Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Criando um blog

 

24/05/2010

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar um blog;
  • fazer postagens, mantendo o blog atualizado.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Uso da internet (letramento digital);
  • Constituição do gênero blog (ver aula ”Blog: um gênero digital”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias).

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259 

Estratégias e recursos da aula

Estratégias: atividades em duplas.

Recursos: sala de computação com recurso à Internet e hipermídia disponível.   

Aula 1   

Atividade 1   

Nesta aula, os alunos criarão um blog. É interessante que o professor possa contar com a ajuda do professor de informática.

Importante: para esta aula ser produtiva é aconselhado que as aulas referentes ao assunto “Blog: um gênero digital”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias, tenham sido dadas.Aula disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259   

Antes de dar início à criação do blog, para facilitar o trabalho, o professor decidirá com os alunos sobre qual temática específica farão os blogs e por que o farão. Daí os alunos deverão pesquisar na internet sobre a temática que decidirem, encontrando no ambiente virtual de aprendizagem bons links sobre o tema pesquisado assim como boas matérias jornalísticas, boas imagens etc. Esses "achados" comporão os blogs que se constituem por reportagens, entrevistas, publicidades, fotos, depoimentos dentre outros gêneros. Veja possíveis temas para o blog:

  • Amantes de histórias em quadrinhos
  • Odiamos drogas
  • Salve a natureza
  • Fórmula 1
  • Alguma personalidade   

Assim, os alunos farão um levantamento de blogs que tratem do mesmo interesse, que se constitui numa atividade de pesquisa em ambiente virtual. O aluno nessa atividade redimensionará sua habilidade em pesquisar assuntos de interesse próprio e que apresentem qualidade para servir de poster futuro ao blog que criarão. Os discentes ainda trabalharão sua argumentatividade, porque terão de discutir entre si a defesa de uma imagem ou outra, de um texto ou outro, por exemplo. Seguem sugestões de algumas listas de blogs:

http://www.mundopt.com/dir/blogs-e-fotoblogs/  

http://www.sitedosfamosos.com.br/ultimas-dos-famosos-em-destaque/sites-e-blogs-dos-famosos/  

http://www.interney.net/blogs/inagaki/2008/11/17/a_lista_de_80_blogs_da_revista_epoca/  

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=Super_Blogs&op=Todosblogs  

http://www.mundotecno.info/noticias/os-200-blogs-mais-populares-do-brasil-em-2008  

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jspx?action=blogsTema&actid=3&uf=1&local=1&tema=161&pg=1    

Importante: esta atividade serve de inspiração para os alunos produzirem seu próprio blog.     

Atividade 2   

Os alunos, depois do levantamento de links de blogueiros, assistirão aos vídeos sobre criação de blogs (dicas e passos) para discutirem entre si as melhores maneiras para construirem seu blog.

Este vídeo dará dicas de como fazer blogs relevantes e ausentes de plágios.

http://www.youtube.com/watch?v=aQII8pBiDYg&feature=related (Como criar um blog original e relevante?)    

http://www.youtube.com/watch?v=yRiR-Gwn5G4 (Podcast sobre criação de blog)    

http://www.youtube.com/watch?v=TsF8Vl8OI_o&feature=related (7 passos para criar um blog bem sucedido)        

Importante: nesta atividade, os alunos terão de, na medida do possível, anotar o que acharem relevante sobre a criação de blogs para a realização da atividade 3 que é a montagem do blog. O que foi assistido no vídeo poderá ser melhor aproveitado ao final do blog quando os alunos, de posse das anotações, poderão verificar se seu blog atende aos requisitos mínimos para a qualidade do gênero criado.

Atividade 3   

Início da criação do blog. Os alunos acessarão ao site https://www.blogger.com/start e se inscreverão para a criação do blog com posterior desenvolvimento do gênero na mídia digital. O passo a passo da criação é uma atividade concreta que permitirá ao aluno a ampliação de seu letramento digital (isso porque o aluno deve seguir instruções) bem como a realização da inscrição dele no ambiente virtual com todas as especificidades dessa mídia.

Depois acessarão o vídeo que dará maiores instruções: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&NR=1 para criar o blog. Este vídeo os ajudará a resolver problemas que podem ser apresentados ao longo da inscrição e em posterior postagens.  

A primeira postagem do blog será o texto argumentativo produzido na aula “Blog: um gênero digital”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias acerca da importância de sua função social. Aula disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259 

Aula 4

Atividade   

Esta aula servirá para dar continuidade à criação do blog. Os alunos terão de fazer postagens e ir organizando o layout conforme estilo próprio.

Importante: o professor poderá uma vez por semana destinar a aula para o acesso dos estudantes ao blog. Isso ajudará o aluno na sua produção escrita e, mais ainda, ajudará o discente a ampliar seu letramento. O professor também pode determinar que todas as produções (redações, seminários, demais tipos de atividades escolares) sejam postadas no blog. O que não deve acontecer é o esquecimento do blog criado. Conforme vídeos e podcasts sobre dicas ao blogueiro, o interessante é que os alunos o mantenham atualizado.  

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Projeto envolvendo o letramento digital (EDUCAREDE): http://www.fundacaotelefonica.org.br/Pdf/conexoes_da_vida.pdf  

Letramento digital e desafios: http://atividadesdeeliana.blogspot.com/2010/01/letramento-digital-desafios.html  

Gêneros no blog: http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2009/12/ARTIGO1.-Questes-de-letramento.pdf  

Blog em sala de aula: http://www.textodigital.ufsc.br/num03/nivea.htm  

“I’m blogging this: http://home.comcast.net/~diane.schiano/Blog.draft.pdf    

DISSERTAÇÃO RODRIGUES, Cláudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o usa da escrita na escola. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP. UNICAMP, 2008. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/13499300/dissertacaousodosblogs   

Avaliação

A avaliação desta aula centra-se, especificamente, na produção do blog. Se o aluno foi capaz de produzir o blog depois de todas as atividades de compreensão do gênero (ver aula “Blog: um gênero digital”), e ainda foi capaz de realizar postagens no blog, ele apropriou-se do letramento digital com uma finalidade específica. Neste caso, o aluno foi capaz de interagir com várias mídias para a produção de um gênero cujo objetivo é a interação virtual.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Luciane Camargo da Silva Beck, ESC EST ENS FUND OSORIO DUQUE ESTRADA , Rio Grande do Sul - dijo:
    luciane-beck@professor.rs.gov.br

    06/11/2012

    Três estrelas

    Gostei muito do plano, se encaixa no projeto que estou estudando para implantar na escola. A construção de um blog para a escola, mas com ideias e a construção coletiva dos alunos. Parabéns, uma linguagem de fácil entendimento e com boas explicações. Luciane Beck


  • Marcelo Mello Ramos, CEFET , Rio de Janeiro - dijo:
    marcelomelloramos@yahoo.com.br

    18/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito obrigado pelas dicas de criação de blogs, foram muito úteis e extremamente claras. http://guiaprogramadeafiliados.com.br/


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.