Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O texto narrativo - O percurso do povo brasileiro

 

21/06/2010

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elaborar textos verbais a partir de imagens.

Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas.

Selecionar novas fontes e empreender pesquisa.

Ler mapas de itinerário de transporte público.

Elaborar registros sistematizados a partir da leitura desses mapas.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - ao todo 6 horas/aula ou 360 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter para o acompanhamento das aulas, os seguintes conhecimentos:

. a estrutura e as características de um texto narrativo; o uso da internet e das ferramentas que ela oferece para utilização; o entendimento do que seja um mapa de itinerário de transporte coletivo, suas funções e ferramentas básicas que ele oferece e em quais suportes pode ser veiculado.

. é necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura de gráficos - noções de sentido, direção e movimentação.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Pergunte aos alunos que meio de transporte utilizam para ir à escola ou em outros lugares. Se no percurso, observam os nomes das ruas, placas, lugares.

Pergunte também, se há outros meios de transporte que utilizam e qual(quais) seria(seriam) o(s) mais utilizado(s) pelos brasileiros.

Leve os alunos ao laboratório de informática da escola e peça a eles que acessem o mapa do itinerário que fazem diariamente da casa onde moram até a escola. O "Google Maps" é uma ótima referência para tal tarefa.

Sugira que pesquisem o itinerário tanto de carro, quanto de transporte público ou até mesmo a pé. Na ilustração a ser copiada ou desenhada, inclua o tempo gasto, dependendo da forma e do meio de transporte utilizado. Convide um colega da área de Matemática ou de Física que acompanhe as aulas também e que utilizem as informações coletadas dos alunos em suas práticas de ensino, tais como: análise de gráficos, movimento retilíneo, aceleração, dentre outros tópicos de conhecimento .

Se não tiver o laboratório de informática, peça que os alunos desenhem o percurso que fazem com frequência. Eles podem utilizar folhas quadriculadas para a ilustração.

Distribua também, entre os alunos, um texto que retrata a utilização do transporte coletivo na maior cidade da América Latina, São Paulo. Peça para que façam a leitura e depois proponha uma discussão sobre o assunto.

No momento da leitura, peça para os alunos destacarem a ideia principal de cada parágrafo.

Ao discutirem o texto, disponha as mesas em círculo e peça que registrem os pontos discutidos.

Eis o link do texto:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/conteudo_297782.shtml 

(Acesso em 20/06/2010)

Aula 2

Professor,

Leve alguns exemplos de mapas de transporte coletivo urbano para os alunos conhecerem e fazerem a leitura. Eis algumas sugestões:

http://www.urbanamente.net/blog/mngt/wp-content/uploads/2010/02/plan-metro-Montreal.jpg (Acesso em 20/06/2010)

http://www.fveventos.com.br/blog/wp-content/uploads/novo-mapa-alta1.jpg (Acesso em 20/06/2010)

Há também sites que disponibilizam os mapas de linhas de metrô, tais como:

http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/pdf/mapametropolitanodebolso.pdf 

http://www.metrobh.gov.br/cbtu/v2/final/operacao/linhas/linhas.htm 

Os links acima foram acessados em 20/06/2010

Convide o professor da área de Geografia para dar uma palestra para os alunos sobre a atividade do homem no espaço físico e as implicações disso para o meio ambiente como um todo. Peça-lhe que mostre aos alunos, fotos de como eram antes os locais que hoje cederam os espaços para a implantação dos transportes rodoviarios e metroviários.

Seria interessante e enriquecedor que você, professor, juntamente com o colega de Geografia fizessem um passeio com os alunos pelas principais ruas e avenidas da cidade, que fossem à estação de metrô e de trem (caso tenha em sua cidade), no terminal rodoviário, no aeroporto para observarem o fluxo de pessoas, as construções, o comércio no entorno, enfim, as modificações que a ação do homem promoveu ao longo dos anos para a sua maior comodidade. Dê uma maior ênfase ao último aspecto. Enumere as ações do homem que causaram maior dano ao meio ambiente. Não se esqueça de citar o que foi de proveitoso também.

Em Recursos Complementares, há a sugestão de um estudo sobre  "CONSEQUÊNCIAS DAS TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS NO PROCESSO DE EXPANSÃO DAS CIDADES - O EXEMPLO DE SALVADOR/BAHIA". As imagens e alguns pontos poderiam ser levados para a sala de aula. Os alunos, com o auxilio do professor de Geografia, poderiam levantar hipóteses sobre o que poderia acontecer e inferir outras consequências em relação aos fatos já vividos.

