24/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
O aluno deverá ter algumas percepções sobre o bairro em que mora e o bairro da escola.
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos
Professor em roda de conversa comece a aula problematizando sobre o bairro em que se situa a escola. Pergunte para as crianças se todas o conhecem e se fica longe ou perto do bairro onde moram, o que acham dele e por fim indague-as: Para vocês o que é um bairro? Fique atento a todas as opiniões, você poderá registrar na lousa enquanto as crianças comentam. Em seguida, explique que o bairro é caracterizado pela formação de um conjunto de ruas, avenidas e praças, ele também é uma parte da cidade. Você poderá comentar que o bairro também é mais do que uma aglomeração de casas, prédios, ruas, lojas. O bairro é lugar de convivência. Neste instante, peça para as crianças relatarem o que entendem por convivência.
Logo após, entregue para cada criança uma ficha contendo o endereço completo dela e da escola. Você pode providenciar um mapa para realizar a atividade ou se preferir leve as crianças para a sala de multimídia e entre no sitio do google earth http://earth.google.com/intl/pt-BR/ e faça o Download. O Google Earth permite que você voe para qualquer lugar para visualizar imagens de satélite, mapas, terreno, construções em 3D, das galáxias do espaço aos cânions do oceano. Você pode explorar um vasto conteúdo geográfico. Organize um roteiro para cada criança fazer as seguintes localizações:
A) No mapa da cidade:
1º O bairro onde fica a escola.
2º O bairro onde mora.
B) No mapa do bairro:
1º A escola.
2º Onde mora se morar no mesmo bairro da escola.
Professor no decorrer da pesquisa circule pela sala para auxiliar as crianças fazerem as localizações.Assim que as crianças concluírem a pesquisa utilize a lousa para registrar os dados obtidos, faça um quadro/tabela, da seguinte forma:
NÚMERO |
NOME DO BAIRRO |
NÚMERO DE ALUNOS MORADORES |
1 |
|
|
2 |
|
|
3 |
|
|
4 |
|
|
5 |
|
|
Professor concluído esse registro proponha que as crianças elaborem, com sua ajuda, um levantamento estatístico para verificarem se a maioria das crianças moram e estudam no mesmo bairro, qual bairro está concentrado a maior parte dos alunos da turma, dentre outros.
Para a construção do gráfico utilize o caderno quadriculado.
Veja o exemplo:
Fonte: Acerto da autora
Quando terminarem o gráfico, proponha a execução de uma atividade para sua interpretação. Sugerimos:
1) Qual bairro tem maior quantidade de crianças da sala como moradoras?
2) Quantas crianças?
3) Quais bairros têm menos quantidade de crianças da sala como moradoras?
4) Quantas crianças moram e estudam no bairro da escola?
2ª Atividade- aproximadamente 60 minutos
Professor proponha que as crianças realizem uma entrevista com um morador antigo do bairro onde está localizada a escola, a fim de pesquisar sobre a história do bairro. Elabore com as crianças um roteiro de entrevista para orientar a pesquisa.
Exemplo:
ROTEIRO DE ENTREVISTA
1) Qual é o seu nome?
2) Qual é a sua profissão?
3) Qual o nome do bairro onde mora?
4) Esse bairro sempre teve esse nome?
5) Há quanto tempo você mora no bairro?
6) O bairro em que mora sempre foi assim?
7) Como eram as ruas, as praças, as casas e as lojas de comércio ?
8) Existiam escolas e postos de saúde? Como eram?
9) Que mudanças você observou no bairro, ao longo do tempo?
10) Você gosta do bairro como ele era antigamente ou como ele é hoje? Por quê?
11) O que você mudaria no bairro?
12) Você acha que a sua escola exerce papel importante no bairro? Por quê?
O entrevistado poderá ser convidado para ser entrevistado na escola, ou as crianças, acompanhadas pela professora, poderão ir até sua casa.
Professor, após a entrevista elabore com as crianças um texto coletivo contendo os dados e informações obtidos e peça que cada criança faça um desenho retratando a atividade realizada. Com esse material monte um bonito mural para ficar exposto na sala de aula.
3ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor para esta atividade solicite que as crianças descrevam, registrando no caderno, o percurso que realizam de sua residência até a escola. Diga para relembrarem por onde passam e descrevam o trajeto com o máximo de detalhes possível. Em seguida, utilizando essa descrição providencie folhas para desenharem esse trajeto. Você poderá também, disponibilizar revistas para as crianças fazerem recortes de algumas estruturas que por acaso existam nos caminhos, por exemplo: escolas, posto de saúde e ou hospital, polícia, lojas, prédios, casas, dentre outros e fixarem no desenho. Exponha o trabalho realizado no mural da sala de aula.
Professor logo após realize com a turma um passeio pelo bairro da escola. Professor a todo tempo converse com as crianças sobre a estrutura das ruas, os tipos de residências dentre outras curiosidades ou especificidade do bairro.
Ao retornarem para sala organize uma roda de conversa, a fim de que as crianças possam socializar suas descobertas e constatações. Nos casos em que a criança mora em bairro diferente da escola será muito bom que você professor a estimule a comparar os bairros. É interessante envolver toda turma na discussão, pois as crianças devem perceber que os bairros não são iguais e que muitos fatores interferem para que existam essas diferenças. O destaque de alguns desses fatores é importante inclusive é a oportunidade para mostrar às crianças que a integração e a participação dos moradores do bairro é muito importante para sua melhoria. Se houver clima proponha que elaborem outro desenho e ou texto discorrendo sobre o passeio e as discussões feitas na roda de conversa.
Professor se tiver acesso a uma máquina fotográfica registre os melhores momentos da aula para expor no mural. Tenha cuidado de assegurar a imagem de todas as crianças.
Professor você deverá avaliar se as crianças conseguiram construir os conhecimentos previstos sobre o bairro da escola e onde mora. no que diz respeito à: localização no mapa, percepção gráfica, percurso, características e vias de acesso bem como as dificuldade e êxitos apresentados durante a realização das atividades. Observe sempre as hipóteses e ideias das crianças, verifique se as atividades feitas por elas expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação da criança.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/03/2014
Quatro estrelasAdorei... me ajudou mto... Obgada
20/11/2013
Cinco estrelasmuito bom a organização da aula.parabéns.
02/11/2011
Quatro estrelasadorei me ajudou muito...