Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Onde se fala espanhol?

 

24/05/2010

Autor y Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Identificar os países onde se fala o espanhol;

§  conhecer algumas variações linguísticas do espanhol.

Duração das atividades
3 encontros de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vivência de espanhol como língua estrangeira, por meio de aulas anteriores, músicas, vídeos, filmes, leituras, etc.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Numa roda de conversa, introduza o tema levantando questões acerca dos países nos quais se fala espanhol e quais as variações linguísticas existentes neles. Faça perguntas do tipo:

a)    Em quais países se fala espanhol?

b)    Existem diferenças de acento/sotaque em algum deles? Quais?

c)    Existem diferenças de vocabulário? Quais?

Registrar no quadro as informações iniciais dadas pelos alunos, para que sejam retomadas no final da aula.     

2º MOMENTO:

Traga para os alunos algumas músicas de cantores de vários países de fala espanhola, como por exemplo: Thalía (México), Shakira (Colômbia), Luís Miguel (Espanha), Ricky Martin (Costa Rica), Carlos Gardel (Argentina), para que percebam as diferenças de pronúncia e de vocabulário. Para ajudar nessa identificação, providencie o texto das músicas, para que os alunos acompanhem o que é cantando, tendo maior facilidade na identificação. O professor também deverá discutir, ao final da execução, o contexto e o vocabulário de cada uma das músicas, visando ampliar o repertório linguístico e cultural dos alunos.

3º MOMENTO:                  

Discuta com os alunos as diferenças encontradas durante a execução das músicas, construindo um quadro síntese das possibilidades prosódicas para cada fonema/grafema e em qual região(ões)/localidade(s) eles são falados. Faça também uma lista da variação de vocábulos e, para isso, peça que os alunos marquem, nos próprios textos, as diferenças encontradas, enquanto ouvem as músicas.     

4º MOMENTO:            

Divida os alunos em pequenos grupos e peça que pesquisem, na internet, em livros e/ou em revistas, sobre a origem das variações linguísticas no espanhol: vocabulário, pronúncia, uso de pronomes pessoais, etc. Na aula seguinte, cada grupo fará uma exposição, que deverá durar, no máximo, 30 minutos, utilizando recursos como: cartazes, gravações, vídeos, slides, etc. Por fim, o professor fará uma síntese, interligando todas as exposições realizadas e, se necessário, ampliando as informações, tirando dúvidas.

Recursos Complementares

Textos e slides para consulta/aprofundamento da temática:

Avaliação

O professor deverá propor que os alunos montem pequenos diálogos/situações cotidianas, nos quais possam aplicar as variações linguísticas estudadas. Poderá, previamente, definir o tema de cada grupo, como também deixar a cargo dos alunos a escolha do aspecto que vão trabalhar.    

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Saimonton Tinôco da Silva, NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - dijo:
    saimontonts@gmail.com

    13/06/2010

    Cinco estrelas

    Grato, Márcia! É verdade, há erros quanto às nacionalidades, confusão que fiz na hora de digitar a aula. CORRIGINDO, ENTÃO: Ricky Martin é de Porto Rico (e não da Costa Rica), Luis Miguel nasceu em Porto Rico mas se naturalizou mexicano (na idade adulta). Um cantor de acento espanhol, que pode ser acrescentado, é o Alejandro Sanz.


  • marcia gomes, CILG GUARÁ , Distrito Federal - dijo:
    marciadelg@gmail.com

    10/06/2010

    Quatro estrelas

    Me gustó mucho tu estilo y cretividad, pero necesitas corrigir las nacionalidades de los cantantes. Creo que para los niveles umbrales será muy interesante pues va a enseñar un poco de la cultura a los aprendientes y fomentar su curiosidad acerca de cómo se habla español. felicitaciones. marciadelg


  • claudio luiz da silva oliveira, ESC DOM JULIO MATTIOLI , Acre - dijo:
    claudioliveira10@gmail.com

    27/05/2010

    Quatro estrelas

    adorei a sugestão de aula dada pelo professor pois desta maneira nossos alunos poderão conhecer melhor os países que falam o espanhol e conhecer as diversidades culturais deles.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.