O professor da área de História também poderia acompanhar a excursão, a fim de contar a história dos lugares visitados e a evolução do transporte público na história do Brasil e do mundo.

Após esse primeiro contato com os mapas de itinerários de transporte coletivo urbano e da excursão, leve seus alunos ao laboratório de informática para que acessem http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl. (Acesso em 20/06/2010)

Nesse site, peça que eles encontrem o mapa que tem o percurso da casa onde moram até a escola novamente. 

Depois de encontrarem o mapa referente ao percurso que fazem diariamente, peça que o copiem e o colem em um documento em branco e depois escrevam um texto narrativo, contando a história de uma pessoa - pode ser o próprio aluno  - que utiliza esse caminho com frequência.

É importante que, ao contarem a história, enumerem os lugares de referência, personagens, descrevam o espaço, o tempo, enfim, que coloquem os elementos da narrativa.

A produção textual pode ser feita de maneira diferente: digitada. Depende se os alunos forem ágeis ao digitarem, pois, caso contrário, é melhor seguir a maneira convencional, a escrita.

Aula 3

Professor,

Promova a troca dos textos entre os alunos. Peça que eles façam a verificação ortográfica, a coerência do texto escrito pelo colega. Além disso, peça que observem se a redação foi bem elaborada, se há pleno entendimento do texto.

Verifique as correções sugeridas pelos alunos e devolva os trabalhos para que os autores refaçam o que foi indicado para revisão.

Aula 4

Professor,

Muitas prefeituras desenvolvem projetos interessantes de interação entre os usuários de transporte público coletivo. Em Belo Horizonte, cidade onde moro, há o "Leitura para todos", que disponibiliza vários textos nos ônibus. Textos elaborados pelos alunos ou pela comunidade escolar. Há também a divulgação de textos de escritores consagrados e nem tão conhecidos. Em Recursos Complementares, há um link que explica melhor o projeto.

Entre em contato com a prefeitura de sua cidade e socialize os textos elaborados pleos alunos. Seria interessante que esses fossem divulgados nas linhas dos itinerários utilizados nos textos produzidos pelos seus alunos. Uma maneira lúdica e criativa de valorizar o local e o percurso tantas vezes percorrido por tantas pessoas.

Recursos Complementares

Veja alguns links, professor, que podem auxiliá-lo nesta proposta didátida:

http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/leituraparatodos.html - sobre o Projeto Leitura para Todos (Acesso em 20/06/2010)

http://www.brasilescola.com/redacao/narracao.htm - sobre Texto Narrativo (Acesso em 20/06/2010)

http://egal2009.easyplanners.info/area05/5338_DE_ARAUJO_SILVA_MARIA_NOELIA.pdf - sobre as consequências da ação humana no meio ambiente e o processo de expansão das cidades. (Acesso em 20/06/2010)

Avaliação

Professor,

Esta proposta desenvolvida permite que seja observado como está o desenvolvimento do aluno/turma. Pode-se avaliar, no processo, o desempenho do aluno quanto à capacidade de produção oral e escrita, as estratégias de pesquisa, a criatividade na seleção de recursos utilizados nos mapas de itinerário de transporte coletivo, a sua capacidade de ler, de selecionar, de relacionar, de sintetizar e de produzir novos textos, entre outros.

Avalie os modos de interação dos alunos nos  grupos de trabalho  e na construção de reflexão sobre os temas em discussão: ele produz seu próprio ponto de vista? Como se dá essa construção? Em relação aos temas gramaticais, aspectos textuais e leitura/escrita de diferentes gêneros textuais, você deve eleger o foco do que deseja avaliar e trabalhar. Por exemplo, como se constrói textos narrativos? Como extrapolar as informações dos textos lidos? Que elementos gramaticais são importantes para que os alunos construam textos coerentes e coesos?

Enfim, decida, com base nas necessidades de seus alunos, que conteúdos serão trabalhados conjuntamente para a melhoria da qualidade dos textos a serem produzidos ao fim da proposta de aula.

É ainda muito importante ouvir os alunos na hora da avaliação, para que se descubra realmente o nível de aprendizado que tiveram sobre o assunto específico e a forma como fazem uso da expressão escrita e oral da língua.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.