Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONTOS POPULARES

 

24/05/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades.

- Conhecer a cultura brasileira.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Alguns conhecimentos prévios podem auxiliar no trabalho com os textos a serem apresentados, como: elementos da narrativa, contos, cultura popular, literatura oral.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:   

Iniciar a aula conversando com os alunos sobre os contos populares. Para a realização de tal atividade, o professor pode se basear no texto abaixo:

É impossível precisar quando surgiu o primeiro conto popular. Os registros escritos mais antigos datam de cerca de 3200 a. C. Mas muito antes disso, o homem já contava histórias .    

Acredita-se que, no começo, o homem falava de seus acontecimentos cotidianos. Ao mesmo tempo, observava os fenômenos naturais, o ambiente em que vivia e perguntava-se sobre suas origens e seu papel no universo. Criava suas próprias respostas, muitas vezes recorrendo à imaginação para explicar aquilo que sua razão não podia compreender. Suas interpretações, então, adquiriam voz em forma de narrativas. E o homem contava suas histórias para os outros homens, que as ouviam e reinterpretavam, muitas vezes adaptando-as à sua realidade, transformando-as. E as contavam a outros homens. O ciclo se repetia e as histórias espalhavam-se por toda a parte.   

Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. O conto popular é testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Carrega em si informações históricas, antropológicas, sociológicas, linguísticas e psicológicas, despertando o interesse de todas as ciências humanas.   

Porém, mais do que somente objeto de estudo, as histórias populares encantam, divertem, fazem sonhar, pensar, refletir. Aguçam a imaginação, trazem recordações, despertam a curiosidade e motivam a criação. São vivas.    

Fonte: Disponível em: <http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/apresentacao.asp>. Acessado em 11 maio 2010.    

O professor pode se basear também nos artigos disponíveis no link a seguir:

http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2006/cr/index.htm   

Após a discussão, o professor pode pedir que os alunos contem algum conto popular de que se lembrem. É interessante que o professor também pesquise com antecedência e possa contar em sala, para seus alunos, algum conto popular que circule oralmente em sua cidade ou região.   

ATIVIDADE 2:   

Colocar para os alunos escutarem a contação da história “O macaco e a velha”, que está disponível no seguinte endereço:  

http://www.youtube.com/watch?v=Ti2xNtOoIUE&feature=related    

O texto da história encontra-se disponível no seguinte endereço:

http://arqs.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br/manu/conteudofund1.htm    

Após a contação da história, conversar com os alunos sobre os principais fatos da narrativa, por meio de perguntas como:

- Onde se passa a história?

- Quem são as personagens principais?

- O que a velha pediu para o macaco?

- O que o macaco fez após o pedido da velha?

- Qual foi a reação da velha?

- Qual foi a estratégia que a velha inventou para se vingar do macaco?

- O macaco ficou caiu na armadilha? Como?

- Quem ajudou a velha a preparar o macaco para assar?

- O que aconteceu com o macaco enquanto a cozinheira o preparava?

- O que aconteceu com a velha depois que comeu todo o macaco?

- Por que o macaco não queria sair de dentro da velha?

- Ele saiu? De que maneira?

- A vingança da velha deu certo?   

Após verificar se os alunos compreenderam o conto, discutir também com eles os elementos da fantasia presentes na história. O macaco, mesmo picado, temperado, já na barriga da velha, continuava falando.   

ATIVIDADE 3:   

Pedir que os alunos pesquisem com seus familiares ou vizinhos contos populares que fazem parte da cultura de sua região. Após a pesquisa, em uma outra aula, pedir que contem para os colegas as narrativas que eles ouviram. Provavelmente alguns trarão o mesmo conto. O professor pode aproveitar a oportunidade e conversar com sua turma sobre as variações que os contos sofrem ao longo de tempo, ao passarem de boca a boca, de geração a geração.   

ATIVIDADE 4:   

Após a narrativa oral dos contos, pedir aos alunos para escreverem o texto. Como muitos contos populares trabalham com diálogos, certificar-se de que os alunos saibam utilizar as notações linguísticas necessárias (dois pontos, travessão ou aspas...). Após a escrita o professor pode revisar os textos e, se necessário, fazer apontamentos para uma reescrita, até se chegar a uma versão final.   

ATIVIDADE 5:   

Organizar um pequeno livro contendo a versão final dos contos trazidos pelos alunos. Pedir que cada um ilustre seu conto, para compor o livro.

Recursos Complementares

O professor que quiser aprofundar um pouco mais no tema contos populares pode ler os seguintes endereços eletrônicos:  

http://www.jangadabrasil.com.br/indice/edicoes/edicao82.asp 

Avaliação

O professor deve avaliar os alunos durante todo o processo de ensino e de aprendizagem e, caso perceba que eles não estão compreendendo a atividade, deve adaptá-la. Entretanto, para uma avaliação mais efetiva, o professor pode formar uma roda com seus alunos e avaliar coletivamente todo o processo por meio de perguntas como: Qual conto vocês já haviam escutado? Quais passaram a conhecer? O que os contos populares nos ensinam? O que vocês conseguiram aprender com as atividades?  Tal procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos se auto-avaliem, refletindo sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar o que aprenderam e a corrigir erros e equívocos. É interessante que essa atividade avaliativa seja realizada após todas as aulas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/8 - 62,5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37,5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.