Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BRINCANDO COM SONS.

 

08/06/2010

Autor y Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveiira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Identificar sons no ambiente.

·        Identificar sons do corpo.

·        Identificar sons de diferentes instrumentos musicais.

·        Confeccionar objetos sonoros.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 40 minutos cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 

Para esta atividade o professor propõe  um passeio pela escola. Durante o passeio os alunos irão tentar identificar quais os sons que escutam e em quais espaços. Depois do passeio sonoro, o professor faz uma lista com ajuda dos alunos dos sons que eles escutaram e dos possíves objetos/pessoas/animais que produziram. Os alunos irão desenhar os objetos. Após o desenho, o professor poderá ouvir com os alunos um CD com diferentes sons gravados (telefone, passáros, carros etc) ou CD com sons da natureza. 

 ATIVIDADE 2 

O professor propõe  ao grupo  reproduzir sons com diferentes partes do corpo. Em círculo, uma criança faz um som com alguma parte do corpo, por exemplo, bate palmas, todas as crianças irão repetir o som. A criança seguinte irá produzir outro som e assim continuará a atividade até que todos tenham participado.  As crianças poderão cantar a música Casa do Zé.

  ATIVIDADE 3

O professor deverá conversar com as crianças sobre o estilo de músicas que elas gostam, em seguida, falar que trouxe uma música para elas ouvirem. O professor deverá colocar a música clássica para os alunos ouvirem em silêncio.Após a escuta, a turma irá falar sobre o que sentiram. Questione: Qual o nome que se dá a esse tipo de música ? Conhecem o compositor ? Qual o ritmo  dessa música? Que instrumentos musicais vocês conseguiram identificar ao ouvir a música?

  O professor poderá mostrar alguns instrumentos musicais, caso tenha uma bandinha na escola. Ou organizar um passeio a uma escola de música.

ATIVIDADE 4 -  

Para essa atividade o professor deverá solicitar material de sucata (garrafa pet, latas, copos de iogurte, etc.) sementes de feijão, arroz, contas. As crianças irão confeccionar alguns instrumentos musicais. Depois, as crianças poderão criar uma correografia de movimentos, usando os instrumentos e produzir alguns sons com o corpo.

Recursos Complementares

Indicação de livro:

Tum Tum Tum: um Barulho do Corpo. Liliana Iacocca. Ática

Livros dos Sons.Liana Leão.Formato.

VÍDEO

Happy Feet.

Avaliação

O professor  deverá observar se o aluno é capaz de:

Identificar sons no ambiente.

 Identificar sons do corpo.

 Identificar sons de diferentes instrumentos musicais.

  Confeccionar objetos sonoros.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Goreth de Medeiros, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO DA GRAÇA MACHADO , Rio Grande do Norte - dijo:
    go-medeiros@hotmail.com

    11/09/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns amiga ! seu trabalho só vem reforçar que para trabalharmos não só a música , mas , qualquer outro tema , é só termos prazer pelo que fazemos que o mais vem em acréscimo ,porque vamos as buscas. Já realizei uma aula semelhante a tua , só não construímos ainda os instrumentos. Mais já estamos reunindo os materias de sucata, em breve estamos realisando uma oficína para construção desses instrumentos. Um grande abraço. Goreth -educadora 3º ano ens fund I


  • MARIA AP. BASIL DA SILVA, ESC. MUNIC. PREF. OMAR SABBAG E.I.E.F. , Paraná - dijo:
    CIDA746@HOTMAIL.COM

    04/07/2010

    Quatro estrelas

    PROFESSORA, PARABÉNS! ESSA SUGESTÃO DE AULA PROVA QUE PARA INICIAR A CRIANÇA EM MÚSICA, BASTA QUERER! NÃO PRECISA SER NENHUM ESPECIALISTA...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.