Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Blog: um gênero digital

 

21/05/2010

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o gênero blog: constituição e funcionamento;
  • Selecionar blogs na internet;
  • descobrir facilidades oferecidas pelo blog tanto ao usuário (proponente do blog) quanto ao leitor.  
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Uso da internet (letramento digital).
  • Estrutura de um texto argumentativo (texto que entende o leitor como um adversário).
Estratégias e recursos da aula

Estratégias: atividades em duplas; discussões coletivas.

Recursos: tutorial; sala de computação com recurso à Internet e hipermídia disponível; podcast, videocast.     

Aula 1

Atividade 1   

Todas as aulas que tratem do gênero blog terão de ser desenvolvidas no laboratório de informática com acesso à internet. O professor terá de dispor de um computador só para si bem como de um data show, a fim de orientar os alunos na navegação. Ainda, para todas as aulas propostas, os alunos trabalharão em duplas. Nesta primeira aula, o aluno terá seu primeiro contato de forma sistematizada com o blog  a partir da orientação de um tutorial. Cada dupla receberá um tutorial:

TUTORIAL

Por meio deste tutorial, vocês conhecerão o gênero blog.

1. Acessem os links abaixo e sintam-se à vontade para explorar os blogs disponíveis. Será dada para esta atividade o tempo de 10 minutos.

http://perfillegal.spaceblog.com.br/745963/_/ 

http://madruga.blogger.com.br/ 

http://girlnaadolescencia.blogspot.com/ 

http://bloglog.globo.com/danielesuzuki/ 

http://noticias.r7.com/blogs/edu-guedes/ 

http://novo-mundo.org/log/ 

2. Depois, pesquisem na internet as respostas aos questionamentos que seguem. Se quiserem, seguem alguns links para procurarem as informações. Os alunos terão 20 minutos para realizar esta atividade.

http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/013.html  

http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/viewFile/1378/1077 (ver página 6)  

http://www.ufpe.br/nehte/artigos/blogs.pdf      

  1. Blog é a abreviação de qual outro nome?
  2. Qual o “conceito” para blog?
  3. O que o blog permite ou qual seria a função do blog?
  4. Quando surgiram os blogs?
  5. Por que surgiram os blogs?
  6. Quais os principais atributos para o sucesso do blog?
  7. Quem usa o blog é um:...
  8. O blog hoje é utilizado apenas com uma finalidade? Explique.
  9. No blog é utilizada apenas a língua escrita?
  10. Qual o tipo de linguagem que aparece no blog?
  11. Quais os espaços que são recorrentes nos blogs? Por exemplo, sempre há uma apresentação do blogueiro? Sempre há imagens ou fotos? Sempre há links do que o blogueiro gosta ou aconselha fazer?
  12. Qualquer pessoa pode criar um blog?
  13. O que é preciso para criar um blog?
  14. Quais são as facilidades para usuário e leitor do blog?     

3. Depois de respondidos os questionamentos acima, verifique-os em blogs diversos. Para isso, os alunos estarão livres para procurar por blogs na internet. O tempo é de 10 minutos.   

Atividade 2   

Depois de realizado o tutorial, o professor discutirá oralmente com os alunos as questões levantadas, polemizando-as em um blog qualquer. Sugestão de blogs:

http://bloglog.globo.com/angelica/  

http://www.cristaonarede.blogspot.com/  

http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/03/e-preciso-aprender-economizar-melhor-o.html  

http://ritiiiiinha.blogspot.com/2009/01/corrente-das-educadoras-que-amam-os.html 

Aula 2

Atividade 1   

Para retomar a discussão do que seja um blog, os alunos assistirão ao vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0    

Depois do vídeo, o professor explanará brevemente sobre o gênero blog. Para auxiliá-lo, professor, leia dissertação de Cláudia Rodrigues, capítulo 2, p. 39 a 56, disponível em: http://www.scribd.com/doc/13499300/dissertacaousodosblogs).      

Atividade 2   

Em seguida, o professor disponibilizará a entrevista de uma dentista que é uma das mais famosas blogueiras, Beatriz Kunze. Esta entrevista aconteceu na rádio CBN Curitiba. Nesta atividade, os alunos terão de anotar no caderno, para posterior discussão, os argumentos que a dentista blogueira levanta acerca da relevância da criação do blog para ela.

http://www.odontopalm.com.br/podcast/cbn-low.mp3  

(Ainda, caso tenha tempo, o professor poderá na rede mostrar aos alunos o blog da dentista, http://www.garotasemfio.com.br/blog/ e seu site:

 http://www.odontopalm.com.br/   

Tendo escutado a entrevista da blogueira, o professor problematizará a discussão sobre a relevância de um blog (função social). E para deixar a discussão ainda mais “apimentada”, o professor exibirá aos alunos o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3_TjZg1_Nhc&feature=related     

Atividade 3   

Os alunos, em duplas, produzirão um texto argumentativo no programa Word defendendo a utilização do blog como ferramenta de interação social e divulgação. Esse texto, após passar por revisões, será postado no blog produzido pelos alunos (ver aula “Criando um blog”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=20258 

Importante: para dar continuidade ao gênero BLOG, o professor deverá visitar a aula “Criando um blog”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias - site acima.     

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados nessa aula conforme atividades:

  • participação nas atividades propostas no tutorial;
  • participação produtiva nas discussões orais sobre composição do blog;
  • levantamento de argumentos sobre a utilização do blog pela dentista blogueira;
  • produção de um texto argumentativo sobre as vantagens da utilização de um blog.

Enfim, é importante que os aluno nessa aula compreenda o funcionamento do blog e sua utilização.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Priscilla de Paula, FTC , Bahia - dijo:
    priscilladipaula@hotmail.com

    08/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! Palno de aula excelente. Abrangente, dentro do que se propões, bem organizado, satisfatório. Um desafio interessante para o professor e envolvente para os alunos!


  • Danilo, PUC , São Paulo - dijo:
    daniloespeleta@uol.com.br

    18/03/2012

    Três estrelas

    Achei muito interessante a aula envolvendo o genero blog. Contudo, eu aprimoraria a produção textual deles. Um texto argumentativo pode ser uma artigo de opinião ou uma discussão de forum. Como o texto será postado em um blog, eu trabalharia o gênero que já está em questão, o qual pede um tipo textual mais narrativo, informativo, do que argumentivo. Há também a questão do tema do blog em questão, que também direciona melhor a produção textual deles, que precisa ser contextualizada.


  • Cirene de Carvalho Ferreira, \escola Estadual Vicente José Soares , Minas Gerais - dijo:
    soudapazcici@hotmail.com

    28/11/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! A aula é excelente.Mas ainda tenho algumas dúvidas,mas pretendo me aprimorar.


  • winye vitoria vaz da silva, winye , Minas Gerais - dijo:
    vivi71@live.com

    22/11/2011

    Cinco estrelas

    adorei era tudo q eu precisava no meu trabalho


  • Bárbara Luiza , UBM , Rio de Janeiro - dijo:
    barbara_bio22@hotmail.com

    01/04/2011

    Quatro estrelas

    Bem interessante a forma que foi montada a aula sobre blog's. Os blog's utilizados de exemplos são os mais variados temas abordando o cotidiano de forma engraçada até mesmo como um verdadeiro documentário de sua própria vida, como se fosse nosso antigo e velho diário. Esse tipo de aula prende a atenção do aluno e oferece recurso como o passo-a-passo para que não se percam e sigam a cronologia proposta. APROVADO!!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.