21/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Elaborar textos verbais a partir de imagens.
Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas.
Selecionar novas fontes e empreender pesquisa.
Ler mapas de itinerário de transporte público.
Elaborar registros sistematizados a partir da leitura desses mapas.
O aluno deve ter para o acompanhamento das aulas, os seguintes conhecimentos:
. a estrutura e as características de um texto narrativo; o uso da internet e das ferramentas que ela oferece para utilização; o entendimento do que seja um mapa de itinerário de transporte coletivo, suas funções e ferramentas básicas que ele oferece e em quais suportes pode ser veiculado.
. é necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura de gráficos - noções de sentido, direção e movimentação.
Professor,
Pergunte aos alunos que meio de transporte utilizam para ir à escola ou em outros lugares. Se no percurso, observam os nomes das ruas, placas, lugares.
Pergunte também, se há outros meios de transporte que utilizam e qual(quais) seria(seriam) o(s) mais utilizado(s) pelos brasileiros.
Leve os alunos ao laboratório de informática da escola e peça a eles que acessem o mapa do itinerário que fazem diariamente da casa onde moram até a escola. O "Google Maps" é uma ótima referência para tal tarefa.
Sugira que pesquisem o itinerário tanto de carro, quanto de transporte público ou até mesmo a pé. Na ilustração a ser copiada ou desenhada, inclua o tempo gasto, dependendo da forma e do meio de transporte utilizado. Convide um colega da área de Matemática ou de Física que acompanhe as aulas também e que utilizem as informações coletadas dos alunos em suas práticas de ensino, tais como: análise de gráficos, movimento retilíneo, aceleração, dentre outros tópicos de conhecimento .
Se não tiver o laboratório de informática, peça que os alunos desenhem o percurso que fazem com frequência. Eles podem utilizar folhas quadriculadas para a ilustração.
Distribua também, entre os alunos, um texto que retrata a utilização do transporte coletivo na maior cidade da América Latina, São Paulo. Peça para que façam a leitura e depois proponha uma discussão sobre o assunto.
No momento da leitura, peça para os alunos destacarem a ideia principal de cada parágrafo.
Ao discutirem o texto, disponha as mesas em círculo e peça que registrem os pontos discutidos.
Eis o link do texto:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/conteudo_297782.shtml
(Acesso em 20/06/2010)
Professor,
Leve alguns exemplos de mapas de transporte coletivo urbano para os alunos conhecerem e fazerem a leitura. Eis algumas sugestões:
http://www.urbanamente.net/blog/mngt/wp-content/uploads/2010/02/plan-metro-Montreal.jpg (Acesso em 20/06/2010)
http://www.fveventos.com.br/blog/wp-content/uploads/novo-mapa-alta1.jpg (Acesso em 20/06/2010)
Há também sites que disponibilizam os mapas de linhas de metrô, tais como:
http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/pdf/mapametropolitanodebolso.pdf
http://www.metrobh.gov.br/cbtu/v2/final/operacao/linhas/linhas.htm
Convide o professor da área de Geografia para dar uma palestra para os alunos sobre a atividade do homem no espaço físico e as implicações disso para o meio ambiente como um todo. Peça-lhe que mostre aos alunos, fotos de como eram antes os locais que hoje cederam os espaços para a implantação dos transportes rodoviarios e metroviários.
Seria interessante e enriquecedor que você, professor, juntamente com o colega de Geografia fizessem um passeio com os alunos pelas principais ruas e avenidas da cidade, que fossem à estação de metrô e de trem (caso tenha em sua cidade), no terminal rodoviário, no aeroporto para observarem o fluxo de pessoas, as construções, o comércio no entorno, enfim, as modificações que a ação do homem promoveu ao longo dos anos para a sua maior comodidade. Dê uma maior ênfase ao último aspecto. Enumere as ações do homem que causaram maior dano ao meio ambiente. Não se esqueça de citar o que foi de proveitoso também.
Em Recursos Complementares, há a sugestão de um estudo sobre "CONSEQUÊNCIAS DAS TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS NO PROCESSO DE EXPANSÃO DAS CIDADES - O EXEMPLO DE SALVADOR/BAHIA". As imagens e alguns pontos poderiam ser levados para a sala de aula. Os alunos, com o auxilio do professor de Geografia, poderiam levantar hipóteses sobre o que poderia acontecer e inferir outras consequências em relação aos fatos já vividos.
O professor da área de História também poderia acompanhar a excursão, a fim de contar a história dos lugares visitados e a evolução do transporte público na história do Brasil e do mundo.
Após esse primeiro contato com os mapas de itinerários de transporte coletivo urbano e da excursão, leve seus alunos ao laboratório de informática para que acessem http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl. (Acesso em 20/06/2010)
Nesse site, peça que eles encontrem o mapa que tem o percurso da casa onde moram até a escola novamente.
Depois de encontrarem o mapa referente ao percurso que fazem diariamente, peça que o copiem e o colem em um documento em branco e depois escrevam um texto narrativo, contando a história de uma pessoa - pode ser o próprio aluno - que utiliza esse caminho com frequência.
É importante que, ao contarem a história, enumerem os lugares de referência, personagens, descrevam o espaço, o tempo, enfim, que coloquem os elementos da narrativa.
A produção textual pode ser feita de maneira diferente: digitada. Depende se os alunos forem ágeis ao digitarem, pois, caso contrário, é melhor seguir a maneira convencional, a escrita.
Professor,
Promova a troca dos textos entre os alunos. Peça que eles façam a verificação ortográfica, a coerência do texto escrito pelo colega. Além disso, peça que observem se a redação foi bem elaborada, se há pleno entendimento do texto.
Verifique as correções sugeridas pelos alunos e devolva os trabalhos para que os autores refaçam o que foi indicado para revisão.
Professor,
Muitas prefeituras desenvolvem projetos interessantes de interação entre os usuários de transporte público coletivo. Em Belo Horizonte, cidade onde moro, há o "Leitura para todos", que disponibiliza vários textos nos ônibus. Textos elaborados pelos alunos ou pela comunidade escolar. Há também a divulgação de textos de escritores consagrados e nem tão conhecidos. Em Recursos Complementares, há um link que explica melhor o projeto.
Entre em contato com a prefeitura de sua cidade e socialize os textos elaborados pleos alunos. Seria interessante que esses fossem divulgados nas linhas dos itinerários utilizados nos textos produzidos pelos seus alunos. Uma maneira lúdica e criativa de valorizar o local e o percurso tantas vezes percorrido por tantas pessoas.
Veja alguns links, professor, que podem auxiliá-lo nesta proposta didátida:
http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/leituraparatodos.html - sobre o Projeto Leitura para Todos (Acesso em 20/06/2010)
http://www.brasilescola.com/redacao/narracao.htm - sobre Texto Narrativo (Acesso em 20/06/2010)
http://egal2009.easyplanners.info/area05/5338_DE_ARAUJO_SILVA_MARIA_NOELIA.pdf - sobre as consequências da ação humana no meio ambiente e o processo de expansão das cidades. (Acesso em 20/06/2010)
Professor,
Esta proposta desenvolvida permite que seja observado como está o desenvolvimento do aluno/turma. Pode-se avaliar, no processo, o desempenho do aluno quanto à capacidade de produção oral e escrita, as estratégias de pesquisa, a criatividade na seleção de recursos utilizados nos mapas de itinerário de transporte coletivo, a sua capacidade de ler, de selecionar, de relacionar, de sintetizar e de produzir novos textos, entre outros.
Avalie os modos de interação dos alunos nos grupos de trabalho e na construção de reflexão sobre os temas em discussão: ele produz seu próprio ponto de vista? Como se dá essa construção? Em relação aos temas gramaticais, aspectos textuais e leitura/escrita de diferentes gêneros textuais, você deve eleger o foco do que deseja avaliar e trabalhar. Por exemplo, como se constrói textos narrativos? Como extrapolar as informações dos textos lidos? Que elementos gramaticais são importantes para que os alunos construam textos coerentes e coesos?
Enfim, decida, com base nas necessidades de seus alunos, que conteúdos serão trabalhados conjuntamente para a melhoria da qualidade dos textos a serem produzidos ao fim da proposta de aula.
É ainda muito importante ouvir os alunos na hora da avaliação, para que se descubra realmente o nível de aprendizado que tiveram sobre o assunto específico e a forma como fazem uso da expressão escrita e oral da língua.
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