cuidado de visitar o local com antecedência a fim de verificar todas as possibilidades de investigação. Não deixar de agendar com as pessoas a data e o horário da visita e das entrevistas. Se houver mais de uma banca de doces, distribuir entre os grupos as anotações e entrevistas para que haja maiores possibilidades de discussão.

Além dessas perguntas, deve orientar alguns aspectos a serem observados como: Como os doces ficam expostos para a venda? Quais são os doces que estão expostos? Do que eles são feitos? Quais são os  preços dos diferente tipos de doces?

Algumas sugestões de perguntas para a entrevista .

  • Onde os doces são produzidos?
  • Com quem você aprendeu a fazer esses doces?
  • Quiais são os ongredientes que você usa para preparar os doces?
  • Quanto tempo os diferentes tipos de doces podem ficar fora da geladeira?

Sugerimos que o professor fotografe momentos diversificados dessa visita. Além do registro para os arquivos da escola, essa imagens comporão um painel montado pelos alunos e exposto no mural da escola.

Possibilidade de interdisciplinaridade: Nesse momento da proposta, a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Os professores de história, geografia, matemática, artes e lingua portuguesa poderão aproveitar o tema e a visita, que tomará algumas aulas do dia, para explorarem seus conteúdos. Para isso, deve acontecer uma reunião entre esses profissionais, com antecedência. 

O professor de Matemática, por exemplo, poderá orientar os alunos a coletar dados  quantitativos a respeito dos ingredientes dos doces, a demanda, quais são os doces mais vendidos, preços, proporcionalidade etc. Por meio dessa pesquisa será possível a integração dos conteúdos das duas disciplinas, considerando-se que os alunos poderão executar operações matemáticas (soma, divisão, multiplicação e subtração). Com isso, os alunos poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Matemática.

O professor de Português poderá trabalhar as receitas dos doces, uma forma específica de texto. O professor de Geografia poderá explorar os doces típicos da região e o de História a cultura local relacionada à culinária, especificamente na produção de doces. Já o professor de Artes terá um amplo espaço para pesquisa e discussão, desde os aspectos arquirtetônicos do prédio do mercado até a arte empregada na culinária, como  no caso das embalagens e das coberturas dos doces.

Atividade 3 

Fechamento da atividade de visita ao mercado ou feira livre

Depois de feita a visita ao mercado, o professor de Ciências, ainda contando com a contribuição do professor de Matemática, pode trabalhar com os alunos na construção de uma tabela com informações sobre os doces. Caso a escola disponha de um laboratório de Informática, o  professor de Ciências, também em parceria com o professor de Informática, pode utilizar os computadores disponíveis para a construção de gráficos para uma melhor visualização dessas informações.

Nas aulas dos demais conteúdos, cada professor explorará o assunto de acordo com o que foi planejado anteriormente de modo que nessa atividade 3 o aluno esteja com todas as informações coletadas e discutidas nas diferentes áreas do conhecimento para a elaboração de um relatório.

Cada grupo de alunos deverá discutir os dados levantados na visita e  elaborar um relatório escrito. Em seguida, cada grupo deverá expor as suas considerações para toda a turma. O professor deve ficar atento às considerações do senso comum e aproveitar o espaço para fazer o diálogo entre senso comum e conhecimento científico.

Se for possível, sugerimos que o professor organize as carteiras em círculo no momento da socialização para que todos possam se ver e ouvir melhor.

Finalizando essa atividade, os alunos, de posse das fotos já reveladas, montarão um painel, registrando essa atividade. O painel deverá se exposto em um mural localizado em local bem visível para que toda a comunidade escolar - pais, funcionários, visitantes e demais alunos-  tenha acesso.

Atividade 4

Fechamento da atividade experimental e produção de relatórios

Durante a semana de observação, o professor possibilitou aos alunos fazerem seus registros. Agora eles o utilizarão para finalizar a experiência, com a discussão dos resultados e conclusão..

O professor deverá destacar os resultados de todos os grupos e discutir convergências e discrepâncias. Nesse caso, deverá motivar os alunos no sentido de levantarem hipóteses e explicá-las cientificamente, considerando as condições ambientais para que aconteça a decomposição  (umidade, alimento, temperaturas adequadas etc.).

Enfatizar a importância do açúcar como soluto para o controle da umidade e seus limites como conservante. Daí a necessidade, em muitos casos, de outros métodos de conservação de doces, como a refrigeração.

Terminada a discussão e de posse de seus registros durante a observação (tabela), os grupos de alunos produzirão o relatório final, conforme proposta nos recursos complementares.

Recursos Complementares

História da conservação dos alimentos. Disponível em: http://www.grupoescolar.com/materia/historia_da_conservacao_dos_alimentos.html 

Acessado em: 15/06/2010.

Conservação dos Alimentos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/conservacao-dos-alimentos.php 

Acessado em 15/06/2010

Conservação e armazenamento. Disponível em: http://www.segurancaalimentar.ufrgs.br/consumidor_dicas4.htm 

Acessado em 15/06/2010

Roteiro para elaboração do relatório da atividade experimental

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.    

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados. INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.   

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.   

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados,    

DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula. Obs.: Estes dois itens podem ser agrupados em um único item: RESULTADOS E DISCUSSÃO.    

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.  

REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados

Avaliação

Os principais instrumentos a serem utilizados para avaliação serão os dois relatórios finais produzidos pelos grupos de alunos: o da visita ao mercado e o da atividade experimental.

 No entanto, a avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, poderão também serem  utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas.

